Anônimo Postado 3 de Agosto Postado 3 de Agosto Estou com 30 anos, há 7 na minha empresa atual, como dev. No começo de 2024 e começo de 2025 rolaram demissões em massa, agora as coisas se acertaram (era uns 30 devs... hoje são 6). Eu cheguei a ter 5 "filhos" la pra treinar e desenvolver, hoje ficou só eu e a IA nos produtos que eu cuido. Eu me sinto numa posição muito "confortável" ultimamente pq não tem mais backups da minha posição. Por outro lado, ainda estou como Pleno (tenho 12 anos de carreira), no meu último 1:1 com gestor eu esperei ele falar todos os elogios pra depois perguntar o que faltava pra eu ser Sênior. Basicamente, ele disse que eu já sou sênior há muito tempo, mas a diretoria não está liberando verba pra promoção, que eu estou "na fila" mas ele não consegue prometer. E de fato, faz muito tempo que nao vejo ninguém sendo promovido. Se eu fosse uns 5 anos mais nova, com toda certeza nesse momento eu estaria já buscando outro emprego. Só que nesse momento, estou numa idade ""boa"" de engravidar, e é uma vontade também. Estamos com a vida estabilizada, casa própria mais outros investimentos, bons planos de saúde. Se eu fizer esse processo de troca de empresa nesse momento pra cavar a promoção, talvez não tenha tempo suficiente de mostrar o meu valor antes de engravidar... E aí voltando de licença já viu, é demissão certa. Outro fator que influencia muito é o fato de ser full home office sem pretensão nenhuma de retorno presencial. Por outro lado, olhar pras pessoas que se formaram comigo ou já trabalharam comigo que não tem essa preocupação é bem frustrante, me dá a sensação de que eu vou ficar pra trás mesmo. Por outro lado o tempo não para, e como a gente quer ter dois filhos e meu marido já é um pouco mais velho a hora de começar é agora. Mulheres que já passaram por essa situação e gestores ou gestoras que já tiveram esse tipo de situação no time, manifestem-se hehe
Paulo Bardella Postado 3 de Agosto Postado 3 de Agosto Continua no seu trampo e faz logo o filho. Se pensar muito vai arrumar motivo para desisitir.
Anônimo Postado 4 de Agosto Postado 4 de Agosto Pelo que você comentou, parece haver uma prioridade nos seus planos. Se de fato o projeto filhos for a prioridade, a questão de trabalho ganha outro peso. Se você entende que alcançou a estrutura que desejava para ter filhos: em sentido profissional, em sentido emocional e de organização familiar, analise com calma se vale mesmo à pena esperar um outro gatilho profissional. Não é possível controlar todas as variáveis. Em especial a que não depende de você, como a questão de financeiramente se concretizar a função de sênior. Outro elemento que não é possível controlar é o efeito do tempo sobre você e seu marido e as mudanças fisiológicas que isso pode trazer. Se vocês desejam ter mais de um filho, provavelmente podem querer um espaço de tempo entre um e outro pra curtir melhor as fases de cada um. Ou se quiserem ter um filho próximo ao outro, vão precisar de mais energia física e emocional para conciliar as coisas. Isso tudo tem um custo, e não me refiro ao financeiro necessariamente. Em relação a ficar pra trás, quem disse que você vai ficar pra trás? E quem garante que essas pessoas que você usou como referencia, não lidam com as angústias e medos no mesmo assunto que você? Às vezes pode ser apenas uma aparência de que não se preocupam. E mesmo que seja verdade que elas não se preocupam, se você tem um trabalho digno, que traz o necessário, se você tem as condições, o desejo e a possibilidade ser ser mãe, como deseja, porque abrir mão de algo seria ficar para trás? Alguém precisou abrir mão de algo por nos tornarmos as pessoas que somos hoje. Aqui não tem a questão de certo ou errado, não se trata disso, porque a vida num tem um gabarito, não tem receita de bolo. O que deu certo pra você pode não dar certo pra mim. A questão é escolher que você e seu marido desejam pra vida familiar de vocês. E se algo não funcionar como vocês gostaria, recomeçar também é uma possibilidade válida. Pra você pensar:😉 Recomece | Bráulio Bessa Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado lhe ferir, lhe esmagar... É hora do recomeço. Recomece a LUTAR. Quando tudo for escuro e nada iluminar, quando tudo for incerto e você só duvidar... É hora do recomeço Recomece a ACREDITAR Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar, quando não houver caminho nem um lugar pra chegar... É hora do recomeço. Recomece a CAMINHAR. Quando o mal for evidente e o amor se ocultar, quando o peito for vazio, quando o abraço faltar... É hora do recomeço. Recomece a AMAR. Quando você cair e ninguém lhe aparar, quando a força do que é ruim conseguir lhe derrubar... É hora do recomeço. Recomece a LEVANTAR. Quando a falta de esperança decidir lhe açoitar, se tudo que for real for difícil suportar... É hora do recomeço. Recomece a SONHAR. Enfim, É preciso de um final pra poder recomeçar, como é preciso cair pra poder se levantar. Nem sempre engatar a ré significa voltar. Remarque aquele encontro, reconquiste um amor, reúna quem lhe quer bem, reconforte um sofredor, reanime quem tá triste e reaprenda na dor. Recomece, se refaça, relembre o que foi bom, reconstrua cada sonho, redescubra algum dom, reaprenda quando errar, rebole quando dançar, e se um dia, lá na frente, a vida der uma ré, recupere sua fé e RECOMECE novamente.
Recommended Posts