Jump to content
  • 0

Existe algo como "investir demais"? Qual o limite?

Convidado Anônimo

Pergunta

Ando aportando no mínimo 5k por mês as vezes chegando a 7k, em menos de 1 ano nos investimentos cheguei a 100k. 

Mas não vim aqui pra me exibir, isso realmente me fez pensar pois estamos noivos e ainda não tenho moradia própria, e é aqui que entra o X da questão.

Nossa vida sempre foi meio nômade e não temos motivo para nos ancorar em lugar algum, por enquanto. Nossos trabalhos permitem liberdade geográfica /tem demanda em qualquer lugar e assim decidimos ir morar num lugar deboinha pra economizar e ter uma vida tranquila. Foi o que nos permitiu já começar os investimentos com esses valores de aportes.

Mas esse mês alguns gastos do noivado acumularam tudo de uma vez e dei uma estourada no orçamento que tinha estipulado (errei, fui mlk), aí veio o questionamento se não estava pesando a mão demais.

Pra piorar, no carnaval descobrimos uma cidade onde ambos gostariam de viver e surgiu aquela vontadinha de ter um cantinho. Infelizmente é uma região mais cara e ainda não temos o motivo profissional para tal, mas a vontade permaneceu e agora vamos buscar, a inércia do desejo aponta para isso.

Nesse duelo investir pesado X não ter moradia me veio o enigma:

Deveríamos estar formando uma espécie de reserva para esse fim? Já temos uma ideia de valor de moradia e o patrimônio acumulado seria pelo menos 1/3 do valor da entrada necessário com as condições de financiamento atuais.

OU as oportunidades do mercado atuais compensariam isso no futuro? Só se fala de crise aqui e nos estadsuni, e crise é sinônimo de oportunidade.

Link para compartilhar

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Em primeiro lugar parabéns pelo noivado. Só não vai enrolar muito, quero ver casamento logo... 😅

Um tempo atrás eu também estava sentindo que acabava pesando a mão nos investimentos. É muito importante achar o equilíbrio. Por isso é fundamental ter um orçamento doméstico. Ali você define um percentual que irá investir. O restante é para pagar as contas e curtir a vida, sem culpa. 

Os investimentos precisam ter um objetivo, senão você acaba desmotivando e não vai para lugar nenhum. No seu caso, vocês poderiam fazer um calculo aproximado de quanto custa esse sonho (uma casa própria em determinado lugar), e destinar parte do investimento para esse sonho. 

Eu diria que o momento atual não é uma boa para assumir um financiamento imobiliário. As taxas estão muito altas, com perspectiva de queda nas taxas num futuro próximo. Enquanto isso vocês podem seguir acumulando capital para depois conseguir dar uma boa entrada no financiamento. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Leandro Henrique Soares disse:

Em primeiro lugar parabéns pelo noivado. Só não vai enrolar muito, quero ver casamento logo... 😅

Já enrolamos demais... mas o pedido foi de cinema então compensou.

Por isso é fundamental ter um orçamento doméstico. Ali você define um percentual que irá investir. O restante é para pagar as contas e curtir a vida, sem culpa. 

Temos um e estava bem tranquilo. Alguns meses do ano passado até não conseguia gastar parte de alguns orçamentos, exceto os de essenciais e acabava aportando mais ou dando uma "luxada" no final do mês.

Foi agora no início desse ano que várias despesas do noivado, lua de mel e casamento que encavalaram e dei aquela baqueada. Pois a maior parte da renda entar no final do mês e quem foi penalizado foi justamente a parte dos investimentos.

Os investimentos precisam ter um objetivo, senão você acaba desmotivando e não vai para lugar nenhum. No seu caso, vocês poderiam fazer um calculo aproximado de quanto custa esse sonho (uma casa própria em determinado lugar), e destinar parte do investimento para esse sonho. 

Eu diria que o momento atual não é uma boa para assumir um financiamento imobiliário. As taxas estão muito altas, com perspectiva de queda nas taxas num futuro próximo. Enquanto isso vocês podem seguir acumulando capital para depois conseguir dar uma boa entrada no financiamento. 

Pois é, é nessa parte que percebemos o erro.

Com certeza não é o momento para entrar num financiamento e nós também não temos motivo para isso agora. Mas a dúvida que está em loop aqui é, como aproveitar o momento e criar um caixa para quando a oportunidade virar?

Pensei em congelar os aportes em Ações, FIIs, Cripto e ETFs pra focar tudo em renda fixa de curto prazo (<5-6 anos) pois as taxas estão muito boas. Isso somente até chegar num montante que garantiria pelo menos uma entrada do imóvel. 

Dessa forma não deixaríamos de investir, mas sim colocar uma ordem nos sonhos. Estabilidade de moradia deve vir antes de liberdade financeira ao nosso ver.

Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Já enrolamos demais... mas o pedido foi de cinema então compensou.

Temos um e estava bem tranquilo. Alguns meses do ano passado até não conseguia gastar parte de alguns orçamentos, exceto os de essenciais e acabava aportando mais ou dando uma "luxada" no final do mês.

Foi agora no início desse ano que várias despesas do noivado, lua de mel e casamento que encavalaram e dei aquela baqueada. Pois a maior parte da renda entar no final do mês e quem foi penalizado foi justamente a parte dos investimentos.

Pois é, é nessa parte que percebemos o erro.

Com certeza não é o momento para entrar num financiamento e nós também não temos motivo para isso agora. Mas a dúvida que está em loop aqui é, como aproveitar o momento e criar um caixa para quando a oportunidade virar?

Pensei em congelar os aportes em Ações, FIIs, Cripto e ETFs pra focar tudo em renda fixa de curto prazo (<5-6 anos) pois as taxas estão muito boas. Isso somente até chegar num montante que garantiria pelo menos uma entrada do imóvel. 

Dessa forma não deixaríamos de investir, mas sim colocar uma ordem nos sonhos. Estabilidade de moradia deve vir antes de liberdade financeira ao nosso ver.

Olá, sempre é bom repesar seus objetivos e traçar novos planos. Já que vc não tem um objetivos ainda, sugiro que não pare de aportar em renda variável, mas destine uma fração dos aportes para construir uma reserva para esse novo objetivo. Da mesma forma que os juros estão altos, as oportunidades na renda variável estão escancaradas, de modo que o mais prudente sempre é diversificar. 

Link para compartilhar

• Criar novo...