Oi @Raí Nunes,
Eu estou só esperando fechar o ano para atualizar a minha série de posts "o que acontece com aluno novo X anos depois"... Só dando um spoiler, foi um ano de aprendizado em "vantagens de ser holder", "FII não oscila muito... - antes fosse", "nada com deixar um ativo 'de castigo'", entre outras coisas. Adianto que, apesar dos pesares, foi um ano bom. Tenho várias empresas com valorização patrimonial acima de 30%, 40%, chegando até a 90%, e isso sem incluir proventos. Rentabilidade de FIIs acima da Selic, mesmo tendo 3 FIIs que cairam muito de cotação e de pagamento de proventos. O crescimento dos proventos recebidos mensal (acumulado de 12m) segue crescendo bem e acima da meta que estipulei para atingir a liberdade financeira. Vamos que vamos!! Até o final do ano eu faço o post completo.
Eu já tenho quase 65 anos, meu foco é gerar renda passiva cada vez maior e recuperar o tempo perdido com grande esforço nos aportes.
Gráfico abaixo, de dez/21 a dez/22. Cada cor horizontal nos meses representa proventos de um ativo diferente.
E esse de dez/22 a dez/23 (a escala dos valores não é a mesma, vejam o tamanho relativo de dez/22 no gráfico de cima e no gráfico de baixo para ter noção.
Esse gráfico abaixo não detalha a origem dos proventos, mas mostra a evolução desde o meu início. Segredo do sucesso, aportar em bons ativos.