Já que a inflação do Brasil está menor do que a de muitos países desenvolvidos, nas últimas semanas vem sendo propagado matérias de cunho até sensacionalistas, podemos dizer. Ao olhar somente essa métrica de inflação, nos faz pensar que estamos melhores que uma das maiores potências mundiais, como os EUA, certo? Com certeza! Mas infelizmente não é só esse o parâmetro que devemos observar. “A economia não é um jogo de soma zero”.
Em setembro de 2022, a inflação medida pelo IPCA para 12 meses fechou em 7,17% no Brasil. Nos Estados Unidos, o CPI (Cost Performance Index), que é o Índice de Preços ao Consumidor de lá, no mesmo intervalo fechou em 8,2%.
Sabe qual outro país está com a taxa de inflação menor que a dos EUA? Bolívia. A Bolívia atingiu recentemente a menor taxa de inflação DO MUNDO (1,8%) - o que é um marco histórico, já que é um país com grandes problemas inflacionários. Ao ressaltar isso, é importante observar que a Bolívia possui há tempos uma política que adere a uma conduta para controlar a inflação parecida com a que aderimos temporariamente nesse momento, no Brasil - que seria segurar os preços dos serviços administrados pelo setor público (como o combustível), e reduzir os impostos. Você acha que há algum tipo de paralelo entre o controle de inflação que estamos vendo atualmente no Brasil, com o controle de inflação dos EUA (país com políticas mais liberais - e que tem como responsável principal o Banco Central para controlar a inflação) ? ✅ Lembrando que esse tipo de medida - de controlar preços “artificialmente” os preços administrados, como fazemos aqui no Brasil (e como fazem na Bolívia há décadas, mas de uma forma mais extrema, claro) não é uma prática comum nos EUA, porque eles preferem deixar isso para o Banco Central , que tem sua autonomia por lá. Na sua opinião, é melhor para o país adotar práticas mais liberais ou políticas emergenciais como essas (que, por enquanto, conseguiram baixar a inflação)? 👇👇👇