Bom dia, @Graziele Beraldo Ruiz !
Fica tranquila que todas as dúvidas são bem vindas!
Exato. Quando falamos sobre a taxa de juros é justamente a Selic.
A título de curiosidade, na prática, tem outros fatores que também influenciam na marcação. Mas para um entendimento mais simples, costumamos dar essa resumida dizendo que é apenas a Selic.
Na verdade não tem muito um certo ou errado. Comparando diretamente estes dois títulos, podemos dizer que o Tesouro prefixado 2028 é mais seguro pois o prazo é menor e o tempo é considerado como um fator de risco. O tempo é considerado pois tem o fator da inflação que você bem colocou e também tem o risco de crédito.
Mas aqui tem um porém. Estamos falando de dois títulos do Tesouro que hoje é o investimento mais seguro que temos onde o próprio Governo garante o pagamento dos títulos onde se deixa de existir o risco de crédito.
Mas ainda segue com o risco referente a inflação.
Logo, tudo depende da estratégia de quem investe.
Aqui é importante revisar um conceito importante do Tesouro IPCA+. O foco dele é nos proteger da inflação. Ou seja, nunca perderemos dinheiro por assim dizer pois o valor é sempre corrigido pela inflação mantendo nosso poder de compra.
Normalmente este título é utilizado no longo prazo para ir ganhando sempre acima da inflação. Podemos até dizer que os ganhos aqui sempre são reais pois o título acompanha a inflação e dá um troquinho extra.
Há quem diga que ele sempre é bem vindo!
Espero que ajude!