Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala Pessoal, Blz?

Estou orçando um MVP de sistema interno para uma empresa e gostaria da opinião de vocês sobre faixa de valor. Como eu sempre trabalhei alocado em projeto não tenho muito bem ideia como precificar.

Nesse caso o projeto foi ideia minha e uma empresa se interessou e quer saber por quanto eu venderia.

Descrição em alto nível:

• Plataforma web com área logada

• Integração com API de plataforma externa de mídia (leitura e escrita de dados)

• Coleta e armazenamento de metadados de conteúdos

• Processamento de texto em larga escala

• Uso de IA/LLM para análise semântica e agrupamento de conteúdos

• Geração automática de estruturas organizacionais a partir desses agrupamentos

• Interface para revisão e curadoria manual

• Publicação/sincronização dos resultados de volta para a plataforma externa

• Histórico de operações e logs

Stack prevista (pode variar):

• Backend: Node.js / NestJS

• Frontend: React / Next.js

• Banco relacional para MVP

• IA via API (LLM + embeddings)

• Infra em cloud

Estimativa: 8 a 10 semanas de desenvolvimento para um dev fullstack.

Perguntas:

👉 Que faixa de valor vocês consideram justa para esse tipo de MVP no mercado BR?
👉 Preço fechado ou por hora?

Agradeço qualquer insight ^^

Postado

Oi @Jorge Luiz Alegretti,

Numa negociação, normalmente tem a ver com o valor percebido na troca por cada parte. O valor oferecido por você para eles e o valor para você desse projeto influencia no preço. 

Ex: Faria sentido você dar desconto agressivo se esse é seu primeiro projeto freelance, quer investir mais nesse caminho, o cliente em questão é de um perfil que você tem interesse em atender, você precisa criar portfólio e suas finanças não serão seriamente impactadas.

No caso do seu cliente seria bom você conhecer com mais detalhes processo de negócio dele pra ter noção dos custos e qual o impacto que o seu sistema poderia ter (ex: cortou o tempo na metade e dobrou a taxa de entrega). Isso te dá uma noção do valor que essa negociação tem para o seu cliente. 

O valor percebido também é influenciado pela expectativa do que pode se encontrar no mercado (no seu caso de freelance / consultoria). Nesse caso, o preço é altamente balizado pela hora de um profissional atuando naquele setor. No caso de desenvolvimento de software, um preço médio de um programador com sua senioridade e nível de especialização na área de negócio do sistema que vai desenvolver. 

Isso vai te ajudar a ter uma ordem de grandeza de valores. Numa condição genérica, acho que não estaria muito distante do que o nosso colega @Lucas Fontes Gaspareto falou, de 15k por mês. Mas recomendo fazer a sua simulação para contextualizar melhor no seu cenário. 

---

E isso é só pra você colocar uma noção de preço na cabeça. A parte de negociação desse preço é outros 500, mas aí você me avisa se você quiser que eu fale mais a respeito também. 

Abraço,

• Brabo 1
Postado

Dando um pouco mais de contexto para vocês ( @Lucas Fontes Gaspareto e @Victor Ribeiro De Mattos ) os 15k para mim pode não fazer muito sentido pq eu já trabalho PJ mas formato padrão dentro de uma empresa, eles tem a ideia, o time de produto evolui, vai para design e arquitetura e dai a gente coda e nesse cenário eu já estou faturando 20k/mês.

Agora já esse meu projeto eu tive a ideia, construí meio que para uso pessoal e uma empresa mostrou interesse (  não é uma empresa gigante, mas não é uma pequena empresa de bairro tbm ehehhe )

Dando uma estudada rápida ontem é um projeto que acredito que outras empresas poderiam ter interesse também e ai já entra outra questão de venda do projeto com ou sem exclusividade e pelo que vi isso pode multiplicar o valor já que se for exclusivo não poderia vender esse mesmo projeto para outros clientes.

@Victor Ribeiro De Mattos sobre negociações se quiser falar mais ai eu agradeço, eu sei vender o meu serviço para pegar a vaga ali, mas negociar projetos já não é bem o que sei fazer heheheh 

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...