Boa tarde, Anônimo!
Eu já possuía minha área de atuação que era a gastronomia e já tinha alguma noção mínima de negócios com base no meu antigo trabalho que era em outra área.
Sendo assim, comecei com uns cursos no Sebrae que ajudam a estruturar o negócio, a elaborar fluxo de caixa, fazer cálculos sobre vendas, pontos de equilíbrio, etc. Como é tudo gratuito e de boa qualidade, consumir estes cursos foi muito bom. Me ajudou na formação de preços dos meus produtos de forma mais precisa. Acho um bom pontapé inicial de preparo. Inclusive eles tem serviços gratuitos de "consultoria" onde você pode levar sua ideia ou seu projeto no papel e eles te ajudam dando dicas, dando direcionamentos do que você pode melhorar, o que você precisa agregar no seu plano, enfim. Eles dão uma atenção boa!
E eu também não começaria com muuuuito. Quero dizer, você mencionou um capital disponível de R$120.000 para começar. Tacar isso tudo já no início na minha opinião é arriscado. Veja a viabilidade de começar com menos, tenha sua reserva de emergência montadinha e conforme o negócio for criando estrutura e dando retorno, você pode ir injetando mais capital em algo mais consolidado por assim dizero
Não tive a oportunidade ainda de ler, mas já me recomendaram dois livros sobre este tema:
A startup Enxuta - Eric Ries
A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim
Mas acho válido ressaltar que livros, estudos, etc, te dão bases e não soluções. Não tem caminho fácil.
Por fim, acho que as maiores dicas são: a perseverança e o empenho. Empreender é lidar com um mundo de incertezas e desafios constantes. Sei que parece frase de coach de meia tigela, mas asseguro que isso é verdade pura Hahah
Empreender necessita de dedicação, vai ter um monte de abacaxi novo pra ficar resolvendo, você precisa se empenhar em se dedicar em vender, divulgar, fazer um marketing legal, estipular metas, estipular os passos para cada objetivo para assim você ter uma visão mais clara de onde você está indo e até mesmo de valores que almeja de faturamento e lucro, fazer contas para entender suas margens, controlar preços e estoques, ter claro o que você vende mais e o que vende menos para impor estratégias de venda, se comunicar bem e deixar sempre separado o que é PJ e PF.
Espero que ajude pelo menos um pouquinho!
E boa sorte nessa empreitada!