Arthur Ferreira Dias Postado 10 de Março Postado 10 de Março Bom dia pessoal! Finalizei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas à 2 anos e desde então tenho focado mais em experiência profissional e cursos por fora. Recentemente, tenho tido vontade de me destacar mais, porém eu estou com a grana um pouco curta, será que vale a pena fazer uma pós em engenharia de software por exemplo, em uma descomplica, ou uma uni esquina qualquer? Tenho medo de trancar o valor em uma pós e o melhor para carreira ser um MBA ou Mestrado, ou até mesmo certificações. 1
Lucas Soares Gomes Postado 10 de Março Postado 10 de Março Fala, @Arthur Ferreira Dias, bão? Primeiro queria entender com você, o que está buscando? Qual sua área de interesse maior em tecnologia? Já trabalha na área? Busca algo mais backend? Frontend? Devops? IA? São muitas coisas kkkk Tecnologia é bem escopo aberto, então teria que ver qual seu maior interesse 1
Arthur Ferreira Dias Postado 10 de Março Author Postado 10 de Março (edited) Opa @Lucas Soares Gomes, bom de mais e você? Obrigado pela resposta. Eu trabalho à 2 anos na área como desenvolvedor frontend, mas recentemente estou com vontade de focar mais em arquitetura, engenharia e tudo mais. Não sei se estou pensando certo, mas com o avanço da IA sinto que saber mais dessa parte (arquitetura, design de produto e visão do consumidor) vai me oferecer os trabalhos mais bem remunerados. Desde então estou tentando ir mais pro backend para ver se consigo ter mais contato com todo o processo de criação do software. Atualmente eu acredito que quero ir para uma rota de especialização técnica para crescer na área, mas sei que, geralmente em outras áreas, gestão é mais lucrativa. Acho que por isso tenho mais dúvidas, eu tenho uma facilidade para puxar a responsabilidade e tenho sido uma espécie de “líder” atualmente (mesmo não tendo o cargo) mas só gostaria de ir pra gestão caso fosse realmente mais lucrativo. Sobre IA eu me sinto muito por fora kkkkkkk queria saber mais pra poder tomar umas decisões melhores Editado 10 de Março por Arthur Ferreira Dias 1
João Vitor Veloso Rodrigues Postado 11 de Março Postado 11 de Março Salve @Arthur Ferreira Dias, não vou saber exatamente o que te indicar. Porém, uma dica que posso te dar é: Não faça uma pós que seja totalmente EAD. Com aulas gravadas e etc. Finalizei recentemente a pós de Mobile Engineering da PUC Minas Virtual e achei que são poucos os tópicos que foram realmente relevantes. O restante acaba sendo muito superficial. E como não há ativamente um debate de ideais entre você e outros alunos, você sente que tudo que está sendo passado é supérfluo. É quase a compra de um certificado. "Tenho pós graduação na PUC".
Raphael Reinor Lopes Postado 11 de Março Postado 11 de Março Cara, estou fazendo minha segunda pós, e me planejando para fazer mestrado dentro de uns dois anos. Em resumo, fazer uma pós é bom? é bom, mas o grau de conhecimento agregado é bem inferior ao comparado ao de uma graduação. numa uniesquina? prefiro fazer em universidades com nome - a que atualmente faço é numa uniesquina, mas é pq é de uma temática nichada, feita em parceria com uma empresa referência no segmento, daí a vale a pena. Se for só fazer, acredito que não vale a pena. Se for pra aprofundar nos estudos, sugeriria começar pela leitura de referências da sua área de interesse. Nenhum curso consegue agregar tanto ao repertório quanto um bom livro, se a intenção é aumentar seu conhecimento a custo baixo. Esse mês iniciei a leitura de um livro de python para DS, e é surpreendente o quanto de conteúdo aprofundado vc consegue achar de forma fácil, e que destrói um monte de vendedor de curso por aí...
Filipe Andrade Nascimento Postado 11 de Março Postado 11 de Março On 10/03/2026 at 09:33, Arthur Ferreira Dias disse: Bom dia pessoal! Finalizei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas à 2 anos e desde então tenho focado mais em experiência profissional e cursos por fora. Recentemente, tenho tido vontade de me destacar mais, porém eu estou com a grana um pouco curta, será que vale a pena fazer uma pós em engenharia de software por exemplo, em uma descomplica, ou uma uni esquina qualquer? Tenho medo de trancar o valor em uma pós e o melhor para carreira ser um MBA ou Mestrado, ou até mesmo certificações. Pergunta honesta, pq eu não tenho certeza, o curso de ADS tu sai como Tecnologo, correto? Ou bacharel? Pq se não me engano Técnologo não pode fazer Mestrado (não sei sobre a pós)
Filipe Andrade Nascimento Postado 11 de Março Postado 11 de Março On 10/03/2026 at 12:23, Arthur Ferreira Dias disse: Opa @Lucas Soares Gomes, bom de mais e você? Obrigado pela resposta. Eu trabalho à 2 anos na área como desenvolvedor frontend, mas recentemente estou com vontade de focar mais em arquitetura, engenharia e tudo mais. Não sei se estou pensando certo, mas com o avanço da IA sinto que saber mais dessa parte (arquitetura, design de produto e visão do consumidor) vai me oferecer os trabalhos mais bem remunerados. Desde então estou tentando ir mais pro backend para ver se consigo ter mais contato com todo o processo de criação do software. Atualmente eu acredito que quero ir para uma rota de especialização técnica para crescer na área, mas sei que, geralmente em outras áreas, gestão é mais lucrativa. Acho que por isso tenho mais dúvidas, eu tenho uma facilidade para puxar a responsabilidade e tenho sido uma espécie de “líder” atualmente (mesmo não tendo o cargo) mas só gostaria de ir pra gestão caso fosse realmente mais lucrativo. Sobre IA eu me sinto muito por fora kkkkkkk queria saber mais pra poder tomar umas decisões melhores Você tá certo na leitura amigo, o que vai valer daqui pra frente é o quanto tu leu e estudou arquiteturas. Front end está muito perto de ficar obsoleto como uma função que necessita de 1 pessoa focada só nisso... (na minha leitura) 1
Caleb Carneiro Postado Sexta-feira às 03:25 Postado Sexta-feira às 03:25 On 10/03/2026 at 09:33, Arthur Ferreira Dias disse: Bom dia pessoal! Finalizei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas à 2 anos e desde então tenho focado mais em experiência profissional e cursos por fora. Recentemente, tenho tido vontade de me destacar mais, porém eu estou com a grana um pouco curta, será que vale a pena fazer uma pós em engenharia de software por exemplo, em uma descomplica, ou uma uni esquina qualquer? Tenho medo de trancar o valor em uma pós e o melhor para carreira ser um MBA ou Mestrado, ou até mesmo certificações. "Pós-graduação beleza, mas uma segunda graduação já vejo que não faz mais sentido." - Palavras de Augusto Galego 1
Filipe Andrade Nascimento Postado Sexta-feira às 03:49 Postado Sexta-feira às 03:49 23 minutes ago, Caleb Carneiro disse: "Pós-graduação beleza, mas uma segunda graduação já vejo que não faz mais sentido." - Palavras de Augusto Galego Olha ele, agora é o maior fã do Augusto galego, até 2 dias atrás não tava nem inscrito no canal
Thiago De Albuquerque Dantas Postado Sábado às 19:51 Postado Sábado às 19:51 Esse tópico me pega um pouco, tive que sair do meu mestrado em universidade pública, por questão que estava muito mal na minha vida, 1 ano fui bem, no segundo veio um monte de coisa, estafa, TAG, excesso de trabalho, excesso das demandas do mestrado, problema com familiares, meus pais ambos com cancer... pense... era um sonho meu que tive que abdicar.... pretendo voltar de alguma forma no futuro, e espero não ter as portas fechadas para isso.
Gyasmin Alves Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás Cara, foca no trampo por agora, vai ser o lugar o onde você vai mais aprender e entender qual área você quer se especializar e a partir desse entendimento você vai escolher a próxima graduação. Não precisa correr, gastar tempo numa pós quando você ainda não tem tanto entendimento do que quer focar não é o melhor caminho, vai jogar dinheiro e tempo fora.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login