Jump to content

Recommended Posts

Postado

Resolvi escrever essa pequena reflexão dado às minhas percepções obtidas na minha profissão, bem como, ao que tenho aprendido aqui na AUVP com relação aos investimentos. Como dizem na comunidade, quero contribuir meus 0,5 cents..rs

Analisar dados é chato!

(até você entender a importância dele).

Cheguei nessa conclusão ao verificar que os empreendedores pequenos/médios, de maneira geral, não dão muita importância aos dados.

Primeiro porque no primeiro momento muitas vezes só querem sobreviver e até por não possuírem uma técnica apurada em ler os números de forma estratégica. Geralmente seu negócio foi se consolidando no ramo local apenas no “tato”. Entendo que seguir os próprios instintos é o que te fez crescer!

Geralmente quem é consolidado, em qualquer área, relata o fato de ter seguido o próprio instinto foi o grande passo que o diferenciou dos demais, relata que teve “tato” no momento ideal de fazer “A” ou “B”.

Uma coisa interessante também que vejo nos relatos, é que, chegado determinado ponto de crescimento do negócio, ele começa a se lateralizar e de alguma forma o empreendedor chega num certo limite onde ele se esforça, se esforça e não consegue evoluir. É aqui que o empresário entende (as vezes) que precisa parar para aprender a analisar os próprios números e colocar pessoas competentes para delegar funções. Fazendo isso, vai chegar um momento que seu negócio será grande ao ponto de a quantidade de colaboradores aumentar a ponto de você nem saber o nome de todos os colaboradores, aquele time enxuto que você conseguia administrar com os pés nas costas se tornam vários times onde por vezes você não vai ter “tempo” de saber quem é quem abaixo dos níveis de gestão de sua empresa.

Para não se perder totalmente, chega um ponto onde será inevitável o empreendedor perceber que, além de ter pessoas bem competentes, ele precisa sim saber olhar os números da própria empresa. Claro que ele não vai fazer a parte operacional da análise, terá alguém com esse papel para lhe entregar de forma compactada, talvez destacando aquilo que é relevante ou não para o negócio.

Aqui também o mundo não se torna um mar de rosas, vejo um possível perigo, pois, um colaborador muitas das vezes não vai ter a visão de dono e, por mais que tenha essa visão de dono, não terá aquele tal do “tato” que o empresário teve no momento quando era pequeno e o fez crescer.

Hoje, como profissional de análise de dados e gestão, entendo a análise ideal precisa ser feita de forma conjunta (com a participação do dono do negócio), pois, por mais que eu tenha os números apontando de forma escancarada onde está bom e onde está ruim (sim, os números apontam!), ainda assim, é preciso sentir também aquela intuição da pessoa que fez a empresa se tornar o que é.

A junção da análise de dados + a intuição e o tato do “dono do negócio” é uma arma poderosa.

Estou há 8 anos prestando serviços para a mesma empresa e hoje consigo entender um pouco a cabeça do CEO e ainda assim, vez ou outra, ao sentar numa sala de reunião com ele, acabo sendo surpreendido por um “tato” que, nem analisando milhares de dados eu teria esse mesmo direcionamento. Na via oposta, ele também nos relata que se não tivesse olhado os números com a nossa visão, não teria chegado no insight que chegou. Ou seja, um é complemento do outro!

Tenho conversado com alguns amigos empreendedores que estão nessa fase de crescimento, tento mostrar a importância de enxergarem os números. Alguns se interessam bem em aprender olhar esse lado pois entende que se começar olhar os números enquanto “é pequeno”, pode crescer estruturado. Já outros, preferem não dar importância para os dados e preferem continuar “tentando” pelo achismo e tudo bem também! No final das contas, quem sabe o que é melhor pro próprio negócio é o próprio dono, as vezes de fato ele não está no momento, precisa focar sua energia no que está trazendo dinheiro. Mas, é importante ter em mente que um dia será preciso mudar a postura e tratar o negócio de forma estratégica.

Se você é empreendedor, você precisa separar um tempo da sua agenda para olhar seus números com carinho (olhar uma vez por mês que seja, é ainda melhor que não olhar momento nenhum). Assim como nos investimentos, só agir com base no que você acha que é certo sem analisar dados pode te criar um problema lá na frente que vai ser cada vez mais difícil consertar.

Assim como o Raul nos ensina que: por mais que você tenha dinheiro, você só não será enrolado de verdade no dia que você parar para vestir a sandália da humildade e aprender de fato a investir. Assim também entendo que é no seu empreendimento. Se você não souber analisar seus próprios números, além de crescer com mais lentidão (se crescer), a probabilidade de alguém te enrolar será maior.

Se você está nessa fase e precisa de alguém, peça e procure ajuda! Seu negócio irá lhe agradecer no futuro.

Obrigado se você teve paciência de ler e sucesso em seus negócios!!!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

• Criar novo...