Jump to content

Bolívar Luiz

Moderador em treinamento
  • Interações

    839
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Respostas da comunidade

  1. Bolívar Luiz's post em preço da ação foi marcado como a melhor resposta   
    Noite, @Suytiberto Ribeiro! 
    Basicamente, o que nossos amigos estão indicando é:
    Avalie os indicadores de valuation.
     

     
  2. Bolívar Luiz's post em Dúvida - Compra Fracionada CSPX foi marcado como a melhor resposta   
    Opa, @Luis Henrique Batista Arantes! 
    Beleza? 
    Pelo que pesquisei, você precisa ativar uma permissão para sua conta poder operar no mercado fracionário no Portal do Cliente. Realize o log in no site deles, clique no ícone do usuário no canto superior direito e então em "Settings" (configurações) onde você vai ver "Trading Permissions" (Permissões de negociação).

    Assim, as ações e ETFs elegíveis vão ficar disponíveis para compra e venda fracionada.
    Espero que ajude.
  3. Bolívar Luiz's post em Ajuda com criar perguntas no diagrama do cerrado foi marcado como a melhor resposta   
    @Vitor Will
    De maneira geral, se ainda não tem confiança pra inserir perguntas novas no diagrama, é melhor não fazer por enquanto. 😅
    Mantenha em mente que as perguntas são medidoras de risco e resiliência, e isso pode ser individual. Por exemplo:
    Quem está na fase de viver de renda, vai ter uma pergunta de DY. Pra quem está na fase de acumulo, tanto faz. Há também quem ache um ROIC mais importante que um ROE, etc.
    Conforme você vai estudando e pensando sobre as perguntas que já tem como modelo, você vai definindo aos poucos quais características fazem sentido observar para avaliar a segurança de uma empresa.
  4. Bolívar Luiz's post em Comparativo entre Bancos foi marcado como a melhor resposta   
    @Sérgio Da Luz Daher Não necessariamente.
    Talvez a ação PN de uma empresa seja mais interessante pra você do que a ON dela, mas de outra empresa a ação ON seja mais interessante. Nesse caso, você deve comparar os papéis que julgou mais vantajosos para sua estratégia.
    Mas, de qualquer forma, isso serviria para comparar mais indicadores do preço da ação e de D.Y. No caso, ele estava comparando o tamanho e crescimento, isso não vai mudar se for uma ação 4 ou 3. O crescimento, a receita, os lucros, o tamanho da empresa vai continuar sendo o mesmo pois o ticker só indica o tipo de participação que você tem naquele negócio, concorda?
  5. Bolívar Luiz's post em Dividendos de BDR's e Declaração de Impostos Retidos foi marcado como a melhor resposta   
    Bom dia @Guilherme De Morais Bessa
    O lançamento do BDR na aba Bens e Direitos o lançamento é feito no Grupo 04, Código 04. 
    Com relação aos dividendos, nos portais das instituições custodiantes desses BDRs você consegue os informes de rendimentos que provavelmente constará como efetuar os lançamentos. 
    Os informes de rendimentos foram liberados pelas empresas empregadoras, bancos, corretoras etc em 28/02/2025. São os bancos e empresas que registram as movimentações de compra e venda de ações e cotas. Abaixo seguem alguns links que uso para "pegar" os meus documentos. Caso você nunca tenha usado, vai precisar se cadastrar para ter acesso aos documentos:
    Portal Bradesco: https://documentosdigitaiscustodia.bradesco/ Portal Itaú: https://correspondenciasdigitais.itau.com.br/login Portal BTG Pactual: http://www.btgpactual.com/portaldocotista/login Portal Vórtx: https://one.vortx.com.br/investidor Portal Hedge: https://portal.hedgeinvest.com.br/#/login Algumas empresas mandam os informes de rendimentos por e-mail ou mandam e-mail avisando que o informe está liberado e mostram o caminho para obter. De qualquer maneira você pode buscar no Google por informe de rendimentos + TICKER, também pode entrar no RI das empresas e Fundos que lá terá indicação de onde obter o informe de rendimentos.
    Sugerimos também baixar os informes de rendimentos fornecidos pelas Corretoras e no Portal do Investidor B3 (https://www.investidor.b3.com.br/area-do-investidor).
     
     
  6. Bolívar Luiz's post em 175K MASTER foi marcado como a melhor resposta   
    Olá, anônimo. Além de estar coberto pelo FGC (como apontaram nossos amigos @Antonio De Matos Teixeira Neto @Rodolfo Antonici e @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo), o que significa que você receberia tranquilamente o valor aportado + rendimentos até a data de falência, também gostaria que refletisse sinceramente: Quais são as chances do Banco Master quebrar até 2026, ano que vem, por exemplo? Ou 2027? 2028? 2029? E quais as chances de ninguém comprar ele (e adquirir as obrigações)?
    Vamos ver como anda a saúde da instituição:

     
    Embora o Índice de Basiléia esteja apertado, o Banco Master, até onde sei, sempre operou com esse índice mais arriscado. 
     

     
    Vamos dar uma olhada nos lucros, então.
     

     
    Tudo certo por aqui.
    Claro, essa é uma análise bastante superficial. Para fazer uma análise mais complexa, precisaria de mais tempo, mas me parece que se você não temia antes, não tem porquê começar a temer agora. Apenas lembre de diversificar mais a parte dos seus investimentos na renda fixa se de fato as aplicações no mesmo emissor estão representando uma parte excessivamente expressiva do seu patrimônio.
    Bônus:
     
  7. Bolívar Luiz's post em Vale a pena sair desse fundo? foi marcado como a melhor resposta   
    Fala, @Willian Piantkoski!
    Estava lendo as respostas dos nossos amigos @Marcelo Ferraz Dos Santos, @Rafael Antunes Teixeira Silva, @Barbara Valeria De Abreu Lavor e @Paulo Ricardo Lima e observei que seria produtivo revisar alguns conceitos fundamentais da reserva de emergência. Vamos lá:
    80% da reserva de emergência em uma alocação, seja ela cofrinho, Tesouro Selic, caixinha ou o que for é um número alto demais.
    A função da reserva de emergência não é render, pois não é um investimento. A reserva de emergência é uma forma de proteção do seu patrimônio e do seu bem-estar que vai ser poupada com o único objetivo de atender você e seus dependentes em situações imprevistas ou emergenciais. Por isso, a maior parte (pelo menos uns 50%) deve estar na conta corrente de um bancão varejo com um número abundante de agências físicas espalhadas por todo o território nacional.
    Já a outra metade, recomendo que deixe uma parte em dinheiro físico. Se restar algo, aí sim fica a seu critério escolher uma ou mais das seguintes opções:
    Tesouro Selic; Poupança; Caixinha de bancos com liquidez imediata ou diária; CDB de liquidez diária emitido por um bancão (não custodiado. Emitido) e coberto pelo FGC, Note que mesmo quando aportadas em algum título de investimento, ele deve ser de segurança máxima (proteção do FGC ou título emitido pelo governo) e liquidez diária ou, preferencialmente, imediata 24/7 independente de render menos que outros títulos.
    A reserva deve atender no mínimo 6 meses da somatória dos seus custos fixos e prazeres médios. Por causa da inflação, o valor ideal da reserva sempre vai aumentar com o tempo, o que significa que é uma ideia interessante que os rendimentos da parte alocada alguma aplicação sejam usados para manter o montante atualizado.
  8. Bolívar Luiz's post em gostaria de uma opinião de vocês em relação ao diagrama do cerrado. foi marcado como a melhor resposta   
    @Hallan Tonny Liscoski 
    Na minha visão:
    ETFs de ações são cadastrados ações estrangeiras ETFs de renda fixa são renda fixa estrangeira (mesmo que ETFs sejam ativos de renda variável).
  9. Bolívar Luiz's post em Qual investimento liquidez diária sem as taxas que o raul falou no video de hoje? foi marcado como a melhor resposta   
    @Luiz Andre Zampieri @Andre Nonaka Madeira
    É um fundo de investimentos exclusivo do BTG chamado BTG PACTUAL TESOURO SELIC BLACK FI RF.
    A possibilidade de investir até R$5MM nesse fundo é um dos benefícios listados do cartão Black do BTG.
  10. Bolívar Luiz's post em ETFS Globais, preciso de opiniões para me ajudar a pensar. foi marcado como a melhor resposta   
    Olá, @Matheus Ramos!
    Cara, está bastante diversificado em setores, classes de ativos e países diferentes. Mesmo se tiverem ativos repetidos em alguns ETFs, não vão representar grande coisa na carteira total.
    Achei bem legal. 
  11. Bolívar Luiz's post em Comunicações das cotas de FII's foi marcado como a melhor resposta   
    Boa tarde, @Juliana Eneas. Tudo bem, e com você?
    Esse é um aviso sobre o direito de subscrição. Se estiver disponível, aparecerá na tela de "Subscrições" da sua corretora.
    A aula que ensina sobre isso é a Aula 11 do Módulo 4 - Proventos.
    Vale lembrar que a definição da subscrição acontece um bom tempo antes do período de aceitação, o preço da cota é feito com base nas necessidades do Fundo, do preço atual e da perspectiva futura dele (entre outras coisas), e pode acontecer do preço cair quando chegar o período de aceitar ou não a subscrição.
  12. Bolívar Luiz's post em Ajustar carteira internacional foi marcado como a melhor resposta   
    Bom dia, @Thiago Alberto Gomes.
    Se as empresas que você quer vender continuam com bons fundamentos, engole a vontade e vai apenas aportando nos ETFs e balanceando sua carteira a longo prazo. Se realmente elas não forem mais ser contempladas na sua estratégia, basta tirar a nota delas do Diagrama e seguir os aportes normalmente.
    Durante essas dúvidas, pode ser uma boa ideia dar uma revisada no último módulo do curso para refletir sobre como proceder.
  13. Bolívar Luiz's post em Analise de Açoes Philip Fisher foi marcado como a melhor resposta   
    @Gustavo Dias Jesus Eu diria que funciona pra ter uma base a partir da qual serão feitas pesquisas manuais, mas todas as informações devem ser checadas, pois I.As podem passar informações erradas ou conclusões equivocadas.
    Não substituiria fazer minha própria pesquisa acessando pessoalmente documentos, etc. mas ajuda muito a saber por onde começar a ver.
  14. Bolívar Luiz's post em Venda de ativos no exterior foi marcado como a melhor resposta   
    @Rennan Meneses De Araújo
    Tem que baixar o GCAP (no caso, por estarmos em 2025, devemos baixar o de 2024). https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/gcap
    Acredito que a aula de Investimentos Internacionais no módulo bônus Imposto de Renda disponível em https://www.aulasauvp.com.br/start lhe será muito útil!
    Abraços.
  15. Bolívar Luiz's post em Investimentos internacionais foi marcado como a melhor resposta   
    @Thobias Nunes Frigini tudo bem?
    Sim, pode. As aulas estão sendo regravadas e as novas vão considerar a Conta Internacional de Investimentos do BTG Pactual no conteúdo.
    Ademais, como clientes na base da AUVP Capital, temos acesso aos seguintes valores de corretagem:
    Ordens de US$20,01 até US$100 = US$1,00 Ordens de US$100,01 até US$1.000 = US$1,25 Ordens de US$1.000,01 até US$2.000 = US$2,50 Ordens acima de US$2.000,01 > = US$3,75 Espero ter ajudado!
  16. Bolívar Luiz's post em Balanciamento de carteira X Oportunidade. foi marcado como a melhor resposta   
    Boa tarde, @Matheus Rodrigeus Silva.
    Como nosso amigo @Ricardo Ochoa Pachas apontou, justamente por esse FOMO (medo de perder uma oportunidade), o melhor a se fazer é deixar com que o Diagrama do Cerrado faça essa gestão. Ele identificará quais ativos dentro do nosso portfólio apresentam oportunidade quais não apresentam. Não há porquê desbalancear mais a carteira, pois lembre-se, se você já tem uma exposição elevada naquilo, significa que você está correndo um risco maior do que deveria pelas suas próprias métricas de segurança pelo tamanho da sua exposição no ativo.
    Abraços.
  17. Bolívar Luiz's post em commodities - soja e milho na bolsa foi marcado como a melhor resposta   
    Olá, @Enio Bianchi Freitas.
    Não sei dizer. Talvez a AUVP Agro tenha algum conteúdo relacionado ao assunto e, se não tiver, pode ser legal acompanhar e interagir lá que eles lêem os comentários e fazem um conteúdo legal.
    Desculpe, não tenho conhecimento nenhum sobre isso. Sugiro que busque a Agrifatto para saber mais sobre os contratos.
    Mais uma vez, lamento não saber como ajudar mais. Forte abraço.
  18. Bolívar Luiz's post em Como interpretar a tabela de ganhos do tesouro direto? foi marcado como a melhor resposta   
    Boa tarde, @Bárbara Dal Pont.
    Rentabilidade contratada acumulada anualizada = Taxa equivalente a um ano; Rentabilidade contratada acumulada = Desde a aplicação até hoje. Mas seus números me parecem estranhos. 86,24% de rentabilidade em um ano? Deve ser algum bug do site.
  19. Bolívar Luiz's post em LCI e LCA foi marcado como a melhor resposta   
    Bom dia, @Giovani Vargas De Oliveira Silva! Vamos lá, temos algumas coisas importantes para tratar sobre isso:
    Tenho a impressão que você está considerando que, com a Selic a 14,75%, um título de 40 dias a 138% do CDI lhe renderia 20,35%, então se você investisse R$1.000 retiraria R$1203,50, mas não é bem assim.
    Primeiro que ambas as taxas são anuais. Ou seja, pra você retirar esse valor, o título deveria render por um ano, mas ele vai vencer em apenas 40 dias.
    Segundo, 138% do CDI é o equivalente que um título tributado precisaria oferecer pra render tanto quanto esse LCI. Na verdade, ele rende 107% ao ano... com duração de 40 dias. Vai render troco de pão.
    Além do mais, como vimos na aula de contrafluxo, uma taxa de juros muito alta pode gerar boas oportunidades de títulos com taxas de rendimentos prefixadas a um prazo mais longo, pois você trava uma rentabilidade mais alta por um tempo maior frente à oscilação e (possível) queda da taxa Selic.
    Não tem muito sentido em investir em títulos tão curtos assim a não ser para usar o dinheiro em alguma meta logo após o vencimento do título e, se bem entendi, seu objetivo é realmente esse. Deixar os valores destinados a aportes futuros nessa LCI até terminar as aulas, é isso? Bom, nesse caso, na minha opinião não é uma boa ideia. Acompanha meu raciocínio:
    Esses títulos são do mercado secundário. Não sei quanto dinheiro você tem parado esperando pra aplicar, mas esses estoques esgotam rápido e já vejo ali que o limite dele é de R$50 mil. Mas esse ponto é o de menos. Vejo que você não terminou ainda todas as aulas. Apesar de ter terminado o módulo de renda fixa, lembre que revisão e demais aulas contribuem no seu conhecimento geral e, consequentemente, na sua capacidade analítica. Por isso, considero que o Tesouro Selic ou um CDB de liquidez diária emitido por um bancão varejo continuam sendo sempre as opções mais adequadas. Banco Master ou Banco Original são instituições com operações mais arriscadas. Independentemente do seu perfil de investidor, é imprudente se arriscar antes de terminar os estudos e absorver o conteúdo, portanto adote uma postura extremamente conservadora por enquanto. 
    "Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1." rsrs
  20. Bolívar Luiz's post em Small11 faz sentido? foi marcado como a melhor resposta   
    @Ademilton Carvalho. Justo. É que tem muita empresa pequena que considero muito ruim, mas só por ser pequena já tem uma participação no ETF. Uma ou outra é inevitável, mas quando acumula...
    Quanto a ETFs de small caps, ainda não tenho uma posição montada no exterior, mas posso te listar alguns que podem valer a pena dar uma aprofundada depois:
    SLY - Investe em Small Caps contempladas no S&P600 SmallCaps Value Index, que busca empresas com alto potencial conforme sua relação de preço, vendas e lucro e pondera por capitalização de mercado ajustada pelo float; AVUV - Historicamente apresenta bons resultados. Fundo de gestão ativa focado em small caps com alto potencial de valorização de diferentes setores de mercado e de setores industriais; IJS (iShares) ou VIOV (Vanguard) - Small caps analisadas como abaixo do seu valor real de mercado quando comparadas a outras companhias; IJT (iShares) ou VIOG (Vanguard) - Exposição a small caps americanas com expectativas de crescimento acima da média em relação ao mercado; VSS - Exposição a small caps globais exceto empresas dos EUA, seguindo o FTSE Global Small Cap ex US Index; SCZ - Small caps globais de países desenvolvidos na Europa e Oriente; DFE - Small caps europeias pagadoras de dividendos. Espero que seja útil nos seus estudos!
  21. Bolívar Luiz's post em ⁉️Banco Master para quem tem menos⁉️ foi marcado como a melhor resposta   
    Boa tarde, @Paulo Ricardo Lima
    Na minha opinião, faz muito! A renda variável varia bastante, mas, selecionando bons ativos, tem retornos muito legais a longo prazo!
    Além do mais, como alguém que não gosta de riscos, você deveria ficar muito incomodado em deixar sua posição inteira apenas no Banco Master, mesmo que seja através de uma emissão de títulos de renda fixa.
    Vejo que você é da turma mais recente, então incentivo a terminar todos os módulos e entender os benefícios de cada ativo na composição estratégica da sua carteira.
    Forte abraço!
  22. Bolívar Luiz's post em Característica comportamental. foi marcado como a melhor resposta   
    Bom dia, @Leonardo Rezk Cunha.
    Nesse estudo, foi comparada a rentabilidade de uma pessoa que aportava mensalmente independente da cotação (dollar cost averaging) com alguém que só comprasse quando uma ação estivesse quando a ação estivesse na maior baixa entre duas altas históricas (buy the dip), ou seja, ela seria capaz de saber exatamente o momento de baixa máxima pra comprar.

    Os pontos vermelhos no gráfico representam os momentos de compra de quem aportou apenas nas mínimas entre duas máximas históricas.
    Como pode ver, mesmo com a clara vantagem da onisciência, aportes regulares ainda assim ganharam em rentabilidade.
    Como nós gerimos uma carteira com múltiplos ativos, a mesma coisa pode se aplicar na nossa carteira: Aportes regulares vão ser a opção mais rentável.
    Além disso, alguns ativos, mesmo quando em queda, nem sempre vão necessariamente representar a melhor oportunidade dentro dos ativos que temos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que, para se livrar desse viés de só comprar algo na queda e nunca quando está se valorizando, deixe com que o Diagrama do Cerrado faça essa gestão por você. Ele provavelmente vai ser mais eficiente em identificar as oportunidades que estão sub-representadas na nossa carteira e como gerir ela de maneira segura.
    Forte abraço!
     
    Fonte:
    https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/
  23. Bolívar Luiz's post em PRA QUEM NÃO TEM 50K VALE APENA CONTA INTERNACIONAL INTER foi marcado como a melhor resposta   
    @José Márcio
    Falávamos do valor de R$50k investidos no Brasil pois isentava da taxa de manutenção da Conta Internacional de Investimentos do BTG Pactual. 
    Contudo, atualmente estamos isentos dessa taxa a partir de qualquer valor. Seguem os custos atuais para nós da base da AUVP Capital:
    Ordens de US$20,01 até US$100 = US$1,00 Ordens de US$100,01 até US$1.000 = US$1,25 Ordens de US$1.000,01 até US$2.000 = US$2,50 Ordens acima de US$2.000,01 > = US$3,75 O valor da corretagem depende do volume negociado, tanto para compra quanto para venda. O valor mínimo negociado é de US$20,00, tendo o custo de corretagem a partir de US$1,00. Ordens fracionárias possuem o mesmo custo das ordens inteiras.
    Espero que ajude.

  24. Bolívar Luiz's post em Corretora investimento internacional ? foi marcado como a melhor resposta   
    Bom dia, @Ruan. Complementando nosso amigo @Gustavo Bervian Brand.
    O link passado é realmente muito interessante para se comparar contas internacionais diferentes, inclusive a do BTG, mas nele não consta os benefícios de usar Conta Internacional BTG como cliente da base da AUVP Capital. Seguem algumas considerações:
    Investimentos em Ações, ETFs, REITs etc na Bolsa americana, pela qual você pode se expôr ao restante do mundo por meio de ETFs globais negociados lá.
    Seguem os valores da taxa de corretagem:
    Ordens de US$20,01 até US$100 = US$1,00 Ordens de US$100,01 até US$1.000 = US$1,25 Ordens de US$1.000,01 até US$2.000 = US$2,50 Ordens acima de US$2.000,01 > = US$3,75 O valor da corretagem depende do volume negociado, tanto para compra quanto para venda. O valor mínimo negociado é de US$20,00, tendo o custo de corretagem a partir de US$1,00. Ordens fracionárias possuem o mesmo custo das ordens inteiras.
    Espero que ajude a decidir!

  25. Bolívar Luiz's post em GRND3 x VULC3 foi marcado como a melhor resposta   
    @Giovanni Cunha
    O payout de 2023 foi não recorrente. Lembro que a BB Seguridade também já fez um payouts expressivo desse gênero e é uma empresa sólida. Não estou dizendo que GRND3 = BBSE3, estou dizendo que você tem que pesquisar o porquê esse pagamento foi feito dessa forma pela GRND3. Pelo que vi, foi em conta do saldo remanescente de dividendos do exercício social desde 2016.
    Não analisei nenhuma das duas empresas, então mesmo que pesquise agora pra te responder, meu entendimento provavelmente seria mais superficial que o seu, que estudou por mais tempo, então gostaria de auxiliar de outra forma...
    Imagino que você já tenha usado o comparador de ações da AUVP analítica ou algum outro site pra comparar os indicadores das empresas e auxiliar em escolher qual das duas tomar, certo?
    Bom, se mesmo assim você ficou num impasse, talvez uma boa ideia agora seria entender o porquê os indicadores delas são como são. Ou seja, não simplesmente aceite que o indicador está pior, dê uma olhada se ele é historicamente pior ou se é momentâneo ou se elas sempre ficam no "pau-a-pau" e, além disso, tente entender o que está fazendo aquele indicador estar menor ou maior naquele momento. Por quê o preço está mais caro? Por quê a margem líquida foi menor aqui? Qual é a estratégia de alavancagem e endividamento e os limites dentro dos fundamentos da empresa? Etc.
    Abraço!
×
×
  • Criar novo...