Jump to content
  • 0

CONTRA FLUXO E A MONTAGEM DA CARTEIRA DE RENDA FIXA

Ronistely Santos Rizzaldo

Pergunta

Olá galera...

Boa tarde ...

Caracas, buguei na aula do terceiro módulo, contra fluxo e montagem da carteira de renda fixa. 

Aconteceu esse bugue com mais alguém, ou a peça aqui atrás do computador é que esta com a calibragem desregulada? 

Esse diagrama ou fluxograma é para montagem de renda fixa, porque não entendi quando o Raul faz o balanceamento e depois entra no BTG para realizar a compra!?

Nota: já assisti o modulo dessa aula 3x :/

• Brabo 3
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Ronistely Santos Rizzaldo disse:

Olá galera...

Boa tarde ...

Caracas, buguei na aula do terceiro módulo, contra fluxo e montagem da carteira de renda fixa. 

Aconteceu esse bugue com mais alguém, ou a peça aqui atrás do computador é que esta com a calibragem desregulada? 

Esse diagrama ou fluxograma é para montagem de renda fixa, porque não entendi quando o Raul faz o balanceamento e depois entra no BTG para realizar a compra!?

Buguei demais também nessa aula, e a de marcação a mercado também. Ainda não colou na memória kkkk

Editado por Ludmyla Cruz Da Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ronistely Santos Rizzaldo disse:

Olá galera...

Boa tarde ...

Acrescentando ao @Matheus Keitaro.

Pra você tentar entender como algo pratico tambem... 
Entre no seu banco e olhe as taxas pagas por um CDB, vamos supor que está 11% em média...

Esse resultado se dá devido a inflação e a taxa selic esterem altas...
Vamos supor que você compre esses títulos e a taxa selic em 1 ano estaja pela metade

Quando você quiser investir e olhar seu app, estará o Mesmo CDB oferecendo uma taxa de 5.5%, significa que quem comprou no ano anterior está tendo o dobro de rentabilidade...

Ao mesmo tempo com a inflação baixa, outros títulos terão melhores resultados... Que volta ao que o matheus citou

Imagina aproveitar a selic baixa e comprar titulos pagando 130% do CDI, caso ele volte a 11%a.a você terá uma rentabilidade de aproximadamente 15.3% a.a

Espero nao ter me confundido nem te confundido kkkkk 
Abraços

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
58 minutes ago, Matheus Keitaro disse:

Boa tarde @Ronistely Santos Rizzaldo!!

A ideia do contrafluxo é justamente de investirmos em títulos em que a galera praticamente não esta comentando/especulando.

Como exemplo, pense numa Taxa Selic alta, você pode encontrar Títulos Prefixados, com taxa interessantes. Aqui não podemos contar com isso, mas em uma possível queda da SELIC, talvez ainda role uma marcação a mercado.

Outro cenário seria o da Selic em baixa, em que você pode encontrar títulos indexados ao CDI (130,140% ou mais), onde ninguém praticamente esta querendo esses títulos, pelo motivo da Selic estar com valores baixos, (EX. 2020 em que chegou a 2%). Quando olhamos o histórico da nossa taxa de juros no Brasil, na média ela sempre esta em alta, e pegando esses títulos numa oportunidade dessa, sua rentabilidade média no prazo de vencimento do titulo pode ser bem interessante.

E por fim os títulos indexado ao IPCA e não sendo uma indicação de investimento, por exemplo, agora não estamos com a inflação tão descontrolada, e não estamos vendo um cenário de pânico para economia num curto prazo. Se olhar hoje, o tesouro IPCA+ esta pagando IPCA +6,77% a.a., que é considerado uma rentabilidade muito boa.

Eu fiquei um pouco confuso nessa aula também, se entendi corretamente, seria a mesma coisa que abaixar o preço médio. Porém na renda fixa os títulos são pre ou pós-fixados.
Se eu pegar um título da selic a 2% eu perderia dinheiro, se fosse colocado na selic daquela época o que aumentaria seria o rendimento do título. Estou correto?

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Para esse metodo de contrafluxo ser efetivo, precisamos "travar" em ativos sem liquidez e de longo prazo, já que o intuito adquirir titulos que atualmente nao sao tao atrativos e no futuro sim, devido ao ciclo de juros, correto?

Porém, para aqueles dependendo do momento visam à curto prazo uma aquisicao de um imovel, ou planejando um casamento, enfim, que a meu ver vai no maximooo até 2-3 anos, o contrafluxo nao faz sentido correto? Mesmo pq avaliando o grafico da Selic nos ultimos anos, em media as grandes mudanças de 2% 2020 para o momento atual de 10,75% ocorrem em média (claro) de 3-4 anos. Nessa forma, se busca-se rentabilidade a curto prazo, idealmente seria investir em LCI, LCA sem IR pensando em retirar no periodo planejado. Acho que a grande questao do contrafluxo é essa: o periodo que pretende o investidor em travar o ativo sem mexer e esperar essa mudanca radical das taxas. Caso programa-se algo a curto prazo, ai nao faz sentido. 

Correto?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Rodrigo Novelli disse:

Para esse metodo de contrafluxo ser efetivo, precisamos "travar" em ativos sem liquidez e de longo prazo, já que o intuito adquirir titulos que atualmente nao sao tao atrativos e no futuro sim, devido ao ciclo de juros, correto?

Porém, para aqueles dependendo do momento visam à curto prazo uma aquisicao de um imovel, ou planejando um casamento, enfim, que a meu ver vai no maximooo até 2-3 anos, o contrafluxo nao faz sentido correto? Mesmo pq avaliando o grafico da Selic nos ultimos anos, em media as grandes mudanças de 2% 2020 para o momento atual de 10,75% ocorrem em média (claro) de 3-4 anos. Nessa forma, se busca-se rentabilidade a curto prazo, idealmente seria investir em LCI, LCA sem IR pensando em retirar no periodo planejado. Acho que a grande questao do contrafluxo é essa: o periodo que pretende o investidor em travar o ativo sem mexer e esperar essa mudanca radical das taxas. Caso programa-se algo a curto prazo, ai nao faz sentido. 

Correto?

E complementando o raciocinio, acho o mais importante que tudo é analise dos juros futuros, a perspectiva do mercado, essa é a grande questao em escolher qual melhor ativo de renda fixa. Atualmente na atual taxa selic 10,75%, especula-se chegar em 12% em 2025, portanto titulos pré-fixados nao seriam tao atrativos (claro pensando em curto prazo, mas o investidor no contrafluxo visa longo prazo, entao cedo ou mais tarde ele tera o beneficio do ciclo de baixa).

Uma questao que entra tb é como sera com a espectativa de queda de juros nos EUA, chegando a 2-3% do atual (5%) e e aqui com taxas elevadas (por exemplo 12%), como ficaria esse cenario incomum pelo que li recentemente...

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Rodrigo Novelli disse:

Boa tarde, @Rodrigo Novelli !

Sim, seu raciocínio está certinho.

2 horas atrás, Rodrigo Novelli disse:

Ótimo ponto para refletir!

Em prazos custos não vejo muito sentido em seguir o contrafluxo. Ele é mais viável para prazos um pouco maiores. Na minha concepção, entre 3 a 4 anos para inclusive proporcionar um giro da carteira.

Quando temos temos metas com dinheiro carimbado como citou, entendo que o melhor seria ter uma segurança e liquidez do valor. Eu optaria por tesouro Selic, títulos IPCA+ com vencimento próximo, CDBs de liquidez diária e estando entre 1 e 2 anos eu procuraria LCIs e LCAs para se beneficiar da isenção do IR.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...