💬 Comunidade AUVP
-
- 1 resposta
- 656 visualizações
Boa tarde! Sai da fase de acumulação e pretendo reinvestir somente 30% dos meus investimentos, neste caso como fazer para calcular o valor futuro do meu patrimônio na calculadora de juros composto?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 6 respostas
- 1.6k visualizações
Olá pessoa, boa tarde! Minha dúvida é a seguinte: como realizo o cálculo do quanto vou receber de um investimento com pagamentos de juros semestrais? Tenho que descontar o IR referente ao tempo que o dinheiro rendeu, em cada semestre? Estou tentando calcular o rendimento total de um CRI prefixado a 13,55% com vencimento em 2029, com juros semestrais. Me parece ser um investimento bem rentável, apesar de todos os riscos, mas não consegui realizar o cálculo de acordo com os juros semestrais. Como faço, nesse caso? Por exemplo: Caso invista R$ 1.000,00, teria que fazer o cálculo de rendimento de cada semestre assim: 1.000 x 6,775% (- desconto do IR no semestre)…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 7 respostas
- 546 visualizações
Alguém poderia me ajudar a calcular os juros proporcionais nesta situação? Emprestei R$ 10.000,00 para uma pessoa, ela deveria me pagar 12 parcelas de R$ 1088,33, onde a primeira parcela deveria ser paga em 10/05/2023. Datas dos pagamentos realizados: Primeira parcela: 1088,33 (09/05/2023) Segunda parcela: 1088,33 (09/06/2023) Terceira parcela: 1088,33 (11/07/2023) Quarta parcela: 1088,33 (10/08/2023) Quinta parcela: 1088,33 (13/09/2023) Sexta parcela: 1088,33 (18/10/2023) Sétima parcela: 1088,33 (10/11/2023) Oitava parcela: 1088,33 (11/12/2023) Nona parcela: 1088,33 (23/03/2024) Décima parcela 1088,33 (16/04/202…
Última resposta por Flávio Branquinho Queiroga, -
- 1 resposta
- 286 visualizações
bom dia a todos, estava aqui calculando sobre os retornos da minha carteira em relação ao meus investimentos, pois a corretora que estou no momento não mostra essa porcentagem. fiz o calculo dos fiis e ficou de boa, pois por serem ganhos mensais ficou fácil. mas me deparei com as ações e por serem algumas mensais como bbdc4 e outras trimestrais, não consegui chegar em um resultado. como faço essa conta pegando o valor maior em um trimestre ou faço uma projeção baseada nos dados que estão anual, por média dos últimos 5 anos ou tem outro tipo de conta a ser feita?... se alguém puder me ajudar, agradeço desde já...
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 114 visualizações
Bom dia! A minha dúvida é a seguinte, como calcular o preço médio das ações após uma bonificação? Eu estava usando o meu controle de movimentações e quando existia uma bonificação eu colocava o custo de aquisição como "0", porém me atentei ao valor base. Preciso considerar esse valor ao fazer declarar essas bonficiações?
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 2 respostas
- 247 visualizações
Gostaria de saber quanto ao calculo de preço médio, se nele se inclui rendimentos executados no Swing Trade, ou APENAS os valores de compra. Exemplo: Comprei ações da Padaria do Seu Zé (PDSZ4) conforme abaixo: * 01/02/24 = Compra de 100 ações à R$ 10,00, ou seja, PM de R$ 10,00 nesse momento * 01/03/24 = Compra de 100 ações à R$ 9,00, neste momento PM de R$ 9,50.... * Mas em 01/04/24 vendo 100 ações à R$ 9,50, ou seja.. tive um lucro de R$ 0,50 sobre as compras realizadas no dia 01/03/24 (totalizando R$ 50,00 de lucro)... mas meu PM se manteve em R$ 9,50.. * Em 01/05/24, compro mais 100 ações à R$ 8,00 .. a partir desse momento, como f…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 385 visualizações
Pessoal, bom dia! Vocês tem alguma dica ou alguma ferramenta que ajude a calcular a rentabilidade final de CRIs e CRAs? Estou tendo muita dificuldade de fazer os cálculos e comparar com outros investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e LCAs. Tenho algumas dúvidas: - Quando amortizam parte do valor, ele é devolvido para mim e não faz mais parte do montante que está rendendo, certo? - Pelo fato do juros ser semestral, posso calcular da mesma forma que calcularia um investimento de tesouro direto com pagamento de juros semestrais? Por exemplo, para calcular o montante final do seguinte CRI - vencimento em 15/10/2023, taxa semestral e amortização anua…
Última resposta por Vitória Siqueira, -
- 8 respostas
- 584 visualizações
Boa tarde meus caros, primeiramente gostaria de pedir desculpas pela pergunta de iniciante, ainda irei começar minhas aulas amanhã, mas talvez a minha dúvida possa ser a dúvida de outra pessoa. Sei que a renda fixa deveria ser o início de qualquer investidor iniciante e que deve ser criado uma reserva de emergência, mas fiquei em dúvida do retorno sobre o investimento de um título pré fixado com índice. Ele irá retornar o IPCA acumulado nos últimos meses de 2024 (3,31% investidor 10) + 9%? Isso seria mais rentável que um cdb 100% do cdi? O investimento em pré-fixado teria alguma marcação a mercado? (Tô viajando? Se sim desculpa) poderia ser realizado a…
Última resposta por Joel Attilio Frcasso, -
- 6 respostas
- 1k visualizações
Boa noite pessoal, gostaria de saber qual valor de cotação é utilizado para o cálculo do D.Y. de anos anteriores? Ex.: O D.Y. de BBAS3, no ano de 2021 é de 7,86% (conforme imagem do site investidor 10). Como chegaram neste valor? Somando-se todos pagamentos (div +jcp) e dividindo por qual valor? Será q utilizam uma média do preço do papel no ano?
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 2 respostas
- 711 visualizações
Bom dia, Fiz uma aplicação em IPCA+2045 na segunda feira (22/05/2023) e hoje entrei na página do Tesouro Selic para conferir se tinha ocorrido tudo certo. Ao visualizar a aplicação observei um valor bem mais baixo. Primeiro pensamento, marcação ao mercado. Então fui conferir as taxas e preços e vi que não é esta a causa. Observando as telas disponíveis no site do tesouro direto, observei uma diferença de 2,83% entre o valor aplicado e o valor considerado como início da aplicação (nos gráficos). Valor aplicado R$ 15.455,96 (imagem 1), valor no gráfico R$ 15.018,07 >> -2,83% no mesmo dia (imagem 2). Não lembro de ter visto esta "taxa" nas aulas. Enfim a dúv…
Última resposta por Alessandro Luiz Batschauer, -
- 9 respostas
- 413 visualizações
Eu entendi a ideia de que se a taxa de juros diminui, o valor de um título aumenta. E o contrário também acontece. Mas a minha pergunta é, como eu consigo calcular o ganho de fato se algo assim acontece, considerando quando isso vai acontecer. Por exemplo: Se eu investir hoje no tesouro renda + 2055 (com vencimento para o dia 15/12/2076), à uma taxa de IPCA + 7,27%. E daqui a 3 anos por exemplo, a taxa de juros cai e esse título fica a IPCA + 5%. Como eu descubro o valor que eu receberia ao me aproveitar da marcação a mercado vendendo o título? Espero que tenha ficado claro. Muito obrigado
Última resposta por Mauricio Pereira Leite, -
- 1 resposta
- 153 visualizações
Boa tarde, gostaria de pedir ajuda para calcular a remuneração bruta do aluguel de um ativo. No caso eu alugo meus ativos para ganhar um troquinho sobre o aluguel. Tentei fazer o cálculo da seguinte maneira: Valor do contrato * (1+ taxa ao dia) ^ (diferença entre o dia de vencimento e o dia de abertura). Depois subtraio o valor do contrato para saber o valor Bruto. Entretanto esse valor nunca chega nem perto do valor descrito pela corretora como "remuneração". Alguém poderia me ajudar no que eu estou errando??
Última resposta por Marcos Deivid Eufrasio De Faria, -
- 2 respostas
- 324 visualizações
Bom dia pessoal . Na aula que falou de preço médio eu tive uma dúvida. Na hora de calcular ele eu levo em consideração todas ações compradas apenas no ano que estou declarando ou a de outros anos também? Sendo que eu já fiz a declaração de um preço médio na última declaração.
Última resposta por Felipe Alves Medeiros, -
- 2 respostas
- 237 visualizações
Boa tarde, Temos algum aplicativo, que podemos calcular o preço médio dos fundos imobiliários, para fins de ajuste de pagar ou não DARF? Pelo que eu entendi, não tem um prazo máximo, para se fazer vaker este ajuste, certo. Supomos que vendi hj cotas com prejuizo, e daqui a 5 anos, tiver vendido com lucro, posso ainda usar o prejuizo como abatimento? Outra dúvida, este acerto vale apenas para um mesmo fundo, ou serve para qualquer fundo imobiliario? Grata
Última resposta por Paula Regina Melki Chaves, -
- 6 respostas
- 206 visualizações
gente, vou começar dizendo que eu sou de humanas e que nem com curso suplementar de matemática básica meu cérebro parece querer entender raciocínios básicos de conta. O que dificulta muito minha vida no mercado financeiro, então, venho aqui pedir ajuda. Encontrei essa aplicação aqui por exemplo e queria calcular o rendimento médio dela ao final do período. Fui lá na calculadora do Isardinha, mas não sei quanto colocar no rendimento, pois meu cerebro não chegou no racicício de como calculo o % mensal de 113,55% do CDI? O mais longe que eu cheguei foi com o google me dizendo que 133% do CDI corresponde a 17,89% ao ano, mas preciso do % ao mês, não?! …
Última resposta por Henrique Magalhães,