Bom dia, @Fabio Alves Joia !
Preço médio é um tema polêmico. Já vi inclusive gurus os quais não citarei nomes que defendem que fazer preço médio é ruim. Loucura Huahuaha
Mas vamos trazer o tema para nossa filosofia aqui.
Primeiro ponto referente ao seu comentário sobre vender ativos. Pode haver de fato uma necessidade de troca de ativos mas pode ser que não também. Em uma janela de 15, 20, 30, algumas empresas podem chegar a uma fase onde ela entenda que não tenha muito mais para onde crescer e opta por fazer remunerações melhores aos acionistas. É questão de acompanhar ao longo do mesmo. Inclusive, existe também uma chance de mesmo que tenhamos uma empresa que não paga proventos para vivermos de renda e é mais voltada para crescimento, pode ser que não haja necessidade da venda caso os demais ativos já estejam suprindo os montantes que iremos provisionar para usufruto.
Segundo, vamos raciocinar sobre o PM agora com nossos aportes mensais. Como dito pelo amigo @Rafael Lopes Novais, ora iremos comprar um pouquinho mais caro, ora mais barato, graças ao diagrama. Isso naturalmente já constrói um preço médio. E vou dizer que podemos levar ao pé da letra que o preço será médio mesmo. Não teremos um preço muito baixo que poderia gerar um pagamento mais de imposto e tudo mais, coisa que eu entendo que faz criar mais uma neura. Mas aqui deixo mais um adendo que as vendas caso necessária lá na frente não são feitas de forma abrupta. Quando estamos chegando perto da fase de usufruto, começamos a ir fazendo as alterações de forma gradativa. Isso vai sendo feito até mesmo uns dois ou três anos antes. Bem gradativo.
Voltando ao preço, vimos então que o mesmo não estará tão baixo. Mas também não estará tão alto dado o raciocínio das compras regulares. Vai ficar mesmo na medida.
E isso acontece de forma natural com o diagrama como comentei. Logo, não vejo problema em não criar alardes, neuras, piras e derivados sobre o PM 😂
Espero que agregue ao tema!