💬 Comunidade AUVP
-
- 6 respostas
- 572 visualizações
Boa tarde. Acabei de fazer a aula de contrafluxo e queria ver se o que eu entendi esta correto. Conclusões: 1º) Interessante o contrafluxo pois sempre "comprando na baixa" você consegue uma taxa de juros "quando IPCA" ou um percentual maior "quando CDI" na compra do título, e quando este título vir a subir, consequentemente os pré-fixiados para conseguir saída estarão com as taxas altas tb. Desta maneira quando a taxa de juros/inflação voltar a subir, conseguentemente por travar o juros/%CDI maior, teu título irá ter um rendimento maior durante todo este período de alta. Correto? 2º) Quando adotamos a estratégia de contrafluxo, automaticamente anulamos a…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 3 respostas
- 418 visualizações
Após assistir as aulas do módulo 3 fiquei intrigado pois para mim os aspectos da marcação a mercado e a idéia do contrafluxo ficaram contraditórias. Veja só, se quando a SELIC estiver alta eu não investir em SELIC, quando a SELIC cair eu vou perder a possibilidade de utilizar da marcação a mercado para ganhar dinheiro? Para mim não ficou claro o benefício do ir no contrafluxo, ainda que tenha ficado claro o porque o "rebate" pode ser maior pela sazonalidade.
- 9 respostas
- 424 visualizações
Olá pessoal 👋🏻 Acabei de assistir a aula sobre contrafluxo, e apesar de ter entendido o conceito principal, me surgiu uma dúvida que acho não ter sido coberta pelo vídeo. Pesquisei em alguns tópicos na comunidade e o que mais chegou perto de responder a dúvida foi esse, mas ainda não ficou 100% claro. Vamos la: No que eu preciso me basear, ou qual raciocínio eu tenho que seguir no momento de escolher o prazo dos títulos? Por exemplo, atualmente parece um bom momento para investir em pré-fixados, dado que a Selic está alta. Conseguimos CDBs de 18/19%, mas e o prazo? Temos títulos que oferecem essa rentabilidade pra 2027, 2029, 2030. Como eu analiso qual ser…
Última resposta por Luiz Felipe Felicio, -
- 1 resposta
- 268 visualizações
Acabei de estudar sobre contrafluxo e minha mente tá tipo 🤯. Aumentaram a taxa de juros na última reunião do copom, e a tendência é subirem ainda mais nos próximos meses, se eu aprendi de forma correta sobre contrafluxo, o ideal seria pegar alguma taxa atrelada ao cdi pra aproveitar que tá com tendência de alta. Porém, também tenho visto uns pré-fixados a 16 a.a, por 3 anos. Não sei qual é a desse governo, pensei em colocar meio a meio do quanto eu tenho pra investir esse mês. o que vocês acham? Como fizeram?
- 1 resposta
- 189 visualizações
Acabei de ver a aula sobre o contrafluxo e não absorvi muito bem o conceito por trás da sazonalidade. Então se, por exemplo, investimentos com SELIC estiverem trending (sob demanda), eu devo aportar em IPCA porque o rebate estará maior para as corretoras? Acho que preciso de mais exemplos para entender esse conceito... Alguém consegue me ajudar?
- 3 respostas
- 101 visualizações
Ainda podemos dizer que, pelo contrafluxo, ainda estamos no momento de comprar pré-fixado?
Última resposta por Lucas Mathus Schweizer, -
- 6 respostas
- 344 visualizações
O QUE SERIA O CONTRAFLUXO EXATEMENTE... ASSISTI ÀS AULAS, MAS NÃO CONSEGUI ENTENDER COM CLAREZA. QUANDO DEVO ANALISAR OU PENSAR EM INVESTIR EM CADA TIPO DE RENDA FIXA ?
Última resposta por Matheus P S, -
- 4 respostas
- 510 visualizações
Testando aplicar em alguns tipo de investimento, vi o cdb do btg com liquidez diária, mas quando abre detalhes diz que os juros são no vencimento. Caso eu contrate esse cdb e restage antes do vencimento, somente poderei recuperar o principal investido?
Contrato de locação
por Anônimo- 5 respostas
- 384 visualizações
Boa noite senhores. No momento estou morando com minha parceira e sua mãe (moramos de aluguel). Chegou a hora de renovar o contrato de locação, nem a sogra e tanto a namorada podem fazer o contrato em seu nome (a sogra por ter quebrado outro contrato de locação e está pagando a porto seguro pela quebra e a namorada por estar com o nome restrito por um curso que desistiu por achar o ensino de péssima qualidade). Sobrou eu, que sempre tive meu nome em ordem e nunca atrasei nem uma conta. Ao ler o contrato vi que ele é incrivelmente feito para deixar o dono do imóvel livre de qualquer preocupação, é muito bom para o dono, pra mim, estou em desvantagem. Primeira pergu…
Última resposta por Caio Henrique De Felice, -
- 4 respostas
- 137 visualizações
Chegou a época mais legal de todo trabalhador CLT, onde os seus representantes em prol a defesa do trabalhador trás resultados da incansável luta pelos direitos trabalhista contra os cruéis empregadores! O acordo coletivo que recebi onde eu trabalho, foi: reajuste de 5,2% (abaixo da inflação de 5,53 nos últimos 12 meses), para quem ganha até R$9k e acima disso, um valor fixo de 500 reais. A parte mais legal vem agora. Quem não se opuser a contribuição sindical, será descontado 1,5% do salário, limitado a 100 reais. Para se opor, carta AR ou presencial, levando 2 vias escritas a mão do modelo + um comprovante da empresa que você trabalha (Xerox ou impresso). …
Última resposta por A tal da Barbie, -
- 61 respostas
- 6k visualizações
Olá! Assistindo às aulas de controle de finanças pessoais entendi o que o Raul falou sobre não ser necessário anotar ABSOLUTAMENTE TUDO que vc gasta em uma planilha (Que eu já tinha o costume de usar há muito tempo)... Como eu tomo conta, pessoalmente, do fluxo de caixa da minha empresa, e nela eu acredito ser necessário anotar tudo (Até o cafezinho), eu acabei me acostumando com o controle de todos os gastos e acabei implementando isso com meus gastos pessoais, de fato é bem complicado ter que anotar tudo o que vc gasta no dia, mas PRA MIM já é normal... Acho que os dividir os gastos em categorias como foi explicado na aula e conforme a planilha que ele disponi…
Última resposta por Rene Antonio Mendes Do Nascimento, -
- 22 respostas
- 1k visualizações
Fala galera, como anda o controle da ansiedade com o derretimento da B3, com a marcação a mercado do tesouro mais louco que o Batman, Fiis pulando de bungee jump? Lembrando que investimento é a longo prazo, as quedas de hoje são oportunidades para possíveis ganhos futuros.
Última resposta por Fabio Curvelano, -
- 8 respostas
- 520 visualizações
Queria compartilhar aqui com os colegas como o controle de gastos está me ajudando a atingir metas e fazer aportes mensais. Seja através da ferramenta da AUVP (que eu uso e acho muito boa) ou por outra, vi quão essencial é controlar o orçamento doméstico. O simples fato de lançar os gastos já muda toda a cabeça... Minha esposa e eu não fazíamos praticamente nada fora da rotina "casa - mercado - trabalho" e não sobrava nada no fim do mês. Mesmo não indo a restaurantes ou pedindo comida em casa, não sobrava dinheiro. Começamos a usar a ferramenta e logo no primeiro mês vamos conseguir economizar 2,5k, contando ainda que neste mês estamos pagando a última parc…
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 7 respostas
- 1.2k visualizações
Desculpem o nivel bem básico do questionamento, mas acho importante pois me parece de suma importância para quem investe na renda fixa. Na renda variável acho um pouco mais fácil. Como acompanhar as variações da taxa Selic e do IPCA? As Variações à Mercado. Qual o site indicado? Qual frequência? No próprio site do TD temos como verificar essa variações do mercado? Obrigado
Última resposta por Geraldo Ferreira, -
- 6 respostas
- 324 visualizações
Nem sempre o mais inteligente tem mais resultado e mais dinheiro. O que você acha ? Concorda com essa opinião ? Claro, é necessário conhecimento e estudo a cerca do nicho que deseja ter resultado. Necessário colocar a mão na massa também, não existe milagre nem Papai Noel. Mas... o mais importante seria Controle Emocional ? Entender o momento de segurar e o momento de alçar voos maiores, entender que os momentos difíceis são oportunidades e também passageiros. Saber que derrotas temporárias fazem parte e as coisas nunca ficam mais fáceis, nós que evoluímos. Confiar no processo e quem sabe até uma fé sem explicações lógicas ? O que você acha que te leva mais longe ? O…
Última resposta por Joel Attilio Frcasso,