💬 Comunidade AUVP
-
- 6 respostas
- 684 visualizações
Bom dia sardinhas! Sempre fico analisando os títulos do tesouro e percebi que o IPCA+ 2045 está pagando 6%+IPCA,seria um bom momento para pensar em marcação a mercado,ou aportar em CDB de prazos mais curtos de 4ou 5 anos a 7,5%+IPCA seria mais vantajoso?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 3 respostas
- 502 visualizações
Boa tarde, sardinhas! Tudo bem? Tenho algumas dúvidas sobre o Tesouro IPCA + juros. Esse valor de juros inicialmente acordado sofre variação ao longo do tempo, correto? Essa variação pode ser para menor ou apenas para maior? Existe no site do Tesouro algum “contrato” que disponha as regras da compra do Tesouro Direto? Se sim, qual seria o link? No caso de aquisição de um Tesouro IPCA + com pagamento de juros semestrais, seria correto supor que o valor distribuído semestralmente é o valor dos juros contratados e que o montante segue sendo corrigido pelo IPCA até a data de vencimento, de modo que no vencimento o investidor irá receber o montante inicialmente aplicado corrig…
- 1 resposta
- 459 visualizações
Galera, boa tarde! Desculpe se essa dúvida já foi abordada em algum outro tópico, mas acabei não encontrando. Aproveitando o hype dos títulos de IPCA+ 6% a.a, queria entender um pouco mais sobre a diferença entre os prazos de vencimento. A exemplo, o Tesouro hoje (02/06/2024) está ofertando títulos IPCA+ 6% com prazos em 2029, 2035, 2040, 2045 e 2055, considerando que o retorno nominal é o mesmo, como avalio qual deles é o melhor com base no vencimento? Seria aquele caso de avaliar a inflação histórica e, como no Brasil ela tende a crescer, buscar pelos títulos com maior prazo?
- 14 respostas
- 915 visualizações
Gente me tirem uma duvida, estou analizndo aqui um Tesouro e apareceu pra mim TESOURO IPCA+, que é o IPCA do dia + 6,29%. Vamos supor que o IPCA agora esta em 3,926% + 6,29% a.a isso seria um total de 10,24% a.a ou eu estou fazendo as contas totalmente errado? Poderiam me ajudar. Obrigada!
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 350 visualizações
Pessoal, boa noite. Alguém sabe dizer a qual índice a taxa que aparece no site do Tesouro Direto (também mostrado no vídeo do Raul, aula 6 do módulo 3) "Histórico de preços e Taxas" está indexado? (Quando a taxa cai, o preço sobe e vice-versa) *Sei que o Tesouro IPCA+ seria a inflação atual + uma taxa.
- 1 resposta
- 325 visualizações
Oi bom dia gente, com relação ao tesouro, o Raul indicou a comprar os com maiores prazos mas no caso do IPCA o título de 2045 está com uma taxa menor do que o de 2029, ainda sim mantêm a recomendação, compro os dois por conta da taxa melhor do de 2029 ou compro mesmo o de 2045 apenas? Alguém sabe dizer o porquê que na BTG não estão disponíveis os títulos do tesouro? foi suspenso mesmo?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 333 visualizações
Boa tarde, me chamo Adelar e tenho uma dúvida pode ser boba, num vídeo do curso o Raul falo q ipca mais 0.6% seria uma renda boa mas em todos os cálculos q ele faz usa uma renda de 0.8 % como base para liberdade financeira mas se optar por fazer um ipca + 0.6 o q vai me sobra é o 0.6 pq o valor q vai entrar a mais do ipca a inflação vai levar, não entendi direito como pode ser uma boa rentabilidade, na minha cabeça deveria ser pelo menos ipca + 0,8 pra valer a pena fora q tem ainda a inflação ou a lógica é diferente?
- 1 resposta
- 198 visualizações
Olá pessoal! estou com uma dúvida quanto ao tesouro IPCA+. No módulo 3, na aula 6, o Raul diz que o Tesouro IPCA+ é prefixado, mas em uma das perguntas das prova do mesmo módulo, respondi isso e constou como erro. Por mais que eu assista ao vídeo, continuo entendendo como prefixado, alguém poderia me exclarecer o porquê dessa discrepância, ou me dizer o que não estou entendendo? desde já obrigado!
Última resposta por Mirella Fonseca, -
- 2 respostas
- 115 visualizações
Se uma pessoa investe 100 mil reais em um tesouro ipca+ com vencimento em 2028 o saque só pode ser feito na data de vencimento ? Como funciona para adiantar esse saque?
Última resposta por Mauricio Marques, -
- 1 resposta
- 86 visualizações
Talvez seja uma pergunta boba, mas se alguém puder me tirar essa duvida, vejo muitas pessoas falando que é melhor investir em tesouro ipca a 7% do que um cdb com ipca 8,5% ou 9% mas a rentabilidade do cdb seria mais alta, será que o rendimento do tesouro ipca 7%, fazendo marcação a mercado, caso a selic vier a cair pode ser tanto a mais?
- 3 respostas
- 911 visualizações
Prezados, Fiz alguns aportes nesses 2 tipos de tesouro nos últimos meses e nesta semana estou tentando aportar mais e não aparece mais eles 2 na IsaEx. Tem um periodo certo pra você aportar nesses tipos de investimentos de Tesouro? Ou estou dando azar essa semana e não está aparecendo? Grato!
Última resposta por Leandro Andrade, -
- 4 respostas
- 528 visualizações
SENHORES, BOA NOITE! ESTOU COM UMA DUVIDA QUANTO A INVESTIMENTO NO TESOURO IPCA+, PRETENDO INVESTIR UM DETERMINADO VALOR, PORÉM NÃO SEI COMO FAÇO PARA CONTINUAR A FAZER OS APORTES MENSAIS. CONSIGO APORTAR NO MESMO TÍTULO QUE COMPREI, DIGO COM A MESMA TAXA DE JUROS? OU OS NOVOS APORTES SERÃO SEMPRE COM JUROS NO VALOR DO TÍTULO VIGENTE? APROVEITO E PERGUNTO SE ALGUEM AQUI JA INVESTIU NO TESOURO USANDO O APP DO SOFISA E SE RECOMENDAM ALGUMA CORRETORA? OBRIGADO.
Última resposta por Antônio Carlos Cardoso, -
- 2 respostas
- 575 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? No comecinho do ano, investi 1000 reais no Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045, para testar a famosa marcação a mercado, já que todo mundo dizia que a inflação provavelmente cairia, a taxa de juros idem etc. Demorou um pouco, mas, em 5 meses, tivemos um rendimento líquido de 19% com as quedas das taxas ao longo do período! O que dá mais ou menos 3,8% ao mês! Gostei da brincadeira, e acabei, então, aportando 100x mais no dia 03 de julho, mas... O resultado ao longo dos meses subsequentes não foi o mesmo. Só agora que parece que está voltando ao que eu investi em julho... Logo, o que vocês acham? Deixo lá e espero a tal marcaçã…
Última resposta por Rodolpho Haddad Laurindo, -
- 31 respostas
- 2.8k visualizações
fala sardinhas, tranquilo?? É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?
- 1 resposta
- 349 visualizações
Pessoal, boa tarde Acessei o site do Tesouro Direto, fiz algumas simulações e ao abrir os detalhes dos cálculos vi que os valores de IPCA utilizados estão conforme o observado no boletim focus, sendo que a partir de 2029, período fora da abrangência do focus, o valor de IPCA-2028 se repete. A questão é, as projeções de ganhos são realmente assim, após 2028 é utilizado um valor "hipotético" ? (claro, considerando que é difícil prever a inflação a longo prazo). Obrigado.
Última resposta por Flavio Prado,