Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Fala galera, tudo certo?

Trabalho para o exterior como desenvolvedor/consultor de software (CRM Salesforce), e meu CNPJ está enquadrado no Lucro Presumido.

Tenho estudado formas legais de redução de carga tributária e, pelo que entendo, uma das poucas alternativas viáveis no meu caso seria migrar para o Simples Nacional, enquadrado no Anexo III, utilizando o CNAE 6203-1/00 (Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis).

Já no caso do CNAE 6204-0/00 (Consultoria em tecnologia da informação), o enquadramento padrão seria no Anexo V, o que não seria mais vantajoso do que o Lucro Presumido. Mesmo considerando o uso do Fator R para tentar migrar ao Anexo III, ainda assim não vejo ganho relevante em relação ao regime atual.

Dito isso, assumindo que essas premissas estejam corretas, a migração para o Simples Nacional, Anexo III, com o CNAE 6203-1/00, seria legal e adequada para esse tipo de atuação?

Abração!!

Editado por Matheus Antonio Da Silva
  • Brabo 1
Postado

Fala, meu xará!

Rapaz, eu trabalho para o exterior e fui orientado pela minha contabilidade a utilizar esse CNAE e declarar 11,12% de alíquota!

Vou compartilhar exatamente o tutorial que eles me sugeriram caso te ajude:

Mateus, Nos campos de "informações para comércio do exterior", coloque as seguintes informações:

* Modo de Prestação = Consumo Exterior
 * Vínculo entre as partes no negócio = Sem vínculo com o tomador / Prestador
 * Moeda - clique aqui [https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Galerias/Convivencia/Moedas_Contratuais/lista_moedas.html] para consulta de código e sigla de Moedas.
 * Valor do serviço em moeda estrangeira
 * Mecanismo de apoio prestador = Nenhum
 * Mecanismo de apoio tomador = Nenhum
 * Existe vínculo = Não
 * Deseja compartilhar com o MDIC? = Não

o tutorial de emissão para o exterior é esse no novo emissor: https://suporte.agilize.com.br/hc/pt-br/articles/43091248747796--Emissor-Nacional-Passo-a-passo-para-emissão-de-nota-para-o-exterior-no-Sistema-Nacional-de-NFS-e-Simples-Nacional

NBS informe: 1.1502.10.00
Serviços de projeto, desenvolvimento e instalação de aplicativos e programas não personalizados (não customizados)

e no final vai pedi aliquota do simples nacional, você vai informar 11,12%

image.png.2008ed69e51ab8b5a82d76cf0079f92a.png

• Me ajudou 1
Postado (edited)

Falaaa meu xará,

Epero que esteja bem!

Obrigado por compartilhar essas informações. Tenho colegas que usam esse CNAE no CNPJ com enquadramento no anexo III e alíquota menor que 11%. Dei uma pesquisada e vi muitos lugares sugerindo esse CNAE, mas fiquei na dúvida se não daria B.O. 

Você usa a Agilize para contabilidade? Hoje utilizo da Contabilizei.

Abraço!

Editado por Matheus Antonio Da Silva
  • Brabo 1
Postado

Você usa a Agilize para contabilidade? Hoje utilizo da Contabilizei.

Uso sim! Me dão um bom suporte! Dá uma consultada com sua contabilidade por via das dúvidas!!

Fico feliz em participar dessa discussão, caso outras pessoas tenham dicas, haha. Elisão fiscal é sempre bom ficar informado!

• Brabo 1

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...