Pedro Gabriel Morsch De Freitas Postado ontem Ă s 13:51 Postado ontem Ă s 13:51 Fala, pessoal! Tudo bem? Queria pedir a opiniĂŁo de vocĂȘs porque ainda nĂŁo tenho muita experiĂȘncia com negociaçÔes salariais e estou um pouco em dĂșvida sobre como conduzir essa situação. Na empresa onde trabalho existe uma polĂtica de reajuste salarial anual. PorĂ©m, antes de esse reajuste acontecer, ainda no mesmo ano, recebi um aumento de R$ 2,00 por hora. Embora isso represente algo em torno de 8% de aumento, confesso que, na prĂĄtica, nĂŁo achei um valor tĂŁo expressivo. No entanto, aceitei o aumento considerando o feedback que recebi: foi dito que esse ajuste se deu pelo meu bom desempenho, e nĂŁo como parte do reajuste anual previsto pela empresa. Partindo desse entendimento, imaginei que o reajuste anual ainda ocorreria normalmente. Levei esse ponto para conversa, expliquei meu entendimento e agora estĂŁo avaliando a possibilidade de um novo reajuste. O ponto Ă© que, em nenhum momento, fui questionado sobre qual valor eu teria em mente ou quanto considero justo receber por hora. Minha dĂșvida Ă©: como posso expor meus argumentos, mostrar de forma clara e profissional o quanto acredito que mereço ganhar, sem soar prepotente, sem criar desgaste e mantendo uma boa relação com os sĂłcios? Se alguĂ©m jĂĄ passou por algo parecido ou tiver dicas de como abordar isso de forma madura e estratĂ©gica, agradeço muito!
Rodrigo Dobbin Fellows Postado ontem Ă s 15:45 Postado ontem Ă s 15:45 (edited) Opa meu querido, tudo bom? O que eu fiz, e que sempre serviu pra mim. Primeiro ponto que eu faço Ă© ver a inflação geral, e dos itens que eu mais uso de fato no meu dia a dia, faço uma mĂ©dia e chego num nĂșmero. Se tiver com preguiça pega a inflação geralzona que jĂĄ Ă© sucesso. CenĂĄrio 1: Eles te oferecem menos que a inflação: Vamos imaginar uma inflação de 10% pra ficar fĂĄcil calcular...entĂŁo eu partiria do princĂpio que qualquer reajuste que eles me dessem deveria ser no mĂnimo 10%, e falaria...olha a inflação foi de 10% e vocĂȘs tĂŁo me oferecendo 5%, e por mais que meu salĂĄrio aumente, eu vou perder poder de compra. VocĂȘs nĂŁo conseguem chegar em 10% (e ficaria sĂł com a inflação mesmo, porque se eles nem a inflação queriam te pagar, fica contente se chegar lĂĄ) CenĂĄrio 2: Eles te oferecem a inflação: Aqui eles te oferecem os 10%, nesse caso vocĂȘ pode aceitar ou agradecer e falar que pelo que vocĂȘ entregou no ano vocĂȘ gostaria que fosse de 15% por exemplo. Mas aqui que vem o pulo do gato, pq vc merece 15%, sĂł pq vc Ă© bonitĂŁo e simpĂĄtico? Nahh... Todo projeto e feature que vocĂȘ atuar, vocĂȘ deve ver qual valor agregou a empresa, vou dar um exemplo simples sĂł pra vocĂȘ ter noção. VocĂȘ atuou numa tarefa pra melhorar a performance de envio de email do sistema de sua empresa, e depois que vocĂȘ atuou vocĂȘ conseguiu deixar mais rĂĄpido e menor o pacote, com isso a conta lĂĄ na AWS ficou mais barata...EntĂŁo sĂł aqui vocĂȘ tem dois pontos maravilhosos, o primeiro Ă© diminui em X tempo o envio de email e diminui em aproximadamente Y de custo mensal no pacote de email, o que Ă© equivalente a uma economia de 12Y pra empresa por ano. EntĂŁo tudo que vocĂȘ fizer no ano pra sua empresa, anota os dados do quanto aquilo fez a empresa ganhar...em tempo, dinheiro, manter o cliente ativo na empresa e qualquer outra mĂ©trica que faça sentido pra empresa que vocĂȘ atua. Isso Ă© o que vocĂȘ vai falar pro seu chefe porque vocĂȘ merece 15% e provar com dados e nĂșmeros que vocĂȘ merece de fato isso. Lembrando que, geralmente vocĂȘ nunca faz as coisas sozinho nĂ©, sempre tĂĄ numa equipe, entĂŁo vocĂȘ deve ter tido um papel fundamental de fato na funcionalidade pra vocĂȘ ser "merecedor do crĂ©dito". CenĂĄrio 3: Eles te oferecem mais que a inflação: Aqui vocĂȘ pode fazer o mesmo que o cenĂĄrio 2, e chegar na porcentagem que vocĂȘ queria. ConclusĂŁo: Ă isso que eu faço/fiz nas empresas que atuei. E sempre deu certo, agora dois pontos de atenção, nem todo ano eu merecia um aumento alĂ©m da inflação (esse Ă© o meu ponto de corte...pelo menos a inflação, se nĂŁo eu "diminui" meu salĂĄrio), pois nĂŁo Ă© todo ano que eu tenho uma atuação boa, tem ano que eu me dediquei mais a coisas fora do trampo, quer seja freela, famĂlia, estudo (isso no meu caso) E o segundo ponto Ă© que, quer queira quer nĂŁo, vocĂȘ recebeu um aumento de 8%, mesmo eles falando que isso nĂŁo contaria pro reajuste anual, vocĂȘ recebeu...entĂŁo na minha cabeça isso deveria entrar na conta na hora de vocĂȘ falar com eles, se fosse a minha cabeça entraria :D :D. E lembre-se, vocĂȘ falou que 8% foi apenas 2 reais e isso nem fez diferença, lembre-se de nĂŁo querer fazer calculos com valores absolutos (ou seja 2 reais), vocĂȘ tem que usar o valor relativo que sĂŁo os 8%. Porque usar valor absoluto pode te enganar tanto pra mais quanto pra menos. pois 8% de um valor hora pode ser tanto 1 real quando 1000 reais, tudo vai depender do valor de sua hora...entĂŁo esquece que foi "sĂł" 2 reais. E pensa que foi 8%. Porque vocĂȘ pode falar ahh, eu merecia 12 reais de aumento no meu valor hora, mas no seu caso 12 reais seria equivalente a 48%, ninguĂ©m vai te dar 48% de aumento/reajuste (a nĂŁo ser de fato que vocĂȘ tenha sido extraordinariamente fora da curva, e vĂĄ ser promovido junto com esse aumento que mesmo assim EU nunca vi acontecer com seres humanos normais como nĂłs), alguĂ©m pode vir aqui e falar, ahhh eu jĂĄ vi acontecer com uma pessoa X...mas Ă© a exceção da exceção, provavelmente foi uma pessoa que tava numa empresa em amlpo crescimento e atuou de maneira crucial pra esse crescimento acontecer...enfim daria um novo post esse ponto. hahahahaha :D EntĂŁo pensa em valores relativos (ou seja porcentagem) e nĂŁo valores absolutos (1, 2, 10 reais). E vai estudando pra melhorar esse salĂĄrio e se num der ai, troca de empresa :) Abraço meu querido, espero ter ajudado de alguma forma. Editado ontem Ă s 15:45 por Rodrigo Dobbin Fellows 2
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login