❓ Precisa de ajuda?
Você está com alguma dúvida em relação a alguma aula? Ou em algum investimento específico? É só compartilhar aqui, nossos alunos mais experientes e moderadores podem te ajudar a resolver esse problema.
Fique tranquilo :), todos os tópicos serão respondidos!
Explore Questions
Não existem perguntas populares para mostrar no momento.
There are no new questions to show right now
2834 perguntas nesse forum
-
Declaração IRPF de Programador MEI
Olá pessoal, tudo bem? Não sei se é o melhor lugar da comunidade para essa dúvida, mas vamos lá kk. Trabalho como programador numa startup da minha cidade, desde Jun/2023, recebendo 6.000 por mês. Quando entrei, me recomendaram abrir uma MEI, apesar de não ser ideal, já que não existe nenhum CNAE no qual um programador possa se encaixar de forma legal. Visando ter uma admissão mais rápida na empresa (e, também, pagar menos impostos, confesso), abri minha MEI, utilizando o CNAE "9511-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos", com a Ocupação Principal sendo "Técnico(a) de manutenção de computador independente". Também tenho alguns C…
0 votos1 resposta -
corretoras no exterior
Prezados, boa tarde! No modulo 6 fala sobre as principais corretoras para investir no exterior, a minha duvida seria abre uma conta numa corretora no exterior ou abre um conta no BTG PACTUAL para investir no exterior, qual seria a melhor taxa ? No meu entendimento pela BTG facilita o envio do dinheiro para exterior pelo app.
0 votos3 respostas -
Sobre o ganho nominal no Tesouro IPCA+ na hiperinflação
Tesouro IPCA + Boa noite. Entendi que nessa modalidade de investimento, não há proteção para hiperinflação. Mas não entendi o cálculo feito na aula 3. Exemplo dado na aula: Pessoa comprou o lote no valor de R$ 1.000,00 com uma taxa de 9,37 para 11 anos. O valor final ficou em 1678,43 que deduzindo os 15% de imposto ficaria o ganho real de 1426,66. Depois ele explicou que se houvesse uma hiperinflação, e passasse a ser a taxa de 16,37: 4299,70 - 15% de imposto ficaria o ganho nominal de 3654,74. Eu não entendi porque o primeiro exemplo é ganho real e o segundo exemplo é ganho nominal. Qual seria o ganho real nesse exemplo? Ele c…
0 votos2 respostas -
Indecisão financeira?
Bom dia, boa tarde, boa noite, ladies and gentlemen. Gostaria da opinião dos senhores…. A minha pretensão de vida/financeira é ter uma renda passiva, porém sigo na dúvida de como/onde investir…. Compra de imóveis para alugar, FII, ações…. Devido à profissão, não tenho tanta disponibilidade de tempo/internet para ficar pastorando as ações para revender e assim lucrar. Gosto bastante da ideia de FII, pois periodicamente vai pingar algo para mim e à medida que eu for reinvestindo, vou obtendo um retorno maior. Gosto da ideia de imóveis, porém se pegar inquilinos ruins, vira uma dor de cabeça chata… também tenho a pretensão de comprar um ap logo… comprar…
0 votos1 resposta -
Dúvidas / Confirmações para o Imposto de Renda relativo à Criptomoedas.
Salve pessoal Tivemos tantas mudanças na legislação referente a isso no último ano que me deixou um tanto perdido aqui. Quero levantar alguns pontos e confirmar com vocês se entendi direito. Corretoras Nacionais: 1 - Não precisa preencher a IN-888, a própria corretora faz isso por você. 2 - Se vender com lucro alguma cripto, tenho isenção de imposto de renda para vendas no valor total de 35 mil reais. Acima disso, paga 15% em cima do lucro. 3 - Em caso de precisar pagar imposto sobre a venda, o pagamento precisa ser feito no mesmo mês. Corretoras Internacionais: 1- Precisa preencher a IN-888 no e-CAC, pois essas corretoras não fazem isso.…
0 votos0 respostas -
preenchimento do formulário ACAT para portabilidade de aplicações
Pessoal, Eu quero fazer o processo de portabilidade dos meus investimentos da Avenue para o BTG, já abri a conta internacional, recebi o formulário ACAT, recebi também um passo a passo para me auxiliar no preenchimento, no entanto, ainda assim não estou conseguindo preencher, entrei em contato com o suporte pelo whatsap e o retorno foi que infelizmente é isso, eu preciso entender e fazer sozinha. Será que alguém da nossa comunidade já fez esse processo e poderia me ajudar ?
0 votos1 resposta -
Imposto sobre venda de ETFs de renda variável.
Boa noite, gostaria de saber se preciso pagar imposto sobre a venda de cotas de ETFs de renda variável, se sim qual valor de venda mensal é tributado? Encontrei algumas fontes falando que independente do volume de vendas no mês, a venda do ETF deve ser declarada e emitido uma DARF. Gostaria de saber o embasamento legal dessa informação. Eu encontrei a LEI Nº 14.754, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2023, mas não ficou claro pra mim essa situação. Obrigado
0 votos2 respostas -
Módulo 2 - Aula 3: Aula bônus Excel?
Olá, pessoal! 🤓 Boa tarde, tudo bem? Na aula 3 do módulo 2 ("Organizando os gastos"), o profe menciona uma aula bônus sobre Excel. Não localizei na página da aula, então dei uma pesquisada rápida nas outras do módulo, mas não tive sucesso... Gostaria de saber se alguém sabe onde está, por gentileza, e se poderia me ajudar. Agradeço desde já!
0 votos4 respostas -
Tesouro Selic 2026 ou 2029?
Tenho uma dúvida quando ao tesouro selic. Sempre fico na dúvida entre o tesouro selic 2026 e 2029. Costumo manter um valor em tesouro selic 2029 (10% da carteira) como uma reserva de oportunidade para aproveitar subscrições de FIIs ou quedas exageradas na bolsa por exemplo. Faz sentido eu manter em 2029 ou 2026, ou tanto faz? Entendo que há uma pequena variação mas é relevante pra esse caso?
0 votos2 respostas -
ROE x ROIC
Pessoal, Estou no módulo 4 e me veio uma dúvida sobre a explicação da diferença entre ROE e ROIC. Se o ROE significa quanto a empresa consegue rentabilizar em cima do seu próprio patrimônio, com seus próprios recursos, o ROIC considera também as dívidas ("todo o capital disponível") - como então em algumas empresas o ROE pode ser positivo e o ROIC negativo? Entendo que se ela tem ROE positivo e, para calcular o ROIC vou só adicionar mais capital disponível, a empresa continuaria com um ROIC positivo - mas menor que o ROE. Por exemplo: Empresa X tem R$ 10 mil de lucro e R$ 100 mil de patrimônio, logo seu ROE é 10%. Porém, consi…
0 votos5 respostas -
LCA
Invisto em LCA, apenas R$ 150.000,00 , sempre no prazo de 6 meses. Com as mudanças de prazo e adição de impostos, ainda é vantajoso continuar na LCA? Onde hoje é mais lucrativo deixar ?
0 votos2 respostas -
Dúvida: Calculadora Financiamento de Imóvel vs. Aluguel
Queridos e Queridas Sardinhas! Estava aprendendo no módulo 2 testando a calculadora de Financiamento vs. Aluguel (link: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-alugar-x-financiar/) Simulei: Valor de compra 450mil; Aluguel 2.8mil; Valorização anual 2%; IGPM 7%; Financiamento 100mil; Outros custos 22mil; Prazo Financiamento 120 meses; CET 8%; Rentabilidade Selic 11% ao ano. A calculadora falou que seria melhor financiar e investir: mas mostra Total pago de 608mil e patrimônio 623mil (ou seja, spread apenas de 15mil) vs. Enquanto que alugando e Investindo mostra Valor total pago de aluguel 469mil e patrimônio total 541mil (ou seja, …
0 votos5 respostas -
prividencia priada
Acho que fiz uma grande burrada, investi um pouco em prividencia privada e dexei autorizado aporte mensais, valores pequenos tambem. Mas como ja estou com 62 anos, nao sei se este tipo de aplicação faz sentido pra mim. So penei nisso depois. Preciso de uma opinião. att Maristella
0 votos1 resposta -
Link de indicação
Boa noite. Não sei se tem algum link para indicação. Convenci uma pessoa a fazer o curso, se tiver um link do tipo podem me falar por favor? Obrigado.
0 votos3 respostas -
Ativo ou Passivo?
Pessoal, minha dúvida é com relação a planilha em que colocamos o nosso Ativo e Passivo, e é o seguinte: todo ano pago uma "caixinha", esse valor seria um Ativo ou Passivo? Visto que é uma "despesa mensal" no entanto eu recebo de volta no fechamento do ano.
0 votos22 respostas