📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 10 respostas
- 138 visualizações
Pessoal, eu já trouxe essa dúvida antes, mas eu olho pra minha carteira e isso continua me atormentando 😅 Vamos lá: Nós temos vários critérios que podemos utilizar para definir as notas das empresas, e na lógica, as empresas mais resilientes terão a maior nota, e portanto estarão na base da pirâmide. Nesse sentido, temos algumas empresas (não muitas) na bolsa, que são midcaps ou até mesmo smallcaps que cumprem com muitos critérios importantes, como lucros consistentes, baixo endividamento, crescimento constante, boas margens, setor perene, bastante tempo de mercado, etc. O que faz com que elas acabem recebendo notas mais altas e portanto, muitas vezes se e…
Última resposta por Rafael Lopes Novais, -
- 13 respostas
- 96 visualizações
Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Estou com uma dúvida e gostaria de ouvir a opinião de vocês, principalmente de quem já passou por situações parecidas ou tem mais experiência nesse tema. Qual é a real diferença para um pequeno investidor entre investir em ETF's internacionais diretamente no exterior e optar pelos "abrasileirados" (ETF's internacionais negociados na B3)? No início do módulo 6, o Raul comenta que os ETF's internacionais da B3 não são recomendados para nossa estratégia. No entanto, há mais de um ano tenho montada uma carteira internacional usando esses ETF's pela facilidade na declaração do IR e pelas regras de tributação mais claras. I…
Última resposta por Jaimson Bispo, -
- 5 respostas
- 78 visualizações
Galera venho aqui pedir uma opinião , finalizei basicamente todos os modulos e agora estou montando minha carteira de ações no exterior , como nunca realizei este tipo de investimento ainda fico receoso em investir em algo que não me retorne dividendos , eu sei que pelas aulas do Raul , este tipo de coisa não é necessáriamente importante visto que estou acumulando patrimonio, porém o meu emocional conta e eu prefiro o dinheiro pingando em conta e reinvestir rebalanceando a carteira mês a mês. selecionei alguns Etfs para montar minha carteira e uma divisão para balanceamento de carteira . Como não tenho nenhum patrimonio em renda no exterior fiz um esboço de co…
Última resposta por Erick Dreger, -
- 3 respostas
- 32 visualizações
Depois de rever as aulas sobre o assunto diversas vezes, cheguei a essas perguntas que para mim fazem sentidos! Queria a opnião de vocês ou sugestões do que eu poderia agregar ou melhorar. ROE - ROE historicamente maior que 15%? (Considere anos anteriores). ROE - ROE a cima da média do setor? TAMANHO - A empresa é uma BLUE CHIP? DIVIDENDOS - Pagamento de dividendos Superior a 4%, nos últimos 5 anos? TEMPO DE MERCADO - Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação) TEMPO DE MERCADO - Empresa com mais de 5 anos de bolsa? EFICIENCIA - Margem liquida superior a 8% indústria e 20% serviços? GOVERNANÇA - A empresa tem uma boa gestão? H…
Última resposta por Felipe De Oliveira, -
- 2 respostas
- 24 visualizações
Venho analisando e pensando no modo que vou montar minha carteira internacional, pensando tanto em EUA como Global. Agora com o fim do curso e analisando ETFs de forma mais detalhada, comecei a perceber a grande correlação entre os diversos ETFs que existem, seja por setor ou globais. Muita gente tem VT como global, mas comparando ele com IVV, percebe-se que as 10 maiores posições são basicamente as mesmas, com pesos não muito distantes. Caso a pessoa opte por ainda investir em QQQ, porque gosta do setor de tecnologia, dai praticamente as mesmas 10 (com algumas variações) tem quase 52% do peso. Dessa forma, achei melhor setorizar os ETFs, mesmo que alguns não t…
Última resposta por Igor Da Fonseca Silva, -
- 5 respostas
- 90 visualizações
Eu cheguei a pesquisar bastante sobre contas internacionais para começar a investir no exterior e vi que duas se destacam bastante, a primeira é o Banco Inter e a segunda é o NOMAD. Analisei pelas pesquisas que fiz , na qual o banco Inter se sai melhor entre as duas , principalmente em relação a taxa de spread, mas gostaria de saber não só em questão a taxa, mas também a suporte , declaração de imposto, benefícios e tudo mais que cada uma possa oferecer. Qual compensa mais?
Última resposta por João Soter Corrêa Neto, -
- 3 respostas
- 29 visualizações
Bom dia a todos. Estou tentando realizar a compra de alguns ETFs pela Interactive Brokers. A plataforma no momento da compra informa que estou enviando uma ordem sem a "market data" e eles aconselham fortemente que isso não seja feito. hehehe... Do que se trata este dado? Procurei algumas informações a respeito, porém obtive nenhuma informação que esclarecesse a questão.
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 2 respostas
- 30 visualizações
Bom dia a todos, A 3 dias atrás o Raul fez um video no youtube falando sobre os fiis, no decorrer do video (min 12:02) ele acaba entrando num site para realizar algumas pesquisa. Em um primeiro momento achei que fosse a AUVP analítica, mas não consegui localizar. Alguém sabe qual é aquele site utilizado. Desde já agrdeço o retorno
Última resposta por Dimas Sena Mendes Junior, -
- 22 respostas
- 223 visualizações
Com a criação do PIX os bancos deixaram de arrecadar com taxas de transferências, agora com a iminência do Drex, o dinheiro não mas passarão pelas instituições necessariamente, podendo ser criado uma carteira digital governamental para essas transações a moda "Caixa Tem". Se o PIX é um tubo e o Drex o liquido que percorre esse tubo, os bancos, ao menos os nacionais estão perdendo espaço!? A descentralização para investimentos fragmentou o mercado, surgindo varias fintechs e corretoras de investimentos, até o momento os bancos tradicionais ficam com financiamentos de grande porte (casa e veiculo) e empréstimos pessoais. Há a possibilidade de crédito financiado …
Última resposta por Kevin Cordeiro Peixoto, -
- 10 respostas
- 140 visualizações
Como pode a margem bruta de empresas do setor elétrico ser menor que margem EBTIDA e margem EBIT? O lucro bruto não deveria sempre ser maior que EBTIDA e EBIT? Verifiquei que o lucro bruto é maior que o EBTIDA e EBIT em todas as outras empresas que verifique, mas esse padrão não é seguido nas empresas do setor elétrico. Tenho algumas ações compradas no escuro a alguns anos então comecei a estudar o setor elétrico, especificamente a EGIE3 então esbarrei nessa questão empaquei, pois procurei a resposta em todo canto e não achei, alguém pode me auxiliar?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 14 respostas
- 105 visualizações
Boa noite a todos. Olhando os números da Isa, dá pra ver que os múltiplos estão muito baixos, a e.presa é perene, tem boas margens. PORÉM Pelo que pesquisei parece que a empresa não tem Tag Along. É isso mesmo? Sendo assim, vocês investiriam nela pensando em renda para o longo prazo?
Última resposta por Matheus Passos Silva, -
- 8 respostas
- 163 visualizações
Bom dia Sardinhas!! Módulo 8 concluido, já fiz o PIAR, já preenchi o diagrama do cerrado e já escolhi os ativos. Um pouco de choradeira para contextualizar. Fiz várias aplicações erradas antes da AUVP e agora preciso "consertar" aos poucos. Minha atual carteira está assim: Como podem perceber fiz um grande investimento em Tesouro IPCA+ que "prendeu" 49% do meu patrimonio. Outro ponto importante de ressaltar foi de alocar 26% em "stock picking" no exterior por desconhecimento dos ETFs. Sem falar na baixa diversificação (sem FIIs, ETFs e Reserva de Valor) Depois de fazer o PIAR e saber que meu perfil é o ARRISCADO pretendo levar minha carteira para…
Última resposta por Etevoldo Teotônio de Araújo Neto, -
- 8 respostas
- 181 visualizações
Bom dia! Estou começando a experimentar investimentos internacionais, faz aproximadamente um ano que terminei os módulos e nunca havia praticado esses investimentos, fui procurar o ETF IVV no BTG internacional, fiquei em dúvida como escolher. Dei uma pesquisada e obtive a seguinte resposta: Resumo das diferenças principais: Localização e Moeda: IVV é negociado em USD nos EUA, IVVB11 em BRL no Brasil, IVVM em GBP na Europa (Reino Unido) e IVVD em EUR na Europa (Luxemburgo). Tributação: A tributação sobre os dividendos varia conforme a localização do ETF, com o IVV sendo sujeito a retenção nos EUA e os outros ETFs podendo ter diferentes tratamentos fisc…
Última resposta por Matheus Passos Silva, -
- 0 respostas
- 16 visualizações
Bom dia, minha dúvida é a seguinte: ao analisar a alavancagem de uma empresa ou FII, devemos levar em conta a taxa do ano corrente ou a taxa total? Ex. O FII HGRU colocou em seu RG que está 6,3% alavancada, porém esta taxa está relacionada somente a 2025. Levando em conta até 2032 esta taxa sobe para 30,40%.
Última resposta por Reinaldo, -
- 9 respostas
- 98 visualizações
Boa tarde. uma dúvida, tenho 10 ações! elas estao com Custo médio de 5300+- , só que p valor delas estão diferentes, por uma se valorizar mais que a outra, Exemplo (CXSE3 custo médio 5269,88 valor 6699), (SANB11 custo médio 5147,76 valor 4430,42) a duvida é: eu deixo os valores delas próximo do custo médio ou do valor?
Última resposta por Bruno Mendes Da Silva,