Jump to content
  • 0

Sofri um estelionato, o que aprendi com isso e aceito conselhos

Convidado Anônimo

Pergunta

Prelúdio

Ainda sou novo, trabalho com TI e moro com meus pais. Sempre procurei ajudar em casa, porém, meus pais sempre desdenharam de tudo que eu fazia e acham que meu trabalho é fácil porque fico sentado na frente do computador o dia inteiro. Acho que eles se esqueceram que também já fui atleta e só parei porque era um custo alto (que eles mesmos pagavam e também reclamavam) e eu queria começar a seguir a vida.

Ainda moro com eles só por um motivo, comodidade. Mas, não é o que você está pensando. Moro no Rio de Janeiro, cidade cara e que eu tenho vontade de abandonar já faz tempo, porém, resolvi fazer um mestrado e moro a 25min a pé de onde eu estudo.

Durante o carnaval rolou o maior estresse aqui em casa, pra variar. Foi aí que eu comecei a buscar um lugar para alugar, mesmo que isso significasse reduzir o aporte mensal nos investimentos.

Esse iria ser minha primeira mudança na vida, meu primeiro imóvel alugado.

Procurando onde morar

De forma a conseguir demonstrar interesse em locar um imóvel na Zona Sul do RJ, perto de onde estudo, resolvi buscar no ZAP Imóveis. A opção também se deu porque trabalhei no Grupo OLX e confiava no meu trabalho e dos meus colegas.

Encontrei um imóvel ótimo, o preço não estava tão abaixo do mercado e era mobiliado, o que me chamou muito a atenção. Mas, até aí poderia ser alguém que teve uma péssima experiência com Airbnb e resolveu locar com contrato mais longo, mesmo que recebendo menos.

O inicio do golpe

Entrei em contato com a suposta corretora que prontamente marcou uma visita no apartamento para uma semana e meia depois. Passado alguns minutos, ela me informa que eu poderia ter prioridade caso adiantasse o pagamento de uma parcela do aluguel + condomínio. 

Em um primeiro momento achei estranho, porém, falei com algumas pessoas que alugaram em região próxima e me falaram que essa é uma prática até comum. Porque aconteceu com eles de visitarem o imóvel de manhã e a tarde já estar alugado. Mas, no caso dessas pessoas, não era golpe.

O que mais me deu segurança foi que redigiram um contrato no qual tinha CNPJ, CRECI e todas as outras credenciais válidas (fucei legal a imobiliária na internet). Aparentemente tudo certo e ainda, no contrato, tinha a garantia desse valor ser devolvido caso eu não fosse seguir com a locação do imóvel.

Sendo assim, fiz um primeiro PIX no valor de R$3000 na conta do suposto locatário.

Ponto importante, para ser aprovado pela imobiliária tive que enviar dados pessoais, ou seja, enviei RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (carteira de trabalho).

O fim do golpe

No dia seguinte a corretora me informou uma outra corretora da imobiliária tinha conseguido uma cliente que, mesmo antes de visitar o imóvel, tinha pago o caução para garantir a locação. Porém, como eu cheguei primeiro, caso eu também fizesse esse depósito, eu que teria a prioridade. Foi redigido mais um contrato e fiz outro depósito na mesma conta, porém, no valor de R$6000 (3 meses de aluguel).

Fiquei esperando até 30min depois da hora que estava marcado e quando abri a conversa a pessoa tinha apagado todas as mensagens e bloqueado meu contato.

Como lidei com a situação

Imediatamente fui na delegacia registrar a ocorrência. Chegando lá, contei o caso para o policial de plantão e ele disse que esse tipo de golpe está sendo muito comum e a esposa dele quase caiu também.

O anuncio existiu no passado pela imobiliária pela qual a suposta corretora se apresentou. Porém, o anuncio que eu encontrei é clonado.

Mesmo tendo poucas esperanças, de forma a tentar reaver o dinheiro, registrei uma reclamação pelo sistema do banco central https://www.bcb.gov.br/meubc/registrar_reclamacao. Através dessa reclamação, é possível notificar a instituição de destino do dinheiro e, caso tenha saldo, bloquear o valor para ser devolvido.

Minha maior preocupação não é nem o dinheiro em si, mas dado que os golpistas tem meus dados pessoais, acabarem usando meu nome para pedir empréstimos e aplicar outros golpes. Dessa forma, fui no site do Serasa e registrei um alerta de documento extraviado https://www.serasa.com.br/area-cliente/meu-cpf/outros/documentos-extraviados. Acredito que, caso os golpistas tentem abrir uma conta com meu nome, quando o banco for verificar no Serasa irá encontrar esse alerta e não permitir que a conta seja aberta ou que um empréstimo seja concedido.

Outra forma de acompanhar se contas ou empréstimos com o meu nome foram abertos ou realizados, é acompanhar o sistema registrato do Banco Central https://registrato.bcb.gov.br/registrato/ . Nele é possível ver todas as contas, dívidas e demais relatórios sobre a situação financeira do meu nome.

Conclusão

Sofrer esse golpe foi uma bosta, não só pela perda financeira. Mas, também porque era minha chance de começar minha vida que acabou sendo adiada, sem falar em toda a frustração da situação que me fez buscar um novo lugar.

Por um lado, essa experiência me fez conhecer todos esses sistemas. Nunca tinha ido numa delegacia ainda, inclusive. Então, pelo menos a partir de agora eu sei o caminho das pedras caso ocorra algum outro problema.

Por fim, caso você tenha alguma outra dica, conselho ou se sabe de algo mais que eu possa fazer para evitar quaisquer problema envolvendo meu nome no futuro, fique a vontade para me falar. Com certeza irá me ajudar!

Espero que esse relato faça com que você fique mais atento, tenha te apresentado esses sistemas do banco central e do Serasa e que o mesmo não aconteça contigo.

Abraços!!

Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Acredito que um ponto de alerta seria a conta para qual você realizou o pagamento. Como você estava em contato com uma "corretora", o pagamento deveria ser para um CNPJ. Pelo menos nas experiências que eu já tive, dificilmente há qualquer tipo de contato com o locador quando se há o intermédio de uma imobiliária e isso inclui o pagamento. Até porque a parte terceira cobra uma taxa por esse serviço prestado, então acho bem difícil qualquer pagamento ser realizado diretamente ao locador do imóvel.

Esse tipo de golpe está bem comum mesmo, incluindo com bens de consumo. Conheço uma pessoa que levou um golpe parecido com uma geladeira. Uma dica interessante é pesquisar por anúncios semelhantes antes de entrar em contato e comparar as principais informações dos anúncios encontrados. É possível até usar a função "Pesquisa por imagem" do Google.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Hoje em dia não dá confiar nem na própria sombra. 

Agora não adianta muito dizer o que poderia ou não ter feito. Mas, tenho algumas dúvidas:
O perfil de quem estava oferecendo o imovel no site era da imobiliária ou da corretora? Se não era da imobiliaria, já está errado. Qualquer um pode criar um cadastro e sair aplicando golpe (o que ocorreu nesse caso). Na minha opinião o melhor é SEMPRE entrar em contato com perfils de imobiliárias, não de corretores particulares. 
No caso de registro do CRECI, se não me engano na consulta dos sites dos conselhos regionais mostra a foto do corretor. Com essa consulta já poderia saber se a pessoa era mesmo a corretora.

Normalmente a formalização do contrato é feita com assinatura em cartório, ou com algum certificado digital. Mas de qualquer forma, também teria que haver a assinatura da imobiliária. 

Outro ponto é o email da corretora. No mínimo teria que ter um domínio particular, nada de gmail ou hotmail, por exemplo. Teria que ter o domínio da imobiliária. 

Sobre a propriedade do imóvel. Você pode solicitar uma cópia do registro do imóvel, para saber quem realmente é o dono. Se for o mesmo que está negociando e recebendo o valor do aluguel, ok. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Matheus Marcelino disse:

Acredito que um ponto de alerta seria a conta para qual você realizou o pagamento. Como você estava em contato com uma "corretora", o pagamento deveria ser para um CNPJ. Pelo menos nas experiências que eu já tive, dificilmente há qualquer tipo de contato com o locador quando se há o intermédio de uma imobiliária e isso inclui o pagamento. Até porque a parte terceira cobra uma taxa por esse serviço prestado, então acho bem difícil qualquer pagamento ser realizado diretamente ao locador do imóvel.

Esse tipo de golpe está bem comum mesmo, incluindo com bens de consumo. Conheço uma pessoa que levou um golpe parecido com uma geladeira. Uma dica interessante é pesquisar por anúncios semelhantes antes de entrar em contato e comparar as principais informações dos anúncios encontrados. É possível até usar a função "Pesquisa por imagem" do Google.

Bom ponto. Se o imóvel está sendo administrado por uma empresa ou corretor, a grana nunca vai direto pro Locador. Sempre passa pela administração do imóvel. E inclusive isso deve constar no contrato de locação. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Um bom ponto pra tentar pegar os golpistas ou tentar reaver os valores seria buscar pelo proprietário do imóvel, já que vocês visitaram, mas acredito que tu também deve ter tentado desta forma.

O interessante é que tudo que foi informado aqui (de maneira correta) se eu seguisse na hora de locar meu imóvel eu nunca teria o locado kkkk

Já tive 2 inquilinos, o primeiro era um jovem que também trabalha com tecnologia e é do RJ, locou meu apartamento enviando 2 meses + caução via pix pra minha conta pessoal sem nem ter chegado no estado (ou seja, não tinha visitado nem encontrado pessoalmente) e o contrato era super simples assinado somente digitalmente (sem ir em cartório).
E tudo foi feito através de um corretor intermediando, eu mesmo nem sabia quem era e deu tudo certo, ele morou lá por quase 2 anos, só saiu porque teve que se mudar a trabalho novamente e sempre pagava adiantado (saudades inclusive).

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Thiago M Borges disse:

Um bom ponto pra tentar pegar os golpistas ou tentar reaver os valores seria buscar pelo proprietário do imóvel, já que vocês visitaram, mas acredito que tu também deve ter tentado desta forma.

O interessante é que tudo que foi informado aqui (de maneira correta) se eu seguisse na hora de locar meu imóvel eu nunca teria o locado kkkk

Já tive 2 inquilinos, o primeiro era um jovem que também trabalha com tecnologia e é do RJ, locou meu apartamento enviando 2 meses + caução via pix pra minha conta pessoal sem nem ter chegado no estado (ou seja, não tinha visitado nem encontrado pessoalmente) e o contrato era super simples assinado somente digitalmente (sem ir em cartório).
E tudo foi feito através de um corretor intermediando, eu mesmo nem sabia quem era e deu tudo certo, ele morou lá por quase 2 anos, só saiu porque teve que se mudar a trabalho novamente e sempre pagava adiantado (saudades inclusive).

Na área de programação isso aí é o que a gente chama de "cenário feliz"

Vocês dois deram muita sorte, porque não creio que isso seja o mais comum. Eu já me incomodei muito, mesmo deixando o imóvel com uma administradora. É inquilino que fica devendo, que não segue as normas e toma multa, que sai sem pagar.. Só rolo.. É por isso que os FIIs são tão queridos, o pessoal prefere mil vezes comprar uma cota de fii do que arriscar os incomodos de alugar um imovel próprio. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Matheus Marcelino disse:

O perfil da pessoa que anunciou era de uma suposta corretora. Mas, nas fotos do anuncio existia a logo da imobiliária.

Concordo contigo, porém, no contrato estava como o pagamento sendo feito para o locatário. Não sei como que funciona esse tipo de serviço por parte da imobiliária, mas acreditei que o dono do imóvel tivesse contratado a imobiliária para encontrar alguém para alugar e nada mais.

Link para compartilhar

• 0
19 horas atrás, Leandro Henrique Soares disse:

Hoje em dia não dá confiar nem na própria sombra. 

Agora não adianta muito dizer o que poderia ou não ter feito. Mas, tenho algumas dúvidas:
O perfil de quem estava oferecendo o imovel no site era da imobiliária ou da corretora? Se não era da imobiliaria, já está errado. Qualquer um pode criar um cadastro e sair aplicando golpe (o que ocorreu nesse caso). Na minha opinião o melhor é SEMPRE entrar em contato com perfils de imobiliárias, não de corretores particulares. 
No caso de registro do CRECI, se não me engano na consulta dos sites dos conselhos regionais mostra a foto do corretor. Com essa consulta já poderia saber se a pessoa era mesmo a corretora.

Normalmente a formalização do contrato é feita com assinatura em cartório, ou com algum certificado digital. Mas de qualquer forma, também teria que haver a assinatura da imobiliária. 

Outro ponto é o email da corretora. No mínimo teria que ter um domínio particular, nada de gmail ou hotmail, por exemplo. Teria que ter o domínio da imobiliária. 

Sobre a propriedade do imóvel. Você pode solicitar uma cópia do registro do imóvel, para saber quem realmente é o dono. Se for o mesmo que está negociando e recebendo o valor do aluguel, ok. 

Era da corretora propriamente dita. Sendo ela uma representante da imobiliária. Eu já trabalhei no Grupo OLX, então sei que isso é até uma prático comum de quem usa a plataforma. Porque, como o corretor ganha comissão, ele pode por si próprio pagar a plataforma para anunciar os imóveis que caíram no colo dele pra achar inquilino.

Mas, concordo contigo. Isso também foi uma das lições aprendidas, entrar em contato diretamente com a imobiliária e não com corretor.

Onde eu busquei pelo CRECI não tinha nenhuma foto. https://crecibr.com.br/

O email era @nome_da_corretora.com. Inclusive, busquei no whois o domínio e vi que foi registrado pela hostgator.

Bom saber dessa lance da cópia do registro do imóvel. Bigadão!! Vou ficar atento na próxima

Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Thiago M Borges disse:

Eu seria exatamente esse tipo de pessoa hahahahaha. Mas, infelizmente, no meu caso não sei muito certo.

Mas, agradeço por compartilhar teu ponto de vista!

Link para compartilhar

• 0

Já que você pediu conselho, vou te dar um de quem também já levou golpe: coloque uma pedra sobre o assunto e siga em frente sua vida.

Quanto mais energia e tempo você despender tentando obter algum tipo de reparação, mais isso vai afetar a sua paz e macular a sua alma. Dinheiro a gente trabalha e recupera, ainda mais você que é novo. Agora, o estrago que a falta de paz traz pra gente não tem preço, porque rouba aquilo que não dá pra comprar, que é o nosso tempo.

Já estive na sua pele: lembro até hoje do arrepio de ver a conversa do whatsapp sendo apagada e o contato sumindo do mapa. Não estou invalidando seu sentimento, nem amenizando a injustiça que aconteceu. Apenas ratifico que esses solavancos na vida acontecem, mesmo quando fazemos tudo certo. Foi o primeiro e talvez não seja o último. Mas o teu "eu" do futuro vai te agradecer quando você voltar a focar no presente e deixar de remoer o passado. Bola pra frente e te desejo boa sorte na caminhada, de verdade!

Link para compartilhar

• Criar novo...