Jump to content

Recommended Posts

Postado

Ola a todos...

Estou perdido e precisando de ajuda, mas não sei onde começar a procurar ajuda...

Hoje tenho uma empresa de 31 anos, sempre fiz o financeiro da empresa que é a minha area... sou apaixonado por isso, porem meu pai faleceu e eu assumi tudo da empresa... Ele era um contraponto, vendas e administrativo, e faz uns 4/5 anos que estou levando a empresa como pode...

Porem está ficando complicado e estou perdendo a mão, e preciso de ajuda, pesquisei sobre aceleradora de empresas, mas não achei que seria o meu caso, consultoria cai em 2 que não deu certo, só levou dinheiro... 

Pesquisando com IA, cheguei em algo como diretor fracionado, nunca tinha ouvido falar, mas sabe como é IA, nem sei se isso é real...

Existe algum mentor de empresa que não seja picaretagem como muitos na internet?

precisava de uma ajuda, e não sei por onde começar, preciso refazer a empresa, pode onde começaria a procurar ajuda?

• Brabo 1
Postado

Olá, 
Cara, antes de falar qualquer coisa acho que seria interessante saber o ramo da sua empresa e também quantos funcionários ela tem atualmente, ai podemos falar com um pouco mais de propriedade sobre o assunto;

Mas como você disse que está ficando sobrecarregado, imagino que o ideal seria buscar alguns funcionários mais velhos de casa (aqueles que melhor conhecem a empresa) e buscar delegar algumas dessas funções a eles ou buscar a contratação de um gerente que já tenha bagagem no ramo e que possa assumir essas funções mais rapidamente.
Mas ainda depende muito do ramo e tamanho da empresa pra poder tomar uma decisão

Postado

Eduardo, primeiro: sinto muito pelo seu pai.

Pelo seu relato, acho que você não precisa de aceleradora nem de mentor motivacional de internet. Parece mais um caso de reorganizar a empresa de dentro pra fora, com diagnóstico, prioridade e execução.

Diretor fracionado existe sim e pode fazer sentido, principalmente quando ainda não cabe ter um diretor CLT full time. Mas eu tomaria cuidado com promessa bonita demais.

Já vi situações parecidas acontecerem em sucessão de gestão, principalmente quando uma pessoa acaba assumindo funções que antes eram divididas. É bem mais comum do que parece, e normalmente o melhor caminho é ajuda profissional, pé no chão, sem fórmula mágica.

Eu começaria por um diagnóstico bem prático: fluxo de caixa, margem, vendas, clientes, custos fixos, processos, responsabilidades e onde a empresa está ganhando dinheiro ou sangrando.

O Sebrae também tem bastante conteúdo básico bom e gratuito que pode ajudar a organizar as primeiras ideias, principalmente para entender melhor gestão, vendas, financeiro e processos.

Depois disso, faria um plano (talvez de 90 dias, por exemplo). Nada de projeto gigante ou PowerPoint bonito demais. Primeiro é arrumar a casa, estancar vazamentos e definir prioridades.

Eu atuo em uma consultoria de reestruturação de empresas e, se quiser, posso tentar te ajudar. Mesmo que não seja como serviço, mas pra bater um papo, trocar uma ideia e talvez te ajudar a enxergar por onde começar.

E, de verdade, não tenta carregar tudo sozinho. Quando o dono vira financeiro, comercial, administrativo, RH e bombeiro da empresa, uma hora a conta chega.

• Brabo 1
  • Criar novo...