Bom dia, @Reydner Miranda Nunes !
Apenas complementando nosso amigo @Wallace Pires.
As duas formas que teriam de o diagrama considerar preços são:
- Balizar a cotação dos ativos: o diagrama atualiza os preços das cotações uma vez ao dia, se bem me lembro por volta do meio dia. Com isso, os preços reajustados podem tanto superar os percentuais de metas colocados no seu diagrama como pode ficar abaixo. Logo, é onde o diagrama passará a fazer indicações de compra para equilibrar. Então, conclui-se que ele "entende" as quedas;
- Ter perguntas referentes ao preço/valuation: utilizado por alguns mas não tão usual imagino, é ter perguntas que indiquem uma compra maior para ativos que considerar descontados. Isso será de certa forma uma maneira de agregar mais aportes nos ativos que estiverem abaixo das metas (seguindo a explicação do Wallace). Há quem no dia do aporte faça modificações nessas perguntas para comprar mais ou menos.
Dando apenas uma opinião pessoal, este segundo ponto sobre as perguntas de preços não as vejo com tanta eficiência assim. Pode ajudar mas no longo prazo com aportes regulares talvez essa metodologia perca um pouco o sentido.
Espero que ajude!