Sarah Santos Arrigoni Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Olá, pessoal! Estou recém matriculada na turma 42 e aguardando ansiosamente pelas aulas! 😊 No entanto, tenho uma dúvida um tanto específica, em termos de estratégia e também de cálculo. (Sou totalmente leiga em finanças, apenas sempre tive o hábito de juntar) Meu apartamento é financiado, juros de 9,56%. A parcela é R$1.700. Restam 188 de 360 parcelas, com saldo devedor de R$119.379. Desde que financiei, amortizo todo mês R$1600. Com isso, minha expectativa é que em 4 anos eu quite o financiamento, em 2027 consigo usar meu saldo de FGTS novamente. Minha dúvida é a seguinte: vale a pena continuar amortizando as parcelas, ou é melhor investir parte ou total desses R$1600? Meu perfil é conservador. Obrigada! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ana Carolina Da Silva Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Olá Sarah, bom dia Ontem na live o Raul comentou sobre algo parecido, ele disse que quando se tem família e um único imóvel, a rentabilidade vem depois da segurança. Seguindo essa linha de pensamento, se você tem a oportunidade o ideal talvez seria quitar o imóvel para investir com mais tranquilidade depois. Pois o cenário geral pode mudar e acabar afetando seu financiamento. Espero ter ajudado, abraço. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Ricci Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Sarah, bom dia. O ideal é que continue amortizando, vale mais a pena eliminar a dívida o quanto antes possível para começar os investimentos. Como exemplo, para investimentos conservadores, se considerarmos uma rentabilidade líquida entre 8 e 9% a.a. ainda é menor que o custo efetivo que você paga em seu financiamento. E mesmo que fosse uma taxa mais atraente, ficar livre do financiamento é mais benéfico. Conte com a comunidade sempre que precisar. Um abraço! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Henrique Soares Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 48 minutes ago, Sarah Santos Arrigoni disse: Olá, pessoal! Estou recém matriculada na turma 42 e aguardando ansiosamente pelas aulas! 😊 No entanto, tenho uma dúvida um tanto específica, em termos de estratégia e também de cálculo. (Sou totalmente leiga em finanças, apenas sempre tive o hábito de juntar) Meu apartamento é financiado, juros de 9,56%. A parcela é R$1.700. Restam 188 de 360 parcelas, com saldo devedor de R$119.379. Desde que financiei, amortizo todo mês R$1600. Com isso, minha expectativa é que em 4 anos eu quite o financiamento, em 2027 consigo usar meu saldo de FGTS novamente. Minha dúvida é a seguinte: vale a pena continuar amortizando as parcelas, ou é melhor investir parte ou total desses R$1600? Meu perfil é conservador. Obrigada! Olá, seja bem vinda à AUVP Você já fez o seu orçamento doméstico? No módulo 2 você vai aprender a usar as ferramentas da auvp para montar o orçamento e controlar os seus ganhos e gastos mensais. A partir daí vai ter uma ideia melhor do quanto a parcela do financiamento pesa no seu orçamento. Apesar do efeito psicológico ser ótimo quando você quita o imóvel, é importante lembrar que essa é uma das poucas situações onde você pode usar o saldo do FGTS. Eu consideraria esperar mais um pouco, para poder continuar usando o FGTS. E o que sobrar do seu orçamento você pode investir e aumentar a sua reserva de emergência. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sarah Santos Arrigoni Postado 25 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 6 minutes ago, Leandro Henrique Soares disse: Olá, seja bem vinda à AUVP Você já fez o seu orçamento doméstico? No módulo 2 você vai aprender a usar as ferramentas da auvp para montar o orçamento e controlar os seus ganhos e gastos mensais. A partir daí vai ter uma ideia melhor do quanto a parcela do financiamento pesa no seu orçamento. Obrigada, Leandro! Eu já tenho uma noção, uso um app de controle financeiro (money manager). Mas não conheço/aplico a metodologia da AUVP. Você mencionou um ponto em que eu não havia cogitado, de usar mais o FGTS, mas por alto, tenho uma impressão que nada justifica os juros absurdos do financiamento. Isso me faz querer ficar livre logo. Eu teria condições de investir, mesmo amortizando o valor mencionado no post, em torno de 500-700/mês. Mas é ínfimo. Ao mesmo tempo, penso: melhor alguma coisa do que nada. Por isso fico perdida nessa questão estratégica de amortizar x investir. Agradeço sua resposta! ☺️ Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Alves Joia Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 3 minutes ago, Sarah Santos Arrigoni disse: Obrigada, Leandro! Eu já tenho uma noção, uso um app de controle financeiro (money manager). Mas não conheço/aplico a metodologia da AUVP. Você mencionou um ponto em que eu não havia cogitado, de usar mais o FGTS, mas por alto, tenho uma impressão que nada justifica os juros absurdos do financiamento. Isso me faz querer ficar livre logo. Eu teria condições de investir, mesmo amortizando o valor mencionado no post, em torno de 500-700/mês. Mas é ínfimo. Ao mesmo tempo, penso: melhor alguma coisa do que nada. Por isso fico perdida nessa questão estratégica de amortizar x investir. Agradeço sua resposta! ☺️ Bom dia Sarah Se além da parcela mensal, e da amortização de 1600,00 por mês ainda consegue investir de 500 a 700 mês, diria que não é nada ínfimo. Está muito melhor que muitos. Eu pensaria se não seria melhor somar estes 500 a 700 aos 1600 para amortizar ainda mais rápido e se livrar da dívida em torno de 3 anos, sairia ganhando mais 1 ano talvez. Tem que fazer suas contas com estes valores. Mas de qualquer forma sua estratégia de amortizar e investir é muito bem vinda também. Espero ter ajudado. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luiz Roberto Tim Amaral Varreto Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Você está no caminho certo! Curiosamente, compartilhei minha história em resposta a outro post aqui: Como quitei um financiamento de 30 anos em apenas 9 Dá uma olhada lá! No final, inclusive, explico como usar o FGTS de forma estratégica. Sua abordagem de amortizar enquanto investe é bem interessante. Assim, você quita o imóvel mais cedo, paga menos juros e, ao mesmo tempo, constrói uma reserva financeira para o futuro. Afinal, o tempo vai passar de qualquer jeito. No entanto, como o colega @Fabio Alves Joia mencionou, pode valer a pena considerar uma amortização maior. Dessa forma, você se livra do financiamento ainda mais rápido. Se conseguir planejar direitinho para que o saldo devedor coincida com o momento em que poderá usar o FGTS novamente (2027, certo?) e quitar tudo de uma vez, melhor ainda! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sarah Santos Arrigoni Postado 25 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 25 de Fevereiro Obrigada, pessoal! Deu uma acalmada no coração aqui hahaha 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Anderson Dos Santos Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro 2 horas atrás, Sarah Santos Arrigoni disse: Olá, pessoal! Estou recém matriculada na turma 42 e aguardando ansiosamente pelas aulas! 😊 No entanto, tenho uma dúvida um tanto específica, em termos de estratégia e também de cálculo. (Sou totalmente leiga em finanças, apenas sempre tive o hábito de juntar) Meu apartamento é financiado, juros de 9,56%. A parcela é R$1.700. Restam 188 de 360 parcelas, com saldo devedor de R$119.379. Desde que financiei, amortizo todo mês R$1600. Com isso, minha expectativa é que em 4 anos eu quite o financiamento, em 2027 consigo usar meu saldo de FGTS novamente. Minha dúvida é a seguinte: vale a pena continuar amortizando as parcelas, ou é melhor investir parte ou total desses R$1600? Meu perfil é conservador. Obrigada! Olá @Sarah Santos Arrigoni, concordo plenamente com o colegas - Amortize e se livre disso: Passei por uma situação muito parecida com a sua! Também financei minha casa em 360 meses, mas consegui quitar em 4 anos, amortizando todo mês e utilizando o FGTS sempre que possível. Então, posso te dizer com experiência própria: sim, continuar amortizando vale muito a pena! Por que continuar amortizando? Redução drástica dos juros – No financiamento imobiliário, os juros são compostos e pesam muito no longo prazo. Ao amortizar mensalmente, você está eliminando juros que pagaria lá na frente. Quitar rápido = mais liberdade financeira – Eu senti um alívio enorme quando quitei minha casa, pois parei de pagar os juros e ainda liberei renda para investir. Aproveitar o FGTS como um turbo – Como você já planeja usar o FGTS em 2027, a estratégia fica ainda mais forte! Eu fiz exatamente isso: fui amortizando e, quando o saldo do FGTS estava disponível, dei um "golpe final" na dívida. Mas e se eu investisse esse dinheiro em vez de amortizar? Como você tem um perfil conservador, provavelmente investiria em renda fixa, que hoje rende em torno de 10% ao ano. Seu financiamento tem 9,56% de juros ao ano, ou seja, o rendimento dos investimentos seria praticamente igual ao custo do financiamento. Porém, a segurança de estar livre da dívida não tem preço! Minha sugestão (baseada na minha experiência): Continue amortizando mensalmente, pois essa estratégia funciona muito bem para eliminar juros e quitar rápido. Em 2027, use o FGTS para reduzir o saldo devedor ao máximo. Se sentir necessidade de um pouco mais de liquidez, pode dividir um pequeno valor (ex: 20% do que amortiza) para um investimento conservador. Eu fiz exatamente isso e, sinceramente, foi uma das melhores decisões financeiras da minha vida. Quitar um imóvel em 4 anos dá uma liberdade incrível! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe De Oliveira Postado 25 de Fevereiro Compartilhar Postado 25 de Fevereiro A minha experiencia sobre esse assunto! Quando eu descobri sobre amortizar do saldo devedor, primeira coisa que fiz foi: usar o FGTS e abater do valor da prestação. Com isso eu reduzi muito o valor da prestação, com o que eu economizei da prestação, comecei a abater do saldo no tempo. Depois fui juntando minha reserva de emergenia e investindo. No inicio desse ano peguei parte da minha reserva de emergencia pra quitar 100% o financiamento. Apesar dos juros do financiamento estavam bem baixos, a tranquilidade de ter o AP 100% quitado, me deu uma "segurança psicologica" muito boa. E eu nem moro no AP, eu deixei para minha mãe morar no tempo que ela precisar. Eu ainda moro de aluguel! Mas antes de gastar todo o dinheiro para quitar, é bom ter uma reserva de emergencia e nunca ficar descapitalizada. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sarah Santos Arrigoni Postado 1 de Março Author Compartilhar Postado 1 de Março Eu de novo! As aulas pra gente foram liberadas na quinta feira. Estou no módulo 2, na organização do orçamento doméstico. Na interpretação de vocês, este valor que destino para amortização (1.600), faria parte do custo fixo ou eu poderia colocar na liberdade financeira? Se eu jogo em custo fixo, parece que tenho alto risco de endividamento, mas não é a realidade. Já planilho meus gastos, mas não da forma como Raul propõe. Daí estou me adequando na ferramenta de orçamento doméstico... Poderiam me ajudar? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts