Enzo Bravim Lorençoni Postado 18 de Maio Postado 18 de Maio Tenho 22 anos, estou finalizando Agronomia no Espírito Santo e quero direcionar minha carreira para a área de produção e tecnologia de sementes, especialmente envolvendo campos de produção, beneficiamento e controle de qualidade. Tenho interesse em sair do estado para ter contato com operações maiores e mais estruturadas, mas estou enfrentando uma dificuldade bem clara: não tenho networking fora daqui e não consigo acessar oportunidades em outras regiões. Minha situação hoje é a seguinte: não tenho experiência prática em empresas grandes de sementes, não possuo contatos fora do ES e também não tenho apoio da faculdade nesse sentido, já que meu orientador não contribui com indicações ou direcionamento. Além disso, sinto dificuldade até em entender quais empresas devo priorizar e qual a melhor forma de abordá-las. O que já tentei foi buscar vagas online, mas quase não encontro oportunidades de estágio nessa área, e também já tentei abordar profissionais diretamente, porém com baixo retorno. O ponto onde estou travado é justamente esse: no agro, especialmente no setor de sementes, parece que tudo funciona muito por indicação, e sem isso fico sem porta de entrada. Meu objetivo é conseguir um estágio em uma empresa de sementes, ganhar experiência prática em escala comercial e começar a construir um networking sólido dentro do setor. Minhas dúvidas são bem diretas: como vocês abordariam empresas de sementes sem ter indicação? Vale mais a pena tentar contato com engenheiros agrônomos da área ou com o RH? Quais empresas realmente valem a pena focar nesse segmento? Existe alguma estratégia mais eficaz do que simplesmente enviar currículo? 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado 19 de Maio Postado 19 de Maio On 18/05/2026 at 16:29, Enzo Bravim Lorençoni disse: Tenho 22 anos, estou finalizando Agronomia no Espírito Santo e quero direcionar minha carreira para a área de produção e tecnologia de sementes, especialmente envolvendo campos de produção, beneficiamento e controle de qualidade. Tenho interesse em sair do estado para ter contato com operações maiores e mais estruturadas, mas estou enfrentando uma dificuldade bem clara: não tenho networking fora daqui e não consigo acessar oportunidades em outras regiões. Minha situação hoje é a seguinte: não tenho experiência prática em empresas grandes de sementes, não possuo contatos fora do ES e também não tenho apoio da faculdade nesse sentido, já que meu orientador não contribui com indicações ou direcionamento. Além disso, sinto dificuldade até em entender quais empresas devo priorizar e qual a melhor forma de abordá-las. O que já tentei foi buscar vagas online, mas quase não encontro oportunidades de estágio nessa área, e também já tentei abordar profissionais diretamente, porém com baixo retorno. O ponto onde estou travado é justamente esse: no agro, especialmente no setor de sementes, parece que tudo funciona muito por indicação, e sem isso fico sem porta de entrada. Meu objetivo é conseguir um estágio em uma empresa de sementes, ganhar experiência prática em escala comercial e começar a construir um networking sólido dentro do setor. Minhas dúvidas são bem diretas: como vocês abordariam empresas de sementes sem ter indicação? Vale mais a pena tentar contato com engenheiros agrônomos da área ou com o RH? Quais empresas realmente valem a pena focar nesse segmento? Existe alguma estratégia mais eficaz do que simplesmente enviar currículo? Olá! Sua situação é super comum para quem está fora dos grandes eixos do agro e quer entrar em um mercado muito específico. A boa notícia é que o "networking" não é algo que você nasce tendo, é algo que você constrói. Sair do Espírito Santo para o Centro-Oeste, Sul ou Sudeste (SP/MG) exige uma postura de "caçador", e não de quem espera a vaga ser publicada. Respondendo diretamente às suas dúvidas e traçando um plano de ação: 1. RH ou Gestor (Engenheiro Agrônomo)? Foque nos Gestores e Engenheiros da área. O RH trabalha com funil de vagas abertas; se não há vaga, seu currículo vai para um banco de dados. O gestor da área (Coordenador de Produção de Sementes, Gerente de UBS) é quem sente a dor no dia a dia. Se ele gostar de você, ele cria a vaga de estágio ou te puxa no próximo ciclo. 2. A Estratégia de Abordagem (Esqueça o "envio de currículo") O que mais destaca um candidato hoje não é um currículo genérico, mas a clareza e a objetividade na comunicação. Use a estratégia da "Entrevista Informativa". Não peça um emprego de cara. Peça 15 minutos de conversa. Exemplo de abordagem no LinkedIn: "Olá, [Nome]. Sou estudante do último ano de Agronomia no ES. Acompanho o trabalho da [Nome da Empresa] na área de tecnologia e beneficiamento de sementes. Sei da sua experiência na área e gostaria muito de 15 minutos do seu tempo (uma call rápida) apenas para lhe fazer algumas perguntas sobre os desafios atuais na produção de sementes e pedir um conselho para quem quer entrar na área. É possível?" Nessa call, você demonstra sua paixão, mostra que estudou a empresa e, ao final, pergunta como funciona o processo de estágio deles. 3. A Estratégia do "Pé na Porta" (Movimentação Lateral) Não foque apenas em entrar direto na área de sementes. Às vezes, aceitar uma vaga em outro setor de uma grande empresa é o melhor atalho. Se surgir uma oportunidade na área comercial, pesquisa de campo, ou até administrativa dentro de uma empresa que você admira, agarre. Uma vez com o crachá da empresa, seu networking vira interno. Tomar um café e mostrar interesse para o Gerente de Sementes sendo um funcionário de outra área é infinitamente mais fácil do que sendo alguém de fora. O recrutamento interno no agro é fortíssimo. 4. Quais empresas focar? Saia do óbvio (apenas multinacionais) e olhe para as gigantes nacionais que dominam regiões específicas: Multinacionais: Syngenta, Bayer, Corteva, KWS, GDM Seeds. Gigantes Nacionais/Regionais: ATTO Sementes (MT), Boa Safra Sementes (GO, MG, BA), Sementes Jotabasso, Grupo Scheffer, Sementes Adriana. Foco Geográfico: Mire em cidades-polo como Primavera do Leste (MT), Sorriso (MT), Rio Verde (GO), Formosa (GO), Uberlândia (MG) e Passo Fundo (RS). 5. Dicas Práticas de Diferenciação Crie um Portfólio: Mesmo sem experiência, faça um estudo de caso. Escreva um texto curto no LinkedIn sobre um problema real (ex: vigor vs. germinação) e mande na abordagem: "Escrevi esse texto e lembrei da sua empresa..." Deixe claro a disposição de mudança: No topo do seu perfil, coloque: "Disponibilidade imediata para mudança de estado/cidade". Isso tira o medo do gestor de que você não vai se adaptar longe de casa. Você tem a teoria, tem a juventude e tem a vontade. Agora é trocar o "procurar vagas" por "procurar pessoas". Boa sorte! 1
Eduardo Kazuyuki Kumi Postado Terça-feira às 19:31 Postado Terça-feira às 19:31 On 18/05/2026 at 15:29, Enzo Bravim Lorençoni disse: Tenho 22 anos, estou finalizando Agronomia no Espírito Santo e quero direcionar minha carreira para a área de produção e tecnologia de sementes, especialmente envolvendo campos de produção, beneficiamento e controle de qualidade. Tenho interesse em sair do estado para ter contato com operações maiores e mais estruturadas, mas estou enfrentando uma dificuldade bem clara: não tenho networking fora daqui e não consigo acessar oportunidades em outras regiões. Minha situação hoje é a seguinte: não tenho experiência prática em empresas grandes de sementes, não possuo contatos fora do ES e também não tenho apoio da faculdade nesse sentido, já que meu orientador não contribui com indicações ou direcionamento. Além disso, sinto dificuldade até em entender quais empresas devo priorizar e qual a melhor forma de abordá-las. O que já tentei foi buscar vagas online, mas quase não encontro oportunidades de estágio nessa área, e também já tentei abordar profissionais diretamente, porém com baixo retorno. O ponto onde estou travado é justamente esse: no agro, especialmente no setor de sementes, parece que tudo funciona muito por indicação, e sem isso fico sem porta de entrada. Meu objetivo é conseguir um estágio em uma empresa de sementes, ganhar experiência prática em escala comercial e começar a construir um networking sólido dentro do setor. Minhas dúvidas são bem diretas: como vocês abordariam empresas de sementes sem ter indicação? Vale mais a pena tentar contato com engenheiros agrônomos da área ou com o RH? Quais empresas realmente valem a pena focar nesse segmento? Existe alguma estratégia mais eficaz do que simplesmente enviar currículo? Opa enzo boa tarde, vi agora seu post quando voce diz controle de sementes, voce diz sementes no geral ou de algum cultivar em especifico? pergunto pq atualmente trabalho com venda de sementes de pastagem e tenho alguns contatos nesse ramo, porem grande maioria na região centro-oeste
Recommended Posts