Gustavo Dela Giustina Ramos Postado Segunda-feira às 00:38 Postado Segunda-feira às 00:38 Galera, queria compartilhar uma situação e pedir a opinião de vocês. Atualmente, tenho 24 anos, moro com meus pais, já construí um patrimônio legal investido e tenho uma reserva de emergência que consegue cobrir cerca de seis meses das minhas despesas. Isso me dá uma certa tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, comecei a pensar muito no meu futuro. Hoje sou PJ, então não tenho a segurança nem a estabilidade financeira de um mês para o outro. Esses dias, parei para pensar em como será quando eu tiver uma família, filhos, uma casa própria e também precisar arcar com seguros e outras responsabilidades. Diferentemente de quem é CLT, eu não tenho a garantia de que, no fim do mês, aquele valor vai entrar na conta. Trabalho com programação, atendo alguns clientes e também faço freelas para complementar a renda. Porém, a IA tem mudado muito o mercado em que atuo. Ela reduziu a demanda por alguns serviços e aumentou bastante a concorrência. Ao mesmo tempo, ela abriu um mercado enorme de novas oportunidades. É justamente aí que está o meu conflito. Fico pensando se faz mais sentido continuar na área em que já atuo e aproveitar esse boom da inteligência artificial para criar ou escalar algum produto, desenvolver um serviço diferente ou encontrar uma nova forma de aumentar meu faturamento. Ou se essa insatisfação é um sinal de que talvez seja a hora de mudar completamente de caminho. Quando eu era mais novo, por volta dos 18 anos, tinha o sonho de entrar para a polícia e, depois, para as operações especiais. Sei que no ano que vem haverá alguns concursos e, às vezes, esse pensamento volta. Hoje sinto que estou em uma encruzilhada. Não sei se faz mais sentido: continuar na minha área e me reinventar usando IA para aumentar meu faturamento; migrar para uma área que comecei a gostar; ou voltar a perseguir um sonho antigo, como prestar concurso para a polícia. Alguém aqui já viveu um momento parecido? Como vocês decidiram qual caminho seguir? 1
Hélio Victor Apolinário Soares Postado Segunda-feira às 00:58 Postado Segunda-feira às 00:58 Olá, eu sei bem como se sente. Acredito que a IA vai mudar e já mudou muito o cenário atual em vários setores. No entanto, sempre vai ter o que fazer em relação a TI. Não se sinta substituido nesse sentido, caso você goste da área mesmo, pode seguir em frente e se reinventando (como todos devem estar fazendo). Com relação a migrar e ir para outras áreas, sempre é possível, você ainda é novo e daria até para mesclar. Policia tem várias áreas e tem como usar a questão de TI para ingressar (virar Perito, por exemplo). Vai fazendo perguntas para te ajudar a seguir, como: Eu gosto do que faço hoje? Se não, o que eu gosto de fazer em si? Como eu poderia fazer isso, sem ser colocado para trás no mercado atual? Como é a carreira de policial? Eu me vejo trabalhando nessa posição? ... Enfim, espero ter ajudado um pouco, pelo menos. Esse tipo de pensamento é normal. Uma ação que você pode fazer também, seria conversar com os conselheiros aqui da AUVP (Me ajudou a refletir). 1
Thainá Espínola Gomes Postado Segunda-feira às 12:03 Postado Segunda-feira às 12:03 Fala gustavo, tudo certo?? Acho que esse tipo de questionamento é super normal, e acho que em diferentes fases essas duvidas vão te revisitar de tempos em tempos. Uma coisa que eu faço muito nesses momentos de virada de chave ou de duvida profissional é me aconselhar com pessoas mais experiêntes desses ramos. Pensa em profissionais que vc conheça que estão nesses passos a frente desses diferentes caminhos, tenta marcar um café e conversa sobre como é o dia-a-dia deles, como é a rotina, futuro e etc. Acho que essas pessoas vão consguir te dar uma visão mais concreta sobre esses teus possíveis futuros e de forma realista. Além de que muitas vezes é nessas conversas que uma porta abre, vc conecta com essas pessoas e vai que consegue trabalhar junto ou até mesmo ter uma nova ideia de caminho a seguir. Vou deixar aqui embaixo uma mensagem que eu mandei essa semana pra estudar melhor o meu mercado! 1
Guilherme Marques Postado Segunda-feira às 13:45 Postado Segunda-feira às 13:45 (edited) Bom dia @Gustavo Dela Giustina Ramos Não me sinto a pessoa mais indicada pra sugerir qualquer caminho, então vou deixar um vídeo aqui (caso você ainda não tenha assistido) pra tentar te dar um norte de alguma maneira. Também há o programa de conselheiros, lá talvez encontre quem possa te auxiliar com mais propriedade. Espero ter ajudado. Editado Segunda-feira às 13:45 por Guilherme Marques
Paulo Bardella Postado Terça-feira às 02:18 Postado Terça-feira às 02:18 Estabilidade não existe em nenhum lugar. Foca na sua área. Se for mudar de área pé em duas canoas.
Recommended Posts