Leandro Esteves Requena Postado Segunda-feira às 23:43 Postado Segunda-feira às 23:43 (edited) Este tópico é para quem, assim como eu, trabalha como Dev PJ prestando serviços para o exterior e busca reduzir ao máximo a carga tributária no Brasil. No meu caso, sou EPP porque ultrapassei o limite de faturamento do MEI. Atualmente uso apenas a estratégia de pró-labore de 28% para enquadrar no Fator R e cair na alíquota menor do Anexo III. Na live de hoje percebi que eu já deveria estar deduzindo vários custos do meu home office, como aluguel, internet e itens ligados ao uso do computador, o que pode reduzir ainda mais o imposto. Gostaria de ouvir quem já entende mais do assunto. Quais estratégias vocês utilizam? Alguma recomendação de contador que realmente acompanhe e oriente? Hoje uso a Agilize, mas esse modelo de atendimento digital e automático deixa bastante a desejar. A sensação é de que não há suporte real para buscar a redução tributária. Editado Segunda-feira às 23:45 por Leandro Esteves Requena 3
Thiago De Almeida Roela Postado Segunda-feira às 23:55 Postado Segunda-feira às 23:55 Estou na mesma situação, tenho a Orangiuz como contabilidade e estamos fazendo apenas o Fator R. Outra coisa que eles me falaram é que sou obrigado a todos os meses resgatar meu valor em dólar para o Brasil, pois senão eu estaria correndo riscos. Mas não sinto firmeza nessa informação, queria saber se alguém tem alguma informação concreta sobre isso. Estou no módulo 3 ainda, mas fico em dúvida de quando puxar o salário em dolar, se espero o solar subir ou nao para poder usar o dinheiro, apesar de saber que nunca ficarei satisfeito como o Raul já explicou 1
Otávio Calaça Xavier Postado Segunda-feira às 23:56 Postado Segunda-feira às 23:56 Opa, Leandro, tudo bem? Então... qdo perguntei lá para o Raul hoje, foi nessa ideia de pegar algumas ideias mesmo... que bom que você criou o tópico, muito válido. Fiquei muito tempo com a Contabilizei e hoje estou com a Adaflow. Eles são especializados em devs e prestação de serviço para fora do país. Esse link aí te dá um desconto na mensalidade. Outra vantagem que vi na Adaflow é que eles já tem o escritório virtual incluso... então vc não precisa ficar pegando alvará na sua casa ou pagando escritório virtual separado. A contabilidade deles é mais completa que a da Contabilizei e não costumam cobrar serviços extra (como alteração no contrato social, funcionários, emissão de guias, essas coisas). Para receber de fora estou usando a Husky que tem uma das taxas mais em conta (0,5%). 1
Otávio Calaça Xavier Postado ontem às 00:00 Postado ontem às 00:00 1 minute ago, Thiago De Almeida Roela disse: Outra coisa que eles me falaram é que sou obrigado a todos os meses resgatar meu valor em dólar para o Brasil, pois senão eu estaria correndo riscos. Mas não sinto firmeza nessa informação, queria saber se alguém tem alguma informação concreta sobre isso. Nesse caso vc tem dois riscos: - Qdo vc ganha o dinheiro na sua conta internacional, vc deve gerar a NFS-e de qualquer forma, uma vez que essa conta internacional está vinculada ao CNPJ e a receita tem condição de fazer o rastreio (o banco, mesmo sendo internacional, se abriu uma conta pra sua empresa, deve disponibilizar para a receita suas movimentações). Se você não emite as notas, pode acabar sendo considerado como evasão fiscal. - O novo risco qdo for resgatar de ter que pagar imposto, agora que tem esse novo imposto pra quem ganha mais de 50k/mês. Eu já fui de acumular muito na conta em dolar... hoje não faço mais... 1 1
Thiago De Almeida Roela Postado ontem às 00:01 Postado ontem às 00:01 Just now, Otávio Calaça Xavier disse: Nesse caso vc tem dois riscos: - Qdo vc ganha o dinheiro na sua conta internacional, vc deve gerar a NFS-e de qualquer forma, uma vez que essa conta internacional está vinculada ao CNPJ e a receita tem condição de fazer o rastreio (o banco, mesmo sendo internacional, se abriu uma conta pra sua empresa, deve disponibilizar para a receita suas movimentações). Se você não emite as notas, pode acabar sendo considerado como evasão fiscal. - O novo risco qdo for resgatar de ter que pagar imposto, agora que tem esse novo imposto pra quem ganha mais de 50k/mês. Eu já fui de acumular muito na conta em dolar... hoje não faço mais... Então, eu emito as NFs tudo certinho, por isso a minha dúvida, pois para eu emitir a NF com o valor correto, eu teria que já ter transferido para o Real. Ou teria uma forma ja emitir a NF em dólar e não precisar trazer para real?
Otávio Calaça Xavier Postado ontem às 00:10 Postado ontem às 00:10 8 minutes ago, Thiago De Almeida Roela disse: Ou teria uma forma ja emitir a NF em dólar e não precisar trazer para real? Pra todos os contadores que já fiz essa pergunta, eles falam que não tem como emitir em dolar e que nesse caso, vc deve usar a cotação do dia que recebeu. 2
Fernando Tirolo Gomes Postado ontem às 00:43 Postado ontem às 00:43 30 minutes ago, Otávio Calaça Xavier disse: Pra todos os contadores que já fiz essa pergunta, eles falam que não tem como emitir em dolar e que nesse caso, vc deve usar a cotação do dia que recebeu. Mas ai teria todo o problema com a moeda subir/descer depois e acabar correndo o risco de pagar mais imposto do que oq realmente recebeu em reais, certo? Raul mencionou algo sobre "adicionar a esposa pra transformar os 600 em 1.2M", alguem entende como funciona isso? 1
Otávio Calaça Xavier Postado ontem às 00:48 Postado ontem às 00:48 1 minute ago, Fernando Tirolo Gomes disse: Raul mencionou algo sobre "adicionar a esposa pra transformar os 600 em 1.2M", alguem entende como funciona isso? Entendo sim... se a esposa for sócia da empresa, vc pode distribuir metade dos dividendos pra ela... no caso do simples nacional, vc paga o imposto de passar dos 600 mil na PF, não ja PJ. Ou seja, qdo for fazer a declaração de IR PF. Tendo distribuído para a esposa, parte dos dividendos fica pra ela, não acumulando mais de 600 mil numa mesma PF. Sacou? 3 minutes ago, Fernando Tirolo Gomes disse: Mas ai teria todo o problema com a moeda subir/descer depois e acabar correndo o risco de pagar mais imposto do que oq realmente recebeu em reais, certo? Sim... por isso hoje em dia prefiro nem manter em dólar. A conta que recebo já é a da Husky que cai direto na minha conta em reais. 1 1
Fernando Tirolo Gomes Postado ontem às 01:09 Postado ontem às 01:09 6 minutes ago, Otávio Calaça Xavier disse: Ou seja, qdo for fazer a declaração de IR PF. Tendo distribuído para a esposa, parte dos dividendos fica pra ela, não acumulando mais de 600 mil numa mesma PF. Sacou? Interessante... Independente de eu ter ela atualmente como minha dependente? Morei um tempo fora e vi a galera acabar rodando com essas tecnicas. Minha duvida é: a lei preve claramente que posso dobrar a cota ou do nada minha esposa vira funcionária/socia da empresa e passa de minha dependente sem renda pra fazer 100's k/ano e vai estar tudo bem com a receita em um caso de malha fina/etc?
Otávio Calaça Xavier Postado ontem às 01:14 Postado ontem às 01:14 Just now, Fernando Tirolo Gomes disse: Independente de eu ter ela atualmente como minha dependente? Dai acredito que você teria que tirar ela de sua dependente na sua declaração e fazer uma separada pra ela. Colocar esposa como dependente só é vantagem se vc faz a declaração completa e isso ajuda a abater um pouco de imposto retido na fonte. 2 minutes ago, Fernando Tirolo Gomes disse: funcionária/socia da empresa Não é funcionária. Você tem que colocar ela como sócia... mudar o contrato social. A porcentagem da sociedade é importante para a distribuição dos dividendos. 3 minutes ago, Fernando Tirolo Gomes disse: e vai estar tudo bem com a receita em um caso de malha fina/etc? Pra estar tudo bem ela deve fazer a declaração de reajuste dela, constando o rendimento isento (dividendos) na declaração. 2
Luiz Ribeiro#8604 Postado ontem às 12:40 Postado ontem às 12:40 12 horas atrás, Otávio Calaça Xavier disse: Para receber de fora estou usando a Husky que tem uma das taxas mais em conta (0,5%). Eu tenho usado a Higlobe ultimamente pq o spread está em 0.3% Se quiser usar meu referral, eu e vc ganhamos 20 USD depois da sua primeira transferência de 500 USD. Outras coisas que acho bacanas do sistema deles é que como eles usam USDC por baixo dos panos dá pra habilitar yield, então o montante que deixar lá rende cerca de 3%AA. Ainda tem a possibilidade de criar cartão de débito com valor predefinido pra compras internacionais. Já pedi uns livros na Amazon e fiz reservas de hotel usando ele 1
Thor Galli Postado ontem às 13:00 Postado ontem às 13:00 (edited) Eu estava prestes a abrir um post parecido. Sobre receber: Eu usava a Husky antes, mas optei por trocar para a TechFX (link de convite). Por que? A Husky tem taxa de 1%, que diminui para 0,5% usando cupons limitados, conforme você convida pessoas ou bate algum objetivo da plataforma. A TechFX tem taxa de 0,5%, que diminui para 0,1% com convites. O ruim é que a TechFX é um pouco mais lenta que a Husky, tem que solicitar o saque mais cedo se quiser receber no mesmo dia. Sobre Contabilidade: Estou pagando Alíquota Efetiva de 3,12% , não sei exatamente a manobra que minha contadora fez, mas sei que usa Anexo III - Serviços não relacionados no § 5o-C do art. 18 da LC 123/06, e categoriza como Mercado Externo. Já vi outros colegas dev usando, não tenho certeza da segurança disso, se vocês souberem melhor, me avisem por favor. Editado ontem às 13:06 por Thor Galli 1
Thor Galli Postado ontem às 13:01 Postado ontem às 13:01 Quanto vocês estão pagando por serviço de contabilidade? Pago 430/mês
Liordino Dos Santos Rocha Neto Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Eu sou outro que só está fazendo o pró-labore de 28% para cair no Anexo III. Trabalho com a EXIM para receber de fora, com taxa fixa de 10 dólares por remessa, mas não sei exatamente qual o spread... basta perguntar a eles? To aprendendo muita coisa ainda hahaha. Quanto à contabilidade, trabalho com uma de minha cidade, a Focosmais, e pago R$320,00 por mês. 1
Ricardo Coelho Postado 18 horas atrás Postado 18 horas atrás Hoje estou usando Contabilizei + Remessa Online. Mas já catei várias sugestões aqui pra ver se dá pra economizar alguma coisa. Volto aqui pra dizer.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login