❓ Precisa de ajuda?
Você está com alguma dúvida em relação a alguma aula? Ou em algum investimento específico? É só compartilhar aqui, nossos alunos mais experientes e moderadores podem te ajudar a resolver esse problema.
Fique tranquilo :), todos os tópicos serão respondidos!
Explore Questions
Não existem perguntas populares para mostrar no momento.
There are no new questions to show right now
2857 perguntas nesse forum
-
PGBL ou VGBL
Entendi que para quem não faz a declaraçao do imposto de renda simplificado, vale a pena o PGBL, pois pode abater do imposto de renda. Porém, no meu caso eu aporto apenas 3% do meu salario, apenas pelo fato de a empresa dobrar meus aportes e não pretendo aportar mais do que isso.Atualmente esta no VGBL e já faz 5 anos. mesmo com esse percentual baixo, vale a pena eu mudar para PGBL? obs: a parte que a empresa aporta esta em PGBL. Valeu ae, abracos
0 votos2 respostas -
PGBL para aposentado
Boa tarde família, vocês sabem me informam se o benefício do desconto de 12% com PGBL também é considerado para aposentados que não trabalham mais? Meu pai faz a declaração completa e queria saber se ele poderia utilizar esse recurso também?
0 votos2 respostas -
PGBL x Investimentos
Faço a declaração completa do IR. Gostaria de opiniões se vale a pena fazer um plano PGBL e contabilizar isso como investimento? Fiz uma simulação e economizaria cerca de 13k em IR ano que vem se tivesse começado em janeiro.
0 votos1 resposta -
PIAR
Acabei de ver a aula 3 do módulo 8, mais o link para fazer o PIAR não está na descrição, alguem pode me enviar por favor?
0 votos6 respostas -
PIAR e Formação de carteira
Bom dia pessoal, Turma 18 aqui, ao longo do curso eu ja vinha explorando a carteira e montando minhas metas, e ontem finalizei passando pelo PIAR. Quão fiel devemos ser? Obtive o seguinte resultado: De fato eu já estava com a posição montada em torno disso: 35% Ações Nacionais (Seria prudente somar 20% do ETF com 15% de ações como sugerido?) 15% Ações no Exterior 20% FII 5% Cripto 25% Renda Fixa Senti que uma exposição em apenas 5-10% em FIIs seria pouco. Por último, uma dúvida em relação a investimentos no exterior, seria prudente pegar esses 15% de ações no exterior e focar em ETFs irlandeses? ou mesclar com stocks? …
0 votos4 respostas -
PIAR e montagem da carteira - estou no caminho certo?
Olá, pessoal! Fiz o PIAR, perfil equilibrado, no entanto, conforme o Raul sugeriu, adequei a minha realidade. Não pretendo aportar em ações internacionais/REITs, pois meu patrimônio ainda não justifica e nem reservar 5% como reserva de oportunidade. Cripto. por enquanto ainda não (mesmo que foi sugerido pelo PIAR) Sendo assim, minha divisão de carteira ficou da seguinte forma: 50% - Renda Fixa 30% - FII 20% - Ações Nacionais Gostaria da opinião de vocês, se é coerente distribuir os aportes da seguinte forma: Ações Nacionais: BBAS3 e ITSA3 (financeiro), SAPR4 (saneamento), EGIE3 (energia); FIIS: XPML11, VISC11, KNR11 e HGLG11. …
0 votos4 respostas -
PIAR vs Metas (Diagrama do Cerrado)
Boa noite!! Fiz o meu PIAR, e ai decidi passar ele pra dentro das metas no Diagrama do Cerrado. Mas algo não está batendo. As categorias usadas no PIAR não coincidem com as categorias do Diagrama do Cerrado. PIAR: Ações no Brasil, Ações no Exterior, ETF de Renda Fixa ou Variável, Fundo imobiliário ou REIT, Reserva de Valor, Reserva de oportunidade, Renda fixa nacional Diagrama do Cerrado: Ações Internacionais, Ações nacionais, Fundo Imobiliário, REITS, Cripto, Renda Fixa Eu sei que o PIAR não é a lei, mas gostaria de saber como vocês fizeram para adequar essas diferenças. Por exemplo, onde se encaixam os ETFs no diagrama? E o ouro?
0 votos4 respostas -
PIAR: qual a diferença entre investir em ETF de renda variável do exterior e ações do exterior
Boa tarde, recentemente finalizei o meu perfil no PIAR que deu como resultado equilibrado, porém na hora de montar minhas porcentagens vi que tem 2 classes que na minha visão são equivalentes: "ações no exterior" e "ETFs de renda variável". Se eu comprar ETFs de renda variável no exterior não seria equivalente à ações no exterior? ou seja, poderia montar minha carteira desconsiderando fazer stock picking e fazer usando os ETFs?
0 votos4 respostas -
Pix entre cônjuges e IR
Senhores, Gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha esposa e eu estamos iniciando os investimentos. No entanto, apenas eu possuo conta na AUVP capital. Gostaria de saber se seria mais adequado ela abrir uma conta própria para investir ou transferir mensalmente, via Pix, o valor que pretende aportar para que eu possa realizar os investimentos em meu nome. Além disso, como ficaria a questão do meu Imposto de Renda nesse caso? Há implicações fiscais se ela optar por me transferir os valores mensalmente para que eu invista?
0 votos2 respostas -
Planejamento Carteira no Brasil e Europa
Boa noite pessoal! Sou novata no curso, comecando a segundo modulo. Moro na Alemanha , acredito que envelhecerei por aqui. Nao dei saida fiscal do Brasil e nem pretendo. Por medo do futuro que me atormenta desde a adolescencia, tenho vontade de financiar um imovel aqui na Alemanha pra velhice. Aqui quem paga a corretagem, cartorio, impostos e etc é quem compra o imóvel, um pouco diferente do Brasil. Sou relativamente economica . Fico meio tonta sobre o que fazer, pra onde atirar!! Onde poderia juntar o dinheiro pra entrada do apartamento ja que aqui poupanca é quase que rendimento negativo? Soube que a AUVP também é corretora e é necessário ter conta no B…
0 votos0 respostas -
Planejamento Sucessório
Boa tarde a todos! Iniciei na T25 há 2 semanas e, percorrendo os tópicos das aulas e também fazendo buscas sobre discussões aqui na Comunidade, fiquei na dúvida se, ao longo do curso, o tema do Planejamento Sucessório faz parte de algum módulo. Vi a indicação da @Evelyn Santosem uma das discussões, mas não houve o aprofundamento do tema... Atualmente, meu planejamento financeiro gira em torno de mim e minha filha e me veio esta dúvida de qual a melhor estratégia para realizar a sucessão dos investimentos que estamos aprendendo a fazer aqui no curso. Não sei se seguros de vida são um complemento a esse planejamento; já ouvi falar de holding familiar, m…
0 votos3 respostas -
PLANILHA
Boa noite não estou conseguindo salvar minha planilha,quando coloco valores ela não esta mudando automaticamente e também some os números do resultado
0 votos2 respostas -
Planilha
Bom dia, sou Jonatan. Tenho duas dúvidas na planilha. Tem que preencher reserva de emergência e logo abaixo tem tesouro direto , se minha reserva de emergência está no tesouro direto tenho que preencher os dois? e outra na mesma pergunta, tem reserva de emergência que seja fora de alguma aplicação na bolsa??? e a segunda pergunta. Comprei um carro para mãe do meu filho e eu ainda estou pagando, está no meu nome porém não vou usar ele nunca, então não vou colocar em passivo do valor, más, vou preencher financiamento vehicular, faz diferença???
0 votos9 respostas -
Planilha
Boa noite tenho uma duvida , aonde encaixar na planilha para calcular o patrimônio , contas a receber de vendas parceladas ?
0 votos7 respostas -
Planilha - ATIVOS e PASSIVOS
Boa tarde, estou preenchendo a planilha e fiquei com dúvida, gostaria de uma ajuda, por favor. Tenho FIES. E na planilha eu coloco ele como financiamento, mas coloco o valor total do contrato, menos as parcelas já pagas, ou o valor que pago mensal?
0 votos1 resposta