Luciana De Moura Afonso Postado Quinta-feira às 12:08 Postado Quinta-feira às 12:08 Oi gente! Vamos lá que o tópico é um plano apenas.... Sempre tive vontade de ter meu próprio negocio e até tenho mesmo (sou mei) nunca fui boa em trabalhar para os outros porque meus primeiros empregos foram no varejo e com salários medíocres... mas mesmo assim eu sempre gostei de vender. Quando comecei a trabalhar para mim mesmo as coisas começaram a dar certo finalmente: tinha mais tempo livre, mais dinheiro e liberdade. E assim vivo até hoje. Meu trabalho hoje porém não é escalável. Posso ter mais clientes, investir mais em divulgação? sim. Mas pela lei não posso contratar ninguém para trabalhar comigo (moro na Irlanda e meu visto não permite porque não é "critical skills" no pais. Pretendo morar aqui mais uns 3-4 anos e volto para o Brasil com frequência. Posso abrir uma empresa de outro nicho aqui na Irlanda? Posso. Mas eu não conheço outros nichos pois trabalho com a mesma coisa já tem quase 10 anos. Mas sinto várias inseguranças: não confio em nenhum advogado aqui, não conheço as leis direito e meu inglês é intermediário, as vezes posso soar boba quando falo inglês e passar insegurança para as pessoas. A maioria das empresas na irlanda feitas por brasileiros são: comida ou estética. Duas áreas que não entendo bulhufas. Hoje tenho só minha profissão que é minha atual fonte de renda e meus investimentos penso em usar apenas para comprar um apartamento no futuro e ter minha aposentadoria. Gostaria de ter uma segunda fonte de renda já faz tempo... já comecei uma microscópica empresa com uma amiga de camisetas que foi a falência (ainda bem que investimos mixaria) Também tenho um segundo ponto:Quero muito voltar para o Brasil, então não sei se começar um negócio aqui para fechar em poucos anos é uma boa ideia. Um ponto que penso como estratégia é: vou para SP em novembro e só volto começo de março, pensei em fazer alguns cursos do senac/sesc/etc gratuitos de preferencia e tentar encontrar algo que eu gosto para quando eu voltar poder começar com mais consciência e preparo do que estou fazendo. Porém isso levaria anos. Sempre que pesquiso/leio sobre empreendedorismo esse tipo de estratégia não é visto com bons olhos: que o feito é melhor que perfeito, que quem muito analisa nunca faz nada, se você não tentar nunca consegue mesmo, que todo mundo quebra mesmo no inicio e faz parte do processo, etc etc Mas eu também acho que começar um negócio que eu não entendo bulhufas muito imprudente. Poderia começar uma sociedade com alguém que tem conhecimento dessa área especifica? Sim. Mas não acho também uma boa ideia. Vocês que tem empresas pequenas, como começaram? Tem conselhos? No momento estou completamente perdida, não tenho pressa. Mas obviamente também não quero ficar planejando por toda a eternidade. 3
Paulo Bardella Postado Quinta-feira às 14:22 Postado Quinta-feira às 14:22 Toda empresa grande um dia foi pequena. foca em vender mais!
Kalel Guerreiro Postado Quinta-feira às 15:07 Postado Quinta-feira às 15:07 Luciana, me identifiquei bastante com seu relato. Também moro na Irlanda, tenho vontade de empreender e enfrento várias das mesmas limitações como a insegurança com a legislação, dificuldade de enxergar oportunidades fora da área em que já trabalho. Na minha visão, existe uma diferença grande entre ter prudência e ficar paralisado por analisar de mais uma determinada area. Esse discurso de que “o feito é melhor que o perfeito” tem seu valor, mas pode ser perigoso quando vira ele e usado mcomo desculpra pra entrar sem preparo em um setor que você não conhece. Empreender envolve risco, mas isso não significa assumir qualquer risco de forma inconsequente. Talvez o melhor caminho seja fazer pequenos testes, estudar áreas que despertem interesse, conversar com pessoas do setor que voce esta de olho, validar uma ideia com pouco capital e observar se existe demanda antes de assumir compromissos maiores. Também acho interessante buscar algo com certa portabilidade, que possa começar na Irlanda e continuar caso você volte ao Brasil, mas ai seria algo mais online imagino eu. Assim, esses próximos anos não seriam necessariamente um prazo para abrir e fechar uma empresa, mas um período de preparação, validação e experiência. Também estou tentando me encontrar nessa trajetória. Ainda não tenho uma resposta definitiva, mas acredito que não precisamos escolher entre agir no impulso e planejar eternamente. Dá para avançar aos poucos, com riscos controlados. Espero ter ajudado !🤘 2
Luciana De Moura Afonso Postado Sexta-feira às 11:39 Author Postado Sexta-feira às 11:39 20 horas atrás, Kalel Guerreiro disse: seria algo mais online imagino eu Pensei nisso também, inclusive o Raul tem um vídeo "como começar uma empresa" que ele fala basicamente de tentar criar loja online. Para dizer que tenho 0 experiencia nisso já ganhei alguns trocados como afiliada da temu em um momento que quebrei a perna e não estava podendo trabalhar. Mas era muito pouco, coisa de 300 reais divulgando link para amigos. Porém para ir mais fundo nisso precisaria começar a produzir um "tiktok" shop ou algo do tipo, coisa que sinceramente renderia pouco no meu momento atual já que ganho em euro e meu tempo aqui na Irlanda é precioso. Vale mais a pena fazer um cleaner ou trabalhar em um hotel do que fazer algo desses programas de afiliado. Acho que é uma boa renda adicional para quem tem um canal grande, uma boa audiência na internet. O que não é o meu caso. Já pensei em estudar algo mais técnico aqui, mas todo mundo fala mal: cursos de cabelereira são feitos em bonecas, diferente no Brasil que você aprende com cabelos e pessoas reais. Manicure aqui: as chinesas dominam a área. Também não acho que seja uma boa maneira de começar aqui. Sei que pelas próximidades da Grafton Street tem muitas salas para locação para você começar um negócio pequeno: massagem, botox, lá é bem dominado pela estética. Porém mesmo problema: não posso legalmente ter funcionários. Tendo um espaço físico aqui, mesmo estando legalizada e tudo: daria problema para mim se eu tivesse um funcionário não registrado. Você sabe que infelizmente é bem complexo. Se dependesse de mim eu abria um carrinho de churros no meio da rua igual o Seu Madruga, mas aqui tudo é cheio de firufelos kkkkk
Recommended Posts