Jump to content

Júlio Bernardes

Turma 23
  • Interações

    37
  • Entrou

  • Última visita

2 Seguidores

Sobre Júlio Bernardes

Visitantes recentes no perfil

O bloco de visitantes recentes está bloqueado no momento, e não está sendo exibido para nenhum outro usuário.

Conquistas de Júlio Bernardes

Membro Bronze

Membro Bronze (3/11)

  • Puxador de papo!
  • Colocou-se à diposição do capitão!
  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Aceitou o desafio 7 dias sem reclamar!
  • Rápido no gatilho!

Badges recentes

68

Reputação

  1. Situação complicada essa. Sei que a pergunta não foi pra mim, mas vou te dar o ponto de vista de quem ja esteve e atualmente está do outro lado. Primeiramente, a culpa por motivos obvios NÃO é sua, voce tinha apenas 17 anos quando o seu pai acabou causando todo esse problema para você, porém você mencionou que existem aí dividas de processos trabalhistas correto? Imagino que se a empresa do seu pai perdeu, são processos que realmente a empresa deveria pagar. Meu pai ja esteve nessa situação de ter que processar um antigo empregador por não pagar o que devia, na época eu era criança e lembro do impacto financeiro que o não pagamento dessas obrigações causou na nossa família. De outro lado, eu recentemente recebi um "golpe" de uma empresa de turismo e também estou tentando reaver o meu dinheiro pago. Novamente, voce não tem absolutamente nenhuma culpa disso, mas acredito que você concorde que os lesados também não tem correto? Eu acho que no seu lugar eu tentaria pagar o que deve ser pago porque não existe nada melhor do que dormir a noite com a consciência tranquila. Inclusive tenho um amigo que passou por uma situação similar a sua mas com o sócio dele e quando conversamos sobre o assunto, ele sempre me fala que apesar de todo o trabalho e dificuldade que foi, ele não se arrepende nem um minuto de ter pago as dívidas e resolvido a situação toda Obviamente que se a dívida for impagável, não há o que ser feito, mas tendo a possibilidade eu acho que eu tentaria pagar. Enfase no acho, porque não estou no seu lugar e não passei por essa situação. Enfim, só me resta desejar toda a sorte do mundo e força pra você amigo :)
  2. Pessoal gostaria da opinião dos comensais! Iniciei a analise de alguns FIIs de tijolo, mais especificamente Shoppings. Nessa analise inicial eu observei alguns pontos: HSML11 - Tem uma taxa de administração em torno de 1.10% e uma taxa de performance com base em IPCA +6%: Pra esse caso, considerando que FIIs ja tendem a ser naturalmente protegidos pela inflação, meu entendimento é que essa taxa de performance aí é canalhice... Alguem tem algum contraponto pra eu considerar? HGBS11 - Este fundo tem a segunda menor taxa até o momento, 0.6% porém pelo que eu vi da lâmina ela não administra diretamente nenhum dos imóveis, ou seja ela basicamente escolhe o imovel, compra e depois deixa o administrador local tomar as decisões. Não me pareceu uma boa porque cara shopping pode ser administrado seguindo uma folosofia completamente diferente da outra. Novamente gostaria de algum contraponto caso alguem conheça o FII em questão. MALL11 - Este tem a menor taxa até o momento de 0.5% a.a e sem performance, mas lendo a lâmina, notei que 22% da área bruta locável dele consta como renda minima garantida, lembro de ter lido em algum lugar que renda minima garantida é um risco muito grande porque garante o dinheiro no curto prazo, mas quando acabar o período pode impactar os rendimentos se o imovel não for locado. XPML11 - Este tem taxa entre 0.75 e 0.95 com performance em IPCA+6 também, em termos de dividend yeld ele pagou em torno 8%aa o que, considerando que FII ja tem uma proteção natural contra a inflação, seria equivalente a um IPCA+8. Este fundo apesar da rentabilidade nada estraordinaria considerando outros FIIs bem mais volateis, foi (até o momento) o FII que tinha a maior quantidade de shoppings com lojas voltadas para a classe A e B tipo gucci, zara, hugo boss, etc além te ter fechado com vacância em 2.8 no terceiro trimestre. Então minha pergunta é: Voces conhecem esses fundos? Tem algum detalhe a mais que voces acham importante que eu dê uma olhada? Primeira vez analisando FIIs então quero ter certeza que não estou deixando passar nada.
  3. Misericórdia! E dorme como depois disso...hahahaha Como eu sou um cara mais de exatas, em um apocalipse eu sou o primeiro a morrer então nem me preocupo... hahahahahahaha
  4. @Fabrício Fredo Naciuk! Braba essa dica aí heim!! Muito bom mesmo... ja anotei aqui e vou incorporar à minha análise. :)
  5. Pois é... Detalhado eu não achei também. Mas assim de modo geral eu acredito que pelo menos na Klabin eu consegui chegar a respostas satisfatórias. Falta claro eu olhar as outras duas Irani e Suzano. Queria ja ter começado mas essa semana foi puxado...hahaha
  6. Então eu tenho que não estou sabendo...hahahaha
  7. Continuação: 5 - A empresa possui margem de lucro considerável? Dos últimos 10 anos, 5 foram com margens acima de 14% e somente 2 anos negativa (~20%) só que nesses dois anos foi pandemia em 2020 e 2017 (ou 18) foi muito em função do aumento to dólar e isso ocorre porque grande parte das dividas da empresa esta em capiral estrangeiro (esse período inclusive foi quando eles estavam investindo no projeto puma I) 6 - O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro? Minha conclusão foi que sim porque em 2023 ao identificar que a cotação do kraftline não estava muito boa, a empresa optou por diminuir a exportação desse produto e direcionou ele para utilizar no papelão ondulado que possuía margens maiores. 7 - A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro de pessoal: Sim, esta bem avaliada na love mondays com nota 4.1 de 5 sendo que este site é avaliado somente por funcionários de empresas (isso sem mencionar GPTW) 8 - A empresa tem boas relações com seus executivos? Não obtive muita informação sobre isso o que na minha interpretação é positivo, se tivesse noticias seriam possivelmente trocas não muito bem resolvidas então tendo a responder sim 10 - A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos (Eliminatório)? No meu ver também sim pois não consegui encontrar noticias nem fator relevantes de correção de DRE 12 - A empresa possui estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados? Sim, principalmente com o projeto Puma II mas também fiquei com a impressão de que a empresa esta buscando depender menos da comoditie e mais do produto industrializado. Por exemplo todos os gransdes investimentos atuais estão em mais complexos fabris ou desenvolvimento de produtos ao invez de aquisição de mais terras por exemplo pra extrair mais celulose. 16 - Qual o tag along dessa ação (adicionei essa)? 100% Essa aqui foi toda a analise que eu fiz da Klabin pelo Philip Fisher. :)
  8. Então suzano eu não cheguei lá ainda mas vi no ultimo video do Raul que eles estão investindo 22bi em uma fábrica nova (acho que foi isso)...hahahah
  9. @Daniel Freitas acho que a resposta é depende. Tudo depende do fato de voce estar ou não disposto a seguir estudando as empresas. Se voce ja atingiu o patrimonio que precisa eu não vejo problema em manter em RF agora tem o outro lado da moeda. RF acaba sendo mais complexo pra voce manter uma regularidade de rendas porque em tesouro é IPCA+ com juro semestral. A outra opção seria debenture que pode pagar mensal, mas se for pra colocar em debenture, mantem em ações (de novo na minha opinião) O meu plano (que eu não sei se não vai ser modificado) seria montar uma carteira diversificada agora pra construir patrimonio e quando chegar lá, migrar pra FII que paga renda mensal.
  10. Então @Adriana Zakzuk... Eu to sim, inclusive quando vi isso eu achei estranho e entrei em contato com o chat da AUVP. Até to devendo de passar exemplos pra eles... agora dia 15 quando eu for investir novamente eu vou comparar novamente. Em teoria eu acessei as duas plataformas as 11 horas... talvez os coleguinhas ai da AUVP foram mais rapidos que eu e cataram tudo...hahahaha Mas por exemplo eu achei IPCA+9 na XP e na AUVP tbm...tipo empatando as taxas. :)
  11. Outra coisas que eu observei. Cyrela tem mais de 900 processos sendo boa parte trabalhista: Uma empresa que tem menos de 3k funcionarios ter quase metade desse numero em ex funcionários processando, não deve ser muito legal não. Espero ter ajudado :)
  12. Oi Luis! Não cheguei nesta ação ainda e não sei exatamente em qual parte da "piramide invertida" voce estaria pensando para este ativo. Olhando pro setor de construção, eu acho ele relativamente cíclico se voce considerar que o aumento das vendas de imóveis em grande parte coincidem com a queda da selic pra facilitar o financiamento. O que eu quero dizer aqui é que eu acho que o setor de construção civil deve ser mais exposto aos ciclos de mercado então se eu fosse colocar essa empresa em algum lugar, seria no meio da piramide, não na base. No momento estou ainda olhando e analisando empresas da base somente, ou seja setores perenes como Materiais básicos :) Quanto a P&D pra CYRE3 eu não acho que eles não tem muito investimento nisso não, caso contrario estaria bem grande no site deles (olha o exemplo no site da klabin). O que eu consideraria pra essa empresa é o seguinte (mas to falando do alto do meu amadorismo...hahaha): O que eu reparei é o seguinte, O lucro liquido dessa empresa parece ocilar bastante e se voce olhar alguns anos ali 2015, 16 e 17 vai observar aumento de patrimonio e queda de lucro o que eu imagino que se deva a empreendimentos que eles construiram e que demoraram mais para serem vendidos. Então assim, eu não sei qual é o teu objetivo pra essa empresa, mas se for a construção de uma base de carteira, eu acho que eu não iria por esse caminho :)
  13. Olá Pessoal! Estou iniciando a montagem da minha carteira e para tal estou analisando as empresas que me interessei. A primeira por onde eu comecei é a Klabin e ao longo deste post vou colocar mais respostas mas no momento eu gostaria da opinião dos mais experientes se estou seguindo pelo caminho certo afinal é minha primeira vez...uhauahaua Enfim, segue abaixo: A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos? Aqui minha resposta para esta pergunta foi sim, isto se dá pelo fato de a empresa atuar não só com celulose, mas tamém na area florestal, produzindo papel e também produzindo embalagens. Além disso olhando o resultado dos últimos 10 anos a empresa sempre teve aumento de receita e lucro bruto. Tiveram 2 anos em que a empresa gerou lucro liquido negativo sendo 2015 (segundo RI da empresa isso de deveu a valorização do dolar ja que boa parte das dividas da empresa são em capital estrangeiro) e 2020 onde tivemos a pandemia o que acabou impactando varias cadeias produtivas. Então no meu ver, a resposta aqui seria SIM e os unicos momentos em que apresentou prejuizo, foi justificável. A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido exaustivamente explorado? Aqui minha resposta foi SIM também pois de acordo com a pesquisa que fiz da empresa ao longo dos anos ela investiu bastante na abertura de novas linhas de produção como o papelão ondulado e agora em 2023 na segunda fase do projeto puma II e produção de cartão branco. Aqui fica minha primeira duvida pois embora eu tenha entendido que sim, não tenho certeza se isso se enquadra como P&D Quais são os efetivos esforços da empresa em pesquisa e desenvolvimento em relação ao seu porte? Se eu entendi corretamente, essa informação está na apresentação que eu anexei aqui no slide 82 mas não tenho certeza se estou olhando pro lugar certo A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro de pessoal? Essa aqui foi a mais facil de responder, a empresa está no ranking da love mondays que avalia a satisfação dos funcionarios sendo que de 5 que é a nota maxima ela possui media de 4.1 Enfim, eu queria saber se estou no caminho certo :D Valeuu Apresentação Institucional 2T23.pdf
  14. Oi @Isabella Mezzeth Filippi Eu tenho a mesma questão que você, tenho conta na XP e as taxas de corretagem deles são bem altas mesmo pra renda variável. Então eu to planejando (quando montar minha carteira) começar a investir pela auvp que é sem taxas. Já a renda fixa, eu estou até surpreso mas a XP esta pau a pau com a AUVP o que me surpreendeu e por hora me fez manter meus investimentos em RF lá. Mas pra renda variável, as únicas que eu conheço sem taxas são a Nu invest (pelo menos era sem taxa quando usei) e agora a AUVP, mas tem muita gente que fala da clear.
×
×
  • Criar novo...