Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa noite pessoal

Eu tenho uma empresa especializada em edição de videos imobiliários, prestamos serviços para outros profissionais da área, produtoras, imobiliárias, corretores e etc... Meus clientes são todos fora da América do Sul e eu estou baseado no Brasil, faturamos mais de 100 mil reais mensais e estamos crescendo, a projeção é de 200 mil reias de faturamento mensal até Janeiro. Meus editores são híbridos, tenho alguns in house e outros home office.
Hoje recebemos 100% dos pagamentos pela Wise, mas esse app já nos deixou na mão 3x só esse ano, por bloqueios, sanções de outros países (tenho clientes de 7 países diferentes).
Minha dúvida é, compensa eu receber esses pagamentos de fora do Brasil com contas de banco Brasileiras ou eu poderia ter outras opções de recebimentos? Sei que 200 mil reais pode parecer pouco para outros empreendedores mas é que eu vivo me perguntando isso, recebendo em um banco que me deixa na mão, cobra suas tarifas e depois cumpro com os impostos do Brasil.

Obrigado e me perdoem pela explicação gigante.

• Brabo 3
Postado
3 horas atrás, Nelson Guedes disse:

Boa noite pessoal

Eu tenho uma empresa especializada em edição de videos imobiliários, prestamos serviços para outros profissionais da área, produtoras, imobiliárias, corretores e etc... Meus clientes são todos fora da América do Sul e eu estou baseado no Brasil, faturamos mais de 100 mil reais mensais e estamos crescendo, a projeção é de 200 mil reias de faturamento mensal até Janeiro. Meus editores são híbridos, tenho alguns in house e outros home office.
Hoje recebemos 100% dos pagamentos pela Wise, mas esse app já nos deixou na mão 3x só esse ano, por bloqueios, sanções de outros países (tenho clientes de 7 países diferentes).
Minha dúvida é, compensa eu receber esses pagamentos de fora do Brasil com contas de banco Brasileiras ou eu poderia ter outras opções de recebimentos? Sei que 200 mil reais pode parecer pouco para outros empreendedores mas é que eu vivo me perguntando isso, recebendo em um banco que me deixa na mão, cobra suas tarifas e depois cumpro com os impostos do Brasil.

Obrigado e me perdoem pela explicação gigante.

Na minha visão, essa discussão vai além de escolher entre Wise, banco A ou banco B. O principal ponto é a gestão de risco operacional e a continuidade do negócio.
Se hoje praticamente 100% do faturamento depende de um único intermediário, você criou um ponto único de falha. O fato de a Wise já ter deixado sua empresa na mão três vezes no ano mostra que esse risco deixou de ser apenas teórico.
Eu manteria a Wise se ela continuar sendo eficiente, mas deixaria de depender exclusivamente dela. Ter pelo menos duas alternativas prontas para recebimentos internacionais me parece uma boa prática de gestão. O custo da redundância normalmente é muito menor do que o custo de interromper o fluxo de caixa.
Outro ponto é separar o meio de recebimento da gestão financeira. Uma coisa é por onde o dinheiro entra, outra é como esse caixa é administrado depois. Conforme a empresa cresce, essas decisões passam a ter um peso muito maior.
Como você faz parte da AUVP, eu também abriria um chamado para o suporte. Eles podem orientar sobre alternativas para recebimentos internacionais, relacionamento bancário e até indicar uma estrutura mais adequada para o momento da empresa. Vale aproveitar esse benefício da comunidade antes de tomar uma decisão sozinho.
Fiquei apenas com uma dúvida, seus clientes são empresas ou pessoas físicas? E eles pagam em dólar, euro ou em outras moedas? Dependendo dessa resposta, a estratégia ideal pode mudar bastante

• Criar novo...