Jump to content
  • 0

Eficiência ou crescimento?


Edison Luis Paulini

Pergunta

Bom dia, sardinhada!

Eis um ponto que não tenho uma opinião formada ainda mesmo lendo relatórios e entendo números de maneira não isolada.

O que seria mais atrativo e/ou coerente? Uma empresa estável de certa forma ou performa com belas margens ou uma empresa que apesar de não ter margens grandes (estando dentro da média do setor em que ela se encontra) apresenta um constante aumento de receitas e lucros?

Alguém tem algum opinião sobre ou pontos a se considerar nessa avaliação?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Edison Paulini disse:

O que seria mais atrativo e/ou coerente? Uma empresa estável de certa forma ou performa com belas margens ou uma empresa que apesar de não ter margens grandes (estando dentro da média do setor em que ela se encontra) apresenta um constante aumento de receitas e lucros?

Olá Eddy!

Nesse exemplo hipotético, ambas as empresas estão no setor há muito tempo ou são "novas"?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Chegando aqui pra dizer que...não sei. (que grande utilidade, em?)

Mas tipo...não sei pelo motivo que eu coloco esses 2 parâmetros com o exato mesmo peso, tanto no diagrama na hora de dar nota quanto na hora de avaliar qual a melhor (ou melhores) empresas do segmento que quero investir...

Pra mim ambas são essenciais!

Talvez se a questão tivesse foco num setor específico, seria mais fácil decidir quais indicadores importam mais.

Editado por Nelson Pimentel Carriati
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Chegando aqui pra dizer que...não sei. (que grande utilidade, em?)

Mas tipo...não sei pelo motivo que eu coloco esses 2 parâmetros com o exato mesmo peso, tanto no diagrama na hora de dar nota quanto na hora de avaliar qual a melhor (ou melhores) empresas do segmento que quero investir...

Pra mim ambas são essenciais!

Talvez se a questão tivesse foco num setor específico, seria mais fácil decidir quais indicadores importam mais.

Fala, Nelson!

Estou pensando em critério de escolha. Pegando esses dois indicadores como desempate por assim dizer. Uma empresa está estável nos lucros com margens e eficiência altíssimas e a outra não está estável no sentido de que seus lucros e receitas crescem ano após ano mas com margens de eficiência distantes da primeira empresa que não cresce mas ainda lucra de maneira eficiente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Hmmm olha, pra desempatar...

Se eu já estivesse na fase de viver de renda....ou razoavelmente próximo, eu escolheria a ação de margens e eficiência alta, pois seria um momento mais conservador do investimento e uma empresa assim parece estar mais consolidada no mercado...

Mas, se ainda estou na fase de acumulação e tenho muitos anos pela frente, a empresa com crescimento de receita, apesar de mais arriscada, possivelmente pode oferecer retornos substancialmente maiores a longo prazo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Hmmm olha, pra desempatar...

Se eu já estivesse na fase de viver de renda....ou razoavelmente próximo, eu escolheria a ação de margens e eficiência alta, pois seria um momento mais conservador do investimento e uma empresa assim parece estar mais consolidada no mercado...

Mas, se ainda estou na fase de acumulação e tenho muitos anos pela frente, a empresa com crescimento de receita, apesar de mais arriscada, possivelmente pode oferecer retornos substancialmente maiores a longo prazo.

Ótimos pontos. 

Valeu por agregar, amigo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Edison Paulini disse:

Pensando em duas já velhinhas de guerra no mercado.

Olá Eddy! Desculpe a demora para responder. 

Olha, acredito que ambas sejam boas termos na carteira. A empresa mais estável trará mais segurança, será uma escolha mais conservadora na minha visão.

Agora a empresa que está crescendo poderá trazer ótimos frutos no futuro. 

Isso, claro, se as empresas fizerem sentido para você e depois de estudar os fundamentos, ok?

Espero que isso o ajude de alguma forma. Abraços 🤗 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá Eddy! Desculpe a demora para responder. 

Olha, acredito que ambas sejam boas termos na carteira. A empresa mais estável trará mais segurança, será uma escolha mais conservadora na minha visão.

Agora a empresa que está crescendo poderá trazer ótimos frutos no futuro. 

Isso, claro, se as empresas fizerem sentido para você e depois de estudar os fundamentos, ok?

Espero que isso o ajude de alguma forma. Abraços 🤗 

Imagina, carinha!

Valeu pelos pontos. Me ajudou a refletir melhor aqui no que fará sentido para a carteira  =)

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...