❓ Precisa de ajuda?
Você está com alguma dúvida em relação a alguma aula? Ou em algum investimento específico? É só compartilhar aqui, nossos alunos mais experientes e moderadores podem te ajudar a resolver esse problema.
Fique tranquilo :), todos os tópicos serão respondidos!
Explore Questions
Não existem perguntas populares para mostrar no momento.
There are no new questions to show right now
2358 perguntas nesse forum
-
Investimentos em bancão - Deixa ou tira?
Fala galera, boa tarde!! Tudo bem? Queria uma opinião. Minha mãe (já aposentada felizona) tem uma grana no Itaú. Antes da pandemia estava tudo em renda fixa e o gerente gente fina recomendou mudar grande parte para renda variável. Fato é que logo após essa mudança a carteira dela oscilou muito, e ela desesperou vendo as perdas (estava na renda fixa desde o inicio da vida). Agora está doida pra tirar tudo desses fundos e voltar pro CDBzinho. São eles Itaú Seleção Multifundos Multimercado - Itaú Unibanco Ações FIC Itaú Small Camp Valuation Fundo de Ações Itaú Ações Momento 30 Ibiuna Hedge Seleção Multimercado Deixa ou tira?
0 votos4 respostas -
PLANILHA EXCEL
Fala galera, boa noite! Estou meio atrasado nas aulas. Em relação à PLANILHA ATIVOS E PASSIVOS da aula 02, do módulo 01, eu guardo para mim ou encaminho para alguém e/ou algum lugar do curso? Obrigado, Eduardo Magalhães Mendes de Oliveira
0 votos3 respostas -
Reserva de oportunidades
Olá sardinhas, Entendi o conceito da reserva de oportunidades e queria que me falassem qual parte reservam e onde guardam essa reserva. Para que eu possa pegar umas ideias...
0 votos23 respostas -
Diagrama do Cerrado!
Olá! Sobre o diagrama do cerrado, ele vai ser ensinado durante o curso? estou no módulo 4 do curso ainda. Pois vejo todos comentando sobre o diagrama e não entendi nada sobre isso ainda.
0 votos2 respostas -
INSS
Olá pessoal. Eu sou autônoma porém também presto serviço onde é recolhido obrigatoriamente o INSS, porém em valor abaixo do teto. Vocês acham interessante recolher o valor que falta para garantir o teto. Ou pegar este valor e investir na própria carteira?
0 votos9 respostas -
Avaliar empresas
Bom dia, pessoal! Estou começando a fazer avaliações de empresas e estou um pouco perdido no momento. Recentemente, fiz algumas avaliações iniciais usando as perguntas padrões do diagrama do Cerrado. No entanto, fiquei surpreso com os resultados, pois notei uma grande discrepância nas classificações. Por exemplo, atribuí uma nota de 11 para a ação SANB11 e uma nota de 13 para a ação VALE3. Alguém aqui que já avaliou essas duas ações poderia me dar um direcionamento sobre suas avaliações? Gostaria de saber se estou no caminho certo ou se avaliei de forma incorreta. Também estou aberto a sugestões de melhorias nesse processo de avaliação. Agradeço a ajuda!
0 votos1 resposta -
Zerar dívida do cartão de crédito ou pagar parcelas reduzindo aporte?
Boa noite pessoal! Esse mês de maio as despesas no cartão de crédito aqui em casa saíram um pouco do controle, com meu filho tendo nascido um pouco prematuro, com 8 meses, e a gente ter precisado correr pra comprar as coisinhas que faltavam no fim de mês com o dinheiro já curto. Estou pensando se compensaria usar parte da reserva de emergência (minha + minha esposa) pra eliminar essa dívida do cartão por completo, mas quero saber a opinião de vcs. Valor total da dívida no cartão: 12.633,52 Desconto atual (está essa expressão no app) pra antecipar o pagamento: 10,58% a.a. Reserva de emergência: 13.137,21 (102% CDI) + 9.821,94 (100% CDI) Ap…
0 votos8 respostas -
Aportes mensais_cônjuges
Boa noite, pessoal! Ainda não cheguei no módulo 7 (estou no 6), mas diante de uma resposta do Raul na live de ontem, fiquei com a seguinte dúvida: a restrição de valores para transferência para corretora por CPF/conta para investimentos se dá por questão legal, entretanto há restrição para que eu receba transferência da minha esposa (da conta corrente dela) para a minha conta corrente e faça TED para corretora, assim como todos investimentos em meu CPF, declarando IR em meu CPF? Abraços sardinhas!
0 votos5 respostas -
Contrafluxo e gorilla
Bom dia pessoal...TD certo? Acabei de terminar o módulo 3, levando em consideração ao q o Raul fala,no cenário atual com a taxa de juros alta e com tendência de queda, seria o momento de dar atenção aos pré fixados, estou certo? E sobre o gorilla,vcs consideram ideal logo abrir uma conta,ou aguardar o diagrama do cerrado?
0 votos1 resposta -
Plano previdência de nosso filho
Temos um plano de previdência para nosso filho de 15 anos. Gostaria da opinião de vcs se vale a pena continuar ou que atitude devemos tomar. dados plano.pdf plano.docx
0 votos4 respostas -
Diagrama do Cerrado 😅
Fala sardinhas, boa tarde! Estou pegando firme aqui na organização dos diagramas. As perguntas até o dado momento estão prontas e já organizei bem a parte de ações, FII's de tijolo e estou finalizando as ações internacionais. Mas queria ver com vocês como fazem com relação a FII's de papéis e também a Fiagros. Eu pensei em colocar ambos dentro do diagrama de FII's mesmo e elencar uma nota marcando algumas perguntas como sim para definir uma nota e este FII de papel (ou fiagro) entrar no meu diagrama. Faz sentido essa estratégia? Alguém utiliza ou tem alguma sugestão diferente? Valeu desde já turminha 🐟🐟🐟🐟
0 votos2 respostas -
Dúvida sobre Debênture
Segundo os meus conhecimentos de Debênture, que vão até o modulo 3. Esse valor de vencimento está errado, certo? o meu argumento se sustenta na prerrogativa que como o pagamento é semestral, a bola de neve dos juros compostos não vai rolar. Nas minhas contas, o valor deveria ser R$ 22180. A minha lógica no cálculo foi pegar a rentabilidade do semestre 812,03 e multiplicar pelos meses que faltam 102
0 votos11 respostas -
Tesouro Direto
Salve pessoal. Me ajudem! O Raul quando fala sobre Tesouro IPCA + sempre pontua que para esses títulos, em seu vencimento ele irá valer 1.000 Reais. Minha dúvida é... Posso investir acima de R$1.000 ? Caso eu invista acima e vença o titulo, eu irei perder o valor que investi acima de 1.000?? Grato!
0 votos1 resposta -
PREVIDÊNCIA ARCA
GALERA, O QUE ACHAM DA PREV PRIVADA DA ARCA ? (VGBL)
-1 voto16 respostas -
Tesouro Selic 2026 ou 2029?
Tenho uma dúvida quando ao tesouro selic. Sempre fico na dúvida entre o tesouro selic 2026 e 2029. Costumo manter um valor em tesouro selic 2029 (10% da carteira) como uma reserva de oportunidade para aproveitar subscrições de FIIs ou quedas exageradas na bolsa por exemplo. Faz sentido eu manter em 2029 ou 2026, ou tanto faz? Entendo que há uma pequena variação mas é relevante pra esse caso?
0 votos2 respostas