Anônimo Postado Quarta-feira às 22:28 Postado Quarta-feira às 22:28 Olá, meus queridos, espero que estejam bem. Vamos lá, entrei na empresa em que trabalho atualmente há 2 anos atrás como auxiliar administrativo (cargo atual). A empresa presta serviços de manutenções preventivas e corretivas em aparelhos de raios X, incluindo venda de peças, possuindo clientes ao redor do Brasil, mas com contratos mais centralizados em MG. Meu salário não é alto, ficando inclusive pouco abaixo dos R$ 4.500,00 necessários para dar entrada como aluno da AUVP. Meus investimentos estão quase chegando em 50 mil, mas com liquidez de apenas cerca de 16 mil. Tenho um carro avaliado em uns 40 mil pela tabela FIPE. (informações que julgo necessárias para obter um conselho mais robusto) Recentemente me peguei em uma conversa com meu chefe sobre o quadro societário da empresa, e um dos sócios saiu (aposentou), deixando sua posição livre para novos sócios interessados. Como alguém que não quer mais perder oportunidades de crescimento disse ao meu chefe que eu tinha interesse, e perguntei quanto eles pedem para entrar como sócio. Hoje, após reuniões internas dos sócios atuais, obtive resposta sobre a quantia de entrada que foi avaliada em R$ 60.000,00. Aqui entra a minha pergunta: Vocês acreditam que valeria a pena eu desidratar minha liquidez, além de vender o meu carro para dar entrada nessa sociedade? Possíveis informações relevantes: A empresa está enquadrada no regime Simples Nacional; A avaliação da estrutura construída, com todos os itens do patrimônio, gira em torno de 6 milhões (cálculo feito por alto, mas com boa confiança); A retirada dos sócios ao final do ano costuma girar em torno de 30-50k; Temos uma outra empresa, de outro CNPJ, que faz parte do grupo (também do Simples, sendo utilizada mais para contratos de locação de aparelhos de raios X, e/ou venda); Existem alguns sócios minoritários que compraram apenas as cotas de entrada, e não possuem voz nas decisões maiores (detalhe, eles entraram sem dar nenhum valor de entrada, dividindo os 60k em 120 meses, que são descontados do pró-labore deles; Eu entraria como sócio administrativo majoritário, com certa voz nas decisões; Minha decisão de dar um valor de entrada seria para demonstrar meu interesse real (além de que, durante a conversa, meu chefe pareceu não ter gostado da ideia de eles terem entrado como minoritários sem dar nada de entrada xD). Existe mais alguma informação relevante que deixei passar para ajudar no conselho? Por gentileza, me avisem. (resolvi postar anonimamente para que vocês sejam mais sinceros é só não me esculachar se não eu fico triste kkkk)
Anônimo Postado Quarta-feira às 23:48 Postado Quarta-feira às 23:48 O chatgpt me pediu pra te perguntar, rsrs... Qual percentual da empresa esses R$ 60 mil compram? Sem saber isso, não dá para dizer se está barato ou caro. Como a empresa foi avaliada? Você mencionou um patrimônio de R$ 6 milhões, mas patrimônio não é o mesmo que valor da empresa. O que importa é quanto ela gera de lucro e caixa. Quanto foi o lucro líquido dos últimos 3 a 5 anos? Há balanços e DREs para comprovar? Os sócios retiram R$ 30-50 mil por ano cada um ou esse é o total distribuído? Isso muda completamente a análise. Existe acordo de sócios? Como funciona a saída? Se você quiser vender sua participação daqui a cinco anos, consegue? Por qual critério? Você responde por dívidas da empresa? Existem processos trabalhistas, tributários ou passivos ocultos? Qual é exatamente o seu papel como "sócio administrativo majoritário"? Você terá poder de decisão proporcional à participação ou apenas mais responsabilidades?
Paulo Bardella Postado Quinta-feira às 00:11 Postado Quinta-feira às 00:11 Nada que te oferecem é bom pra você.
Recommended Posts