Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Pessoal, quero compartilhar uma decisão importante que tomei e que agora estou tornando pública para criar um compromisso comigo mesmo.

Minha meta para os próximos meses é concluir minha transição para o mercado financeiro e iniciar minha jornada como consultor financeiro.

Trabalho há mais de 10 anos com dados, analytics e modelagem, construindo soluções para empresas de diversos segmentos. Enquanto muita gente da área financeira busca aprender dados, eu acabei seguindo o caminho contrário: mergulhei nos estudos de finanças.

Nos últimos anos venho estudando investimentos, planejamento financeiro e construção patrimonial. Porém, nos últimos meses, a alta demanda do trabalho acabou reduzindo bastante meu ritmo de estudos.

Foi então que tomei uma decisão que para algumas pessoas pode parecer arriscada: pedi desligamento da empresa para dedicar os próximos meses integralmente à minha preparação.

Mas essa não foi uma decisão impulsiva.

Desde o início do ano venho planejando esse movimento, reforçando minha reserva, organizando meu patrimônio e acompanhando indicadores financeiros para entender se eu realmente tinha condições de fazer essa pausa.

Hoje, olhando meus números:

Reserva para mais de 8 meses de despesas

Endividamento de apenas 4,6%

Dívida anual equivalente a 0,13x da minha renda

Patrimônio líquido próximo de R$ 291 mil

Patrimônio gerador de renda superior a R$ 219 mil

Apesar de ainda estar longe da independência financeira (cerca de 10% da meta FIRE), os indicadores me mostraram que eu poderia dar um passo para trás agora para tentar dar dois passos à frente no futuro.

Existe receio? Claro.

Ficar sem salário por alguns meses não é confortável para ninguém.

Mas acredito que planejamento financeiro serve justamente para isso: criar opções de vida e permitir decisões com mais consciência.

Minha meta pública agora é:

🎯 CPA até 15 de julho

🎯 CPRO-I logo na sequência

🎯 CPRO-R em seguida

Quero aproveitar esse período para construir uma base sólida e, futuramente, atuar com consultoria financeira.

Anexei abaixo o dashboard que desenvolvi para acompanhar minha evolução financeira e que foi uma das ferramentas que me ajudaram a tomar essa decisão.

Alguém aqui já fez uma mudança de carreira semelhante ou tirou um período sabático para investir em formação profissional? Como foi a experiência?

Diagnostico Financeiro.png

Patrimonio_renda.png

Editado por Thiago Dos Santos Rosa#2769
Ao copiar e colar a minha revisão , colei 2x
  • Aí cê deu aula... 4
Postado
59 minutes ago, Thiago Dos Santos Rosa#2769 disse:

Pessoal, quero compartilhar uma decisão importante que tomei e que agora estou tornando pública para criar um compromisso comigo mesmo.

Minha meta para os próximos meses é concluir minha transição para o mercado financeiro e iniciar minha jornada como consultor financeiro.

Trabalho há mais de 10 anos com dados, analytics e modelagem, construindo soluções para empresas de diversos segmentos. Enquanto muita gente da área financeira busca aprender dados, eu acabei seguindo o caminho contrário: mergulhei nos estudos de finanças.

Nos últimos anos venho estudando investimentos, planejamento financeiro e construção patrimonial. Porém, nos últimos meses, a alta demanda do trabalho acabou reduzindo bastante meu ritmo de estudos.

Foi então que tomei uma decisão que para algumas pessoas pode parecer arriscada: pedi desligamento da empresa para dedicar os próximos meses integralmente à minha preparação.

Mas essa não foi uma decisão impulsiva.

Desde o início do ano venho planejando esse movimento, reforçando minha reserva, organizando meu patrimônio e acompanhando indicadores financeiros para entender se eu realmente tinha condições de fazer essa pausa.

Hoje, olhando meus números:

Reserva para mais de 8 meses de despesas

Endividamento de apenas 4,6%

Dívida anual equivalente a 0,13x da minha renda

Patrimônio líquido próximo de R$ 291 mil

Patrimônio gerador de renda superior a R$ 219 mil

Apesar de ainda estar longe da independência financeira (cerca de 10% da meta FIRE), os indicadores me mostraram que eu poderia dar um passo para trás agora para tentar dar dois passos à frente no futuro.

Existe receio? Claro.

Ficar sem salário por alguns meses não é confortável para ninguém.

Mas acredito que planejamento financeiro serve justamente para isso: criar opções de vida e permitir decisões com mais consciência.

Minha meta pública agora é:

🎯 CPA até 15 de julho

🎯 CPRO-I logo na sequência

🎯 CPRO-R em seguida

Quero aproveitar esse período para construir uma base sólida e, futuramente, atuar com consultoria financeira.

Anexei abaixo o dashboard que desenvolvi para acompanhar minha evolução financeira e que foi uma das ferramentas que me ajudaram a tomar essa decisão.

Alguém aqui já fez uma mudança de carreira semelhante ou tirou um período sabático para investir em formação profissional? Como foi a experiência?

Diagnostico Financeiro.png

Patrimonio_renda.png

Primeiramente, parabéns pela coragem Thiago. Às vezes esse tipo de ousadia é necessário pra iniciar um novo tempo na nossa vida.

Há alguns anos decidi abandonar uma Faculdade no final do segundo ano... era monitor de 2 disciplinas, tinha projetos de pesquisa pelo Cnpq, estava tudo encaminhado, inclusive emprego no futuro. Só tinha um problema: eu estava frustrado, queria outro curso e tinha plena convicção disso.

Abandonar uma graduação depois de 2 anos em uma Universidade Federal parecia loucura (e era). Porém eu estava em paz e o resultado final foi além do que eu esperava. Há 10 anos terminei a faculdade e atuo na profissão que sempre sonhei. Valeu a pena? Indiscutivelmente!

Diferente de você,  eu não tinha uma reserva de emergência, só coragem e um pouco de irresponsabilidade de um garoto sonhador de 18 anos hehe. Você está muito a frente, se preparou, planejou, fez sua reserva... Vá e seja feliz. 

Te desejo todo sucesso do mundo 🙌🏾🚀🚀🚀

• Criar novo...