Jump to content

Cézar Busato

Turma 24
  • Interações

    513
  • Entrou

  • Última visita

7 Seguidores

Sobre Cézar Busato

  • Aniversário 03/26/1988

Visitantes recentes no perfil

908 visualizações de perfil

Conquistas de Cézar Busato

Monitor Prata

Monitor Prata (6/11)

  • Mão de Alface (Vai vender na primeira baixa)
  • Deu a melhor resposta para uma dúvida!
  • Em busca do tesouro!
  • Estudioso implacável!
  • Seus tentáculos estão por toda parte!

Badges recentes

1.1k

Reputação

1

Respostas da comunidade

  1. GGBR é a metalúrgica e a GOAU é a holding que tem participação da siderúrgica, basicamente os indicadores são os mesmos, mas a GOAU tem menor liquidez e paga dividendo trimestral. Ai tem que avaliar bem o que você pretende, eu tenho GOAU, não pensei muito profundamente na época mas te digo que foi um bom investimento. Mercado nojento com altos e baixos, tem que ter estômago para ele.
  2. Bela agricola vai no caminho da agrogalaxy, é cilada Bino. Agro não paga esse tipo de juro, pois se estiver repassando CDI+4,95 esta pagando no mínimo CDI+5,5% e a gente não aguenta esse tipo de juro. A gente pq eu vivo do agro.
  3. Na minha opinião, o ROE comparativo da empresa com o seu setor seria uma bela pergunta para por no diagrama, a porcentagem em si diz menos que o comparativo entre empresas. Aquele que no seu setor tiver um melhor aproveitamento dos recursos tende a se provar pelo tempo. O único cuidado é que é muito fácil maquiar o ROE contabilmente, e isso pode levar a armadilhas, então te-lo como indicador supremo pode gerar problemas.
  4. Eu sou agricultor, e a lavoura representa 99,9999% da minha renda, mesmo assim compro empresa do agro que faz exatamente o que eu faço no meu negocio, porem so compro quando julgo barato. No meu caso não vai fazer diferença, pois minha carteira de investimentos é irrelevante perto do negocio, o que eu gosto é que sei exatamente o que estou comprando e consigo avaliar profundamente o investimento.
  5. A BrasilAgro, Agro3, se tiver oportunidade de comprar terras, com certeza vai aumentar capital, já era para ter feito isto, porém não está fácil arrumar terras baratas com oportunidade de valorização expressiva como quando a operação começou, o Fit da empresa é comprar terras, valoriza-las e vendê-las com ganhos enormes, acredito que com o senário atual do agro grandes oportunidades surjam e aí a empresa vai aumentar capital e sentar o cacete comprando terras. Na região que eu moro, que é o Oeste da Bahia as valorizações que a BrasilAgro obteve foram na ordem de 6x, fizeram excelentes negócios, porém o modelo de Real Estate depende do senário imposto pelos Commodities agrícolas.
  6. Tem que olhar a fundo, pra não passar apavoro!!
  7. Para saber se é oportunidade ou problema tem que olhar os números, os ativos e entender o que aconteceu, o melhor é sempre olhar o portfólio do fundo, isso importa mais que DY ou se caiu ou subiu em um curto espaço de tempo, pode ser um problema sistêmico, como o de alguns fiáveis que tinham muitas dívidas duvidosas, ou apenas alguém que fez um belo saque e derrubou o fundo para por na Renda Fixa, olhando o fundo me parece bem grande e diversificado. mas vale muito a pena gastar tempo olhando as entranhas do fundo. procura a lâmina de ativos do fundo, você vai ver que ele tem uma vacância financeira de 6% gerada principalmente pela inadimplência da empresa We Work, algo que merece ser estudado, mas como a queda é de 15% esse valor já estaria embutido na taxa de desconto do valor da cota.
  8. Eu também agrupo os setores, mas é difícil de fazer o acerto na hora das compras. Como as perguntas podem influenciar na proporcionalidade, reduzindo a nota de quem está com uma proporção maior?
  9. Até hoje eu não sei o que são estas cartas.
  10. Taesa vai exigir paciência do investidor, a alavancagem é alta, possivelmente o pagamento de tantos juros afete os dividendos, mas não teria o risco de quebra ou algo tão drástico, mas se os juros continuarem aumentando pode dar dor de barriga. porem a empresa está bem descontada, o que pode ser levado em consideração dependendo da estratégia de cada um.
  11. Um ponto a levar em consideração é quanto o setor representa na sua carteira, para não acabar como eu que tive mais de 70% do patrimônio empenhado no setor financeiro, a não ser que seja o seu plano. O meu não era mas fui comprando bancos e seguradoras pois me parecia sempre uma boa ideia, depois passei muito tempo aportando para reduzir a exposição percentual no setor financeiro na minha carteira. Particularmente eu gosto de comprar mais de uma empresa do mesmo setor para reduzir o risco de má administração das empresas bem como para aproveitar a mais descontada da vez, não consigo me ver acertando a melhor empresa no longo prazo, logo compro as que tem mais chances se o setor permitir, acabo tendo que ler mais balanços. Mas por hora não tenho tido problemas com isso. Hoje com um pouco mais de experiencia estou tendendo a investir em uma única empresa de alguns setores como celulose e agricultura, mas isso não é realidade para financeiro e elétricas.
  12. Eu sou minimalista em roupas, calçados e acessórios, tem areas que não consigo, adoro cozinhar e minha cozinha tem muito equipamento caro, tanto de gastronomia como equipamento de barista, acredito no minimalismo, mas ainda não consegui ser minimalista em tudo. Uma coisa que prezo mesmo nos meus exageros é não ter coisas repetidas, prefiro ter um ótimo que 3 ruins, nem sempre é tão fácil não ter as coisas, mas tentar ter o mínimo é sempre mais econômico. Pelo menos tendo uma cozinha bem equipada eu economizo muito com restaurante. E ainda tenho um Hobby saboroso.
  13. Caixa vem mostrando consistência nos números, mas o mercado encara a empresa com desconfiança, qualquer sinal de problema a empresa pula igual a um burro bravo, BB seguridade vai igual a um navio e Caixa parece um caiaque.
  14. Saber se foi bom ou mal negocio vender é difícil, pelo que eu pude ver ate agora vender sempre perde de esperar se os números da empresa forem bons, o lance é ficar olhando os números. E entender os riscos inerentes de cada negocio, Vale não é empresa simples de se investir pode dar um monte de problema na operação, é regida por ciclos, depende muito da macro economia e de China também. Vale faz parte de um mercado nojento e cíclico, é cheia de problemas como barragem que estoura e tudo mais, porem a empresa produz minério com um dos menores custos do mundo, eu estava estudando os números da empresa e quando chegou na parte do custo de produção fiquei admirado, pois hoje minério esta com preços baixos e mesmo assim o custo de extração + frete é de U$ 44,00 por tonelada e o minério esta cotado a U$ 80,00. É muita lenha para queimar, não é uma empresa fácil de se ter na carteira, vai exigir o sangue de uma barata, mas é interessante de observar os números. Uma coisa que se fala em videos de YouTube é que Vale tem outros metais, mas em dinheiro não representam nem 20% do total do movimento, a empresa é totalmente dependente do minério de ferro mesmo. Não sei se cabe na carteira do pequeno investidor, mas que a Vale tem números impressionantes é inegável. Eu tenho vale, mas eu me pelo de medo dela.
  15. A analise dos fundamentos e os momentos de queda é exatamente o que gera oportunidade, hoje eu to agoniado de não ter dinheiro em caixa pra comprar, bolsa caindo, algumas empresas que estão em um ótimo momento derretendo. Pra empresas boas é promoção, mas se a pessoa não esta preparada fica so o pânico mesmo.
×
×
  • Criar novo...