🍺 Baguncinha (Tema livre)
Nada sério deve ser discutido aqui, converse sobre assuntos aleatórios, puxe um papo legal, tudo é válido, menos ser um chato.
Se você quer criar um tópico sério, procure outra seção.
7261 topicos nesse fórum
-
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
Sobre a aula "Para de procrastinar". Um grande insight que tirei foi que no lugar de disciplina, devemos ter propósitos. Tem um livro "Rápido e Devagar, Duas formas de pensar" de Daniel Kahneman, que é um psicólogo que estuda sobre a economia comportamental, que o autor aborda que temos dois sistemas cerebrais, o primeiro sendo Rápido e emocional ( um sistema mais intuitivo, relacionado a experiências já vividas com decisões mais precipitadas); e um sistema Deliberado e Racional (Que sempre busca filtrar as informações, analisar cada situação antes de tomar cada decisão). Por natureza, nosso cérebro é preguiçoso e procrastinador, preferindo sempre o primeiro sistema. Co…
Última resposta por Ana Silva, -
-
- 18 respostas
- 1.1k visualizações
Olá pessoal, Durante as aulas do módulo 1, tive um insight referente ao mindset que o Raul trabalha bem nas aulas e um livro que ajuda muito a fixar esse mindset é o livro do Robert Kyosaki - Pai Rico e Pai Pobre. O livro trata bastante esse mindset de ativos e passivos, diferença entre ricos e pobres. Se alguém já leu o livro e puder complementar algo, sei que irá agregar bastante. E quem ainda não leu, super recomendo. Acredito que irá ajudar bastante a trabalhar esse mindset.
Última resposta por Thalyssa Leite, -
-
- 17 respostas
- 1.1k visualizações
Algo interessante que gostaria de saber se só eu tive este ponto de vista. O que me chamou mais atenção para querer aprofundar com o curso, além da sinceridade nos temas, foi o fato de o Raul não ser do tipo de influencer financeiro que fica ostentando "a toa". Cara, incrível a quantidade de "gurus financeiros" que se usam da ostentação pra atrair compradores de curso. Pior muitos ainda cairem. Sigo alguns pra ver até onde vai o ridículo, e quanto mais os caras ostentam, mais tem seguidor "babando" haha.
Última resposta por Ivo Ribeiro Luska, -
- 4 respostas
- 1.1k visualizações
O paradoxo de Berkson consiste na ideia de que uma grande correlação pode não ser um bom indicativo de causalidade, ainda que analisemos um grande conjunto de dados. Um exemplo deste paradoxo foi observado na Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, pesquisadores do Centro de Análise Naval norte-americano notaram que os aviões bombardeiros que voltavam da Alemanha tinham algo em comum: todos tinham marcas de tiros nas regiões central e das asas, como na imagem a seguir. A solução, portanto, parecia simples: aumentar a proteção nessas regiões. Porém a estatística estava levando a mente humana a conclusões equivocadas. Na realidade, essas já eram as regiões mais …
Última resposta por André Anjos, -
- 9 respostas
- 1.1k visualizações
Vamos compartilhar a experiência de cada um sobre ir ao restaurante sem olhar preço com alguém que ama ou quem puder levar!
Última resposta por Heliakim Santos, -
- 16 respostas
- 1.1k visualizações
Estava vendo alguns assuntos e começaram a falar sobre IRBR. Quando fui pesquisar fiquei intrigada se a questão dos balanços era algo que a gente poderia ter enxergado. (Notícia de 2019 e outra deste ano)
Última resposta por Adriana Braga Tran, -
-
- 22 respostas
- 1.1k visualizações
Na prova do modulo 1, tem uma pergunta que fala das formas de acumular riqueza Uma das opções era herança familiar, que foi considerada como falsa. Fiquei me perguntando o porque dessa alternativa ser falsa, ja que herança familiar existe de fato e dependendo da sua familia pode ser uma baita grana.
Última resposta por Thiago Marochi, -
-
-
- 19 respostas
- 1.1k visualizações
Eu tenho 62 anos de idade (tem mais alguém na minha faixa etária por aqui?). Nunca, na minha familia ou círculos de amigos, dinheiro, investimentos, etc... foi parte dos assuntos de negócio. Eu sempre fui um excelente profissional na minha área, sempre ganhei bem, sempre fiz rendas extras e sempre gastei bem, em viagens, carros, roupas, disperdício, etc... Não me orgulho em dizer que eu era o exemplo de cliente perfeito para os bancos e cartões de crédito; eles lucraram muito do meu suor me cobrando juros, multas e emprestando dinheiro. Quando eu era mais jovem, não tinha a facilidade de informação que a gente tem hoje em dia. O resultado disso tudo é que, até o fi…
Última resposta por Evelyn Santos, -
-
-
- 10 respostas
- 1.1k visualizações
Oi Raul Sena, já vi aqui na Comunidade vários posts com recomendação de livros, filmes e séries sobre o tema. Será que teria como criar um Post fixo, assim como fez dos desafios, com esse tema? Tenho certeza que muita gente vai postar opções ótimas e outros muitos vão se beneficiar. Desde que esse assunto começou, eu já li um livro e tenho mais dois "fila" e também assisti a uma recomendação de filme ótima. Que acham da ideia? Abraço!
Última resposta por Raul, -
-
- 7 respostas
- 1k visualizações
A única certeza que temos quando montamos uma carteira de investimentos focada no longo prazo é a de que, assim como diz Morgan Housel em seu artigo Expectations vs. Forecasts , crises e turbulências no mercado financeiro acontecerão (assim como sempre foi e sempre será). No entanto, infelizmente, não podemos prever quando elas ocorrerão ao certo. Tendo em mente que quedas bruscas acontecerão, o melhor que o investidor de longo prazo pode fazer é construir uma carteira diversificada entre países, classes, setores e ativos diferentes, para se blindar desses momentos de tensão. No entanto, é preciso tomar cuidado para não pulverizar a carteira ao comprar ativos de …
Última resposta por Fernando Henrique Correia Da Silva, -
-
- 19 respostas
- 1k visualizações
Compartilhando aqui amiguinhos!!!
Última resposta por Elaine Costa, -
-
- 5 respostas
- 1k visualizações
Turma, acho que sou um viciado no aplicativo de gestão financeira. Eu amo registrar, analisar, contabilizar, ver oportunidades de economia, de classificação... Eu registro tudo que eu recebo em cashbacks colocando tags para depois ver qual rendeu mais. Até cupons de compra, como os do seguro de vida (Vitality).. Inclusive lanço os prejuízos, pra depois saber quanto me custou. Exemplo: pagar uma multa, o valor de algo que comprei e não usei... E o mais divertido de todos, saber qual será meu saldo no fim do ano se continuar no ritmo. Como vocês fazem aí? Tem algum outro exagerado(a) pra compartilhar experiências? Um abraço, Khyquer Ronaldy (Turma 13)
Última resposta por Leandro Tiemin Yung, -
-
- 9 respostas
- 1k visualizações
Pessoal gostaria que vocês compartilhassem comigo qual é a reação que vocês possuem quando abrem o home broker e todo o seu portfólio está negativo. Confesso que essa semana tive que beber algumas taças de vinho para acalmar meu coração hehehe. É tudo novo e não me sinto segura ainda eu confesso, to longe ainda. A vontade de fazer o que é certo é muito grande e bate uma medo de errar. É o céu e o inferno ao mesmo tempo, tudo verde, de repente tudo vermelho. E aí o que vocês sentem, taquicardia, roem as unhas, comem doces, bebem um vinho..... Compartilhem aí!!!!!!
Última resposta por Severino Moacir Barbosa Mariz Filho, -
-
- 2 respostas
- 1k visualizações
Pessoal, tudo bem? Estou procurando um App de Controle de gastos que tenha integração com cartões Ourocard e Itaucard Minhas principais transações são por ambos, porém tenho 2 pepinos: 1 - não tenho conta do ITAU, logo meu cartão não é vinculado a uma conta do ITAU, ou seja, se o app só tiver suporte a integração pelo ITAU, não funciona. 2 - apesar de eu ter uma conta no BB, o meu cartão ourocard é aquele Cartão Petrobras, que segundo o pessoal do banco, não é possível integrar com minha conta corrente (na conta corrente aparece como se eu não tivesse nenhum cartão de crédito), ou seja, preciso integrar pelo app do Ourocard. No passado me lembro de ter usado algu…
Última resposta por o Coelho, -
-
- 10 respostas
- 1k visualizações
Na última semana ao consultar meus lançamentos na B3 (Bolsa Brasil) verifiquei que fizeram uma movimentação num banco que não tenho conta (Santander). Fui no SAC deste banco e descobri que abriram conta com meu CPF, pediram empréstimo, cartão de crédito, etc. O cancelamento já estava em andamento. Pesquisando, descobri um serviço do Banco Central chamado Registrato (www3.bcb.gov.br/registrato). Nele é possível consultar empréstimos, bancos onde possui contas, chaves PIX, operações de câmbio realizadas, etc. Lá verifiquei que além do Santander, os fdps abriram conta fraudulentas com o meu CPF no Banco do Brasil, Branco Original e NU Pagamentos em agosto deste ano. Todos …
Última resposta por Wanderson Nunes de Paula, -