Jump to content

Recommended Posts

Postado

Pessoal, queria trocar uma experiência com quem presta serviços para empresas da Espanha através de uma PJ brasileira.

Presto serviços de consultoria SAP para empresas globalmente, e atualmente fechei com uma empresa espanhola. O fluxo é:

• PJ brasileira (Simples Nacional);
  • Serviços prestados 100% remotamente do Brasil;
  • Sem estabelecimento permanente na Espanha;
  • Emissão de NF de exportação de serviços no Brasil + invoice para a empresa espanhola.

Inicialmente achei que pelo Tratado Brasil–Espanha, bastaria enviar o Certificado de Residência Fiscal para não haver retenção. Assim como faço para empresas de Portugal por exemplo.

Porém, a contabilidade da empresa espanhola respondeu que, "por entender" a consultoria SAP como serviço técnico, ela seria enquadrada no art. 12 do tratado (royalties/cânones), aplicando retenção de 10%, desde que eu apresente o Certificado de Residência Fiscal. Sem o certificado, disseram que a retenção seria de 24%.

Minha dúvida é:

• Alguém aqui já trabalhou exatamente nesse modelo (PJ brasileira -> empresa espanhola)?
  • Houve retenção de 10%?
  • Enviaram apenas o Certificado de Residência Fiscal ou precisaram de mais algum documento?
  • Conseguiram receber sem retenção ou essa interpretação realmente é a prática na Espanha?

Se alguém já passou por essa situação, agradeço muito compartilhar a experiência. Quero entender a melhor prática antes de mandar a fatura.

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...