Jump to content

Eddy Paulini

Time AUVP
  • Interações

    13224
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    337

Tudo postado por Eddy Paulini

  1. Olá, @Luciana De Moura Afonso ! No próprio app do BTG Investimentos na tela inicial, descendo um pouco você terá as movimentações da conta investimentos. Ali terá uma cobrança que informa ser o fee based na descrição.
  2. Bom dia, @Pedro Henrique Margreiter ! Normalmente utilizamos alguns indicadores de eficiência como critério de desempate, mas podemos ir um pouco além. Pode ser visto o tamanho de mercado de cada empresa e os resutlados das mesmas. Ver quem tem os melhores ROE, ROA e/ou ROIC, melhores margens, melhores CAGR e a atual fase da empresa. Taesa na minha opinião chegou a um momento o qual ela entende que não tem mais para onde crescer. Tanto que sempre há pagamentos superiores aos 50% mínimos de distribuição de lucros aos acionistas e com propostas para maiores distribuições para serem oficializadas em estatuto. Além disso, é uma empresa que há tempos não se movimenta para leilões de aquisição de concessões ao contrário da Engie e da CPFL. Outro ponto interessante a se levar em consideração é em qual setor você gostaria de se expor mais. Taesa tem foco na transmissão, CPFL tem um pé nos três setores (geração, transmissão e distribuição) e Engie tem foco maior na geração mas também tem um pé na transmissão. Nunca estudei o ativo a fundo mas pelo que vi foi um pagamento atípico e não recorrente. Apenas em um exercício este payout foi realizado e eventualmente isso acontece com algumas empresas. Isso pode se dar por conta dos lucros constantes e acumulo de valor de valor em caixa. Seria interessante avaliar os relatórios e entender porque a empresa optou por este pagamento. Como não é um payout recorrente, não vejo muitos problemas. Espero que ajude!
  3. Bom dia, @Dione Zeviani ! Na minha visão, são simplesmente expectativas de mercado. Mas que são irreais. O lucro líquido veio além do esperado como dito pelo @Bolívar Luiz e também pode estar relacionado com seu principal concorrente que é a JBS estar enfrentando problemas de suspensões temporárias de venda para a China, trazendo a tona essa guerra comercial entre China e EUA. Também houveram pagamentos recentes de dividendos que na minha opinião não estão coesos com os resultados da empresa. O nível de endividamento diminuiu um pouco se compararmos os dois últimos exercícios, mas continuam altos para os resutlados da empresa. A receitas aumentaram mas não estão se mantendo. Entendo que o que está acontecendo de fato é uma "emoção" só que irracional do mercado. PS: não é recomendação de compra ou venda.
  4. Bom dia, @Moroni Rolim ! A cobrança do fee based é incidida sobre o patrimônio e não sobre o rendimento. A taxa negociada pelo Raul hoje é de 0,9%a.a. cobrado mensalmente a uma taxa equivalente de 0,075%a.m. Quem opta pelo modelo fee based dentro do BTG sem ser aluno da AUVP, a taxa é de 1,5%a.a. O valor é cobrado deduzindo do saldo da conta de investimentos próximo do fim do mês.
  5. Boa amigo! Parabéns! E olha que beleza. Bateu isso hoje que é uma sexta! Merece um goró em comemoração Huauhuha E que venham mais dividendos!
  6. Boa tarde, @Jéssica Sebold May ! Apenas complementando nosso amigo @Bolívar Luiz. Mesmo que sobre efeitos de marcação a mercado seja benéfico vender um título do Tesouro IPCA+ ou prefixado (títulos passíveis de se executar tranquilamente a venda com antecipação da marcação), é necessário se ater para ver se é possível reinvestir o valor a uma taxa maior. Caso contrário, não valeria a pena a marcação e seria mais rentável levar o título até o vencimento e receber a taxa contratada. E essa taxa de reaplicação em algum outro título ou investimento deve ser de fato maior e melhor, caso contrário, podemos estar é interferindo negativamente no efeito dos juros compostos. Lembre-se: investimento é igual sabonete. Quanto mais mexe, menor fica 😅 Espero que agregue ao tema!
  7. Boa tarde, @Tiago De Sousa Pinto ! Na renda fixa com CDBs, LCI, LCA, CRI, CRA e debêntures até existe uma marcação a mercado mas não conseguimos nos beneficiar da mesma forma por conta da liquidez e da forma que a venda antecipada é feita. O título só poderá ser vendido via mercado secundário por intermédio da corretora onde a mesma vai cobrar taxas pela operação o que acarreta em perda de rentabilidade e até mesmo de capital. Depois, é preciso esperar que algum outro investidor compre seu título para que só então você receba algum valor. Por estes motivos firmamos que só os títulos prefixados e IPCA+ do Tesouro podemos aplicar a marcação a mercado de forma benéfica. Espero que tenha ficado claro!
  8. Bom dia, @Felipe Silva Araújo Ornelas ! Acredito que realmente uma boa conversa possa te ajudar nisso. Queria deixar pra você a sugestão de utilizar nosso programa de conselheiros para isso! Dá um olhada no tópico abaixo, veja a galera que está lá pronta para agendar um bate papo e trocar uma boa ideia. Conheço alguns conselheiros pessoalmente e te asseguro que só tem os brabo lá!
  9. @Eduardo Tadashi Mori particularmente enxergo a rentabilidade como baixa e acredito que estes 103,5% do CDI poderiam ser maiores se não houvessem as taxas de administração sendo cobradas o que diminui a rentabilidade. Além disso, não sei afirmar se nessa simulação de resgate estão sendo considerados os come cotas que fazem com que sua quantidade de cotas no fundo diminua e também afete a rentabilidade pois consequentemente você terá menos cotas rendendo o afeta os juros compostos.
  10. Bom dia, @Fabio Augusto De Araujo ! Na minha opinião, sim. Vale reforçar que na prática, não é ideal nos atermos a valores mínimos sendo oferecidos como explicado no tópico. O que estiver sendo oferecido de melhor no dia do aporte é que vai valer a pena. Na minha opinião é um prazo muito baixo para fazer com que os títulos surfem mais dentro de ciclos de mercado. Mas não é uma regra. Acontece que quanto menor o prazo, menores as chances de o título circular por um ciclo de mercado. Mas novamente, não é uma regra e vai de acordo com seu objetivo e apetite ao risco sendo que o fator tempo é um fator de risco. Espero que ajude!
  11. Bom dia, @Wagner De Azevedo Coelho ! Acredito que o ideal seria fazer a retificação dos anos anteriores. Mas nada melhor do que um contador com experiência em declaração de investimentos para confirmar sobre.
  12. Bom dia, @Humberto Elias Sousa De Jesus ! Apenas para confirmar que sua carteira está boa Huahuha No que diz respeito as ações, está tudo bem diversificado, poucos ativos de maior risco, uma diversificação legal no exterior que inclusive complementa bem sua carteira. Rapaz, dá pra ver que você fez o dever de casa e está no caminho! Reservas de emergência e de valor realmente não entram no diagrama e nas nossas metas pois elas não são investimentos. Elas ficam de fora mesmo e são controladas a parte. Por quanto anos mais você pretende investir? Já calculou quanto de patrimônio você precisa para viver de renda? Está no caminho e parabéns aí pelos estudos!
  13. Bom dia, @Ruan ! Apenas complementando nosso amigo @Moroni Rolim. Quando vamos olhar quais tipos de ações de uma empresa vamos carregar, idealmente olhamos se elas tem tag along e depois sua liquidez. No caso do Banco Bradesco, ambas passam nestes requisitos e para nós que somo pequenos investidores, não faria diferença procurar as ações ON que dão direito a voto pois iremos nos tornar sócios controladores. Na minha opinião, pode ficar com as ações PN que já possui e seguir o jogo! Até porque, será uma linha a menos para digitar na declaração do IR Hahaha
  14. Bom dia, @Flavia Monteiro ! Dá uma lidinha neste post abaixo e veja se ajuda nas dúvidas. Se ainda restar algum ponto que não ficou claro, é só perguntar!
  15. Boa noite, Anônimo! Ainda não temos detalhes sobre. Até por isso que o Raul nem comentou muito amis sobre 😅 Ainda estão tendo negociações, vai passar uma emissão inicial (sem data prevista ainda) para algumas para testar e só então ter as emissões definitivas. Recomendo ficar de olho no quadro de avisos aqui da comunidade que é onde se postam novidades quando temos!
  16. @Waleska Barros, não necessariamente. As vezes uma LCI ou LCA pode estar sendo mais vantajoso que algum CDB com prazo semelhante por conta de isenção de IR. Normalmente optamos pelos títulos de prazos maiores para seguir o contrafluxo e travarmos boas taxas para nos beneficiarmos em diferentes ciclos de mercado.
  17. Sim, essas rentabilidades normalmente não consideram os descontos. E essa cascata implica nessa rentabilidade.
  18. Boa tarde, @Sheila Vasconcelos ! Receio em dizer que seu pensamento está correto. Estes produtos são muito voltados ao comission based. A comissão que eles ganham são maiores e proporcionalmente inversa a qualidade dos produtos oferecidos. Ous eja, quanto pior o produto, maior a comissão. Vamos nos lembrar que as corretoras são empresas. E como qualquer empresa, elas visam lucros. E como elas vão fazer isso, é outros 500. E infelizmente terão assessores que terão um pé maior no lado da má índole oferecendo unicamente produtos ruins e com total ciência disso, vão providenciar quaisquer movimentações que possam auferir lucros para a corretora independente se isso vai ou não prejudicar o investidor como, por exemplo, aconselhar um venda antecipada de um CDB sem liquidez diária, processo este que a corretora morde um pedação para intermediar a operação, etc. Não vou endemonizar todos os assessores pois deve ter gente mais honesta e fazendo um trabalho mais justo. Mas ouso dizer que é minoria. COE é praticamente uma aposta. Se não me falha a memória tem até vídeo do Raul no canal do Investidor Sardinha explicando mais sobre. Mas no geral e de forma resumida, o COE é uma série de condições que se acontecer tal coisa, você X e se acontecer cenários ruins "não se perde nada". Só que o problema é que normalmente as condições que eles colocam são impossíveis de acontecer. Por exemplo: um COE voltado a OIBR3. Se a oi valorizar 80%, ganhamos 200% em cima. Logicamente falando, sabemos que não tem chance alguma de oi se valorizar neste tanto. "Ah mas se não valorizar eu não perco nada". Se analisarmos friamente, um COE comumente tem prazos longos. Ou seja, mesmo que não percamos nada nominalmente do nosso valor (nem vou considerar inflação aqui), o nosso dinheiro deixou de render estando bem posicionado e uma boa carteira de investimentos ou em um Tesouro Selic que fosse, percebe? Espero que agregue ao tema!
×
×
  • Criar novo...