Scarlett Castro De Amorim Postado Segunda-feira às 23:54 Postado Segunda-feira às 23:54 Oi , pessoal! Estou estudando a possibilidade de atuar no segmento de prestação de serviços para a área da saúde e gostaria de ouvir opiniões sinceras de quem já possui experiência prática nesse mercado. Procuro conversar com empresários, gestores ou profissionais que trabalhem com: locação de ambulâncias; terceirização de serviços de saúde; contratação e gestão de médicos; prestação de serviços para UBS, pronto atendimento, hospitais ou prefeituras; participação em licitações e contratos públicos na área da saúde. Meu objetivo é entender melhor como esse tipo de operação funciona na prática, especialmente em relação a: investimento inicial e capital de giro; formação de preços e margens reais; contratação e gestão de profissionais; custos trabalhistas, tributários e operacionais; exigências sanitárias, jurídicas e administrativas; riscos de inadimplência ou atraso nos pagamentos; licitações, contratos públicos e fiscalização; principais erros cometidos por quem está começando; possibilidade de crescimento e sustentabilidade do negócio no longo prazo. Ainda estou na fase de análise e estruturação da ideia. Não procuro apenas incentivo ou validação, mas uma visão realista sobre as dificuldades, os riscos e o potencial desse segmento. Caso alguém tenha experiência na área e possa compartilhar alguns minutos para uma conversa, pública ou privada, agradeço muito. Também será útil receber recomendações de materiais, cursos, consultorias ou profissionais especializados nesse mercado. Desde já, agradeço a quem puder contribuir com experiências, alertas, erros e acertos. 1
Bolívar Luiz Postado 8 horas atrás Postado 8 horas atrás On 03/08/2026 at 20:54, Scarlett Castro De Amorim disse: Oi , pessoal! Estou estudando a possibilidade de atuar no segmento de prestação de serviços para a área da saúde e gostaria de ouvir opiniões sinceras de quem já possui experiência prática nesse mercado. Procuro conversar com empresários, gestores ou profissionais que trabalhem com: locação de ambulâncias; terceirização de serviços de saúde; contratação e gestão de médicos; prestação de serviços para UBS, pronto atendimento, hospitais ou prefeituras; participação em licitações e contratos públicos na área da saúde. Meu objetivo é entender melhor como esse tipo de operação funciona na prática, especialmente em relação a: investimento inicial e capital de giro; formação de preços e margens reais; contratação e gestão de profissionais; custos trabalhistas, tributários e operacionais; exigências sanitárias, jurídicas e administrativas; riscos de inadimplência ou atraso nos pagamentos; licitações, contratos públicos e fiscalização; principais erros cometidos por quem está começando; possibilidade de crescimento e sustentabilidade do negócio no longo prazo. Ainda estou na fase de análise e estruturação da ideia. Não procuro apenas incentivo ou validação, mas uma visão realista sobre as dificuldades, os riscos e o potencial desse segmento. Caso alguém tenha experiência na área e possa compartilhar alguns minutos para uma conversa, pública ou privada, agradeço muito. Também será útil receber recomendações de materiais, cursos, consultorias ou profissionais especializados nesse mercado. Desde já, agradeço a quem puder contribuir com experiências, alertas, erros e acertos. Oi, @Scarlett Castro De Amorim! Não tenho operação direta no setor de saúde para trocar essa experiência específica com você, mas posso te dar uma visão de gestão e análise de riscos sobre como estruturar esse raciocínio antes de colocar dinheiro no negócio. O primeiro ponto é o capital de giro. Vender para o setor público através de licitações atrai pelo volume de faturamento, mas a inadimplência e o atraso nos pagamentos por parte de prefeituras e governos são uma realidade frequente. Sua folha de pagamento de médicos, a manutenção das ambulâncias e os custos operacionais vencem. Se o repasse público atrasar muito, você precisa ter caixa próprio suficiente para segurar a operação sem quebrar. O segundo ponto é a margem real versus o risco operacional. Prestação de serviços na saúde vai envolver regulações e carga tributária pesada, exigências sanitárias rigorosas e risco trabalhista na gestão de profissionais. Isso pode trazer uma margem líquida espremida para um risco grande. Calcule qual o custo fixo inegociável da operação, projete um cenário onde o seu principal cliente atrasa o pagamento e veja qual é a margem de segurança que o seu caixa exige. Se os números continuarem fazendo sentido nesse cenário estressado, você deve ter um modelo interessante para tocar. 1
Károly Hunkár Postado 7 horas atrás Postado 7 horas atrás On 03/08/2026 at 20:54, Scarlett Castro De Amorim disse: Oi , pessoal! Estou estudando a possibilidade de atuar no segmento de prestação de serviços para a área da saúde e gostaria de ouvir opiniões sinceras de quem já possui experiência prática nesse mercado. Procuro conversar com empresários, gestores ou profissionais que trabalhem com: locação de ambulâncias; terceirização de serviços de saúde; contratação e gestão de médicos; prestação de serviços para UBS, pronto atendimento, hospitais ou prefeituras; participação em licitações e contratos públicos na área da saúde. Meu objetivo é entender melhor como esse tipo de operação funciona na prática, especialmente em relação a: investimento inicial e capital de giro; formação de preços e margens reais; contratação e gestão de profissionais; custos trabalhistas, tributários e operacionais; exigências sanitárias, jurídicas e administrativas; riscos de inadimplência ou atraso nos pagamentos; licitações, contratos públicos e fiscalização; principais erros cometidos por quem está começando; possibilidade de crescimento e sustentabilidade do negócio no longo prazo. Ainda estou na fase de análise e estruturação da ideia. Não procuro apenas incentivo ou validação, mas uma visão realista sobre as dificuldades, os riscos e o potencial desse segmento. Caso alguém tenha experiência na área e possa compartilhar alguns minutos para uma conversa, pública ou privada, agradeço muito. Também será útil receber recomendações de materiais, cursos, consultorias ou profissionais especializados nesse mercado. Desde já, agradeço a quem puder contribuir com experiências, alertas, erros e acertos. Pela minha experiência em gestão hospitalar, principalmente na área operacional, onde mais atuo, vejo que esse mercado é muito mais complexo do que normalmente parece. Muita gente olha para o tamanho dos contratos, mas acaba subestimando tudo o que existe por trás da operação. Uma empresa médica pode atuar tanto no setor privado quanto no público, prestando serviços médicos e multiprofissionais, com equipes de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e outras especialidades. Se o objetivo for atuar como Organização Social (OS), a complexidade aumenta ainda mais. Além da assistência, entram governança, compliance, controladoria, gestão de contratos, prestação de contas, auditorias, indicadores assistenciais, gestão de riscos e relacionamento constante com órgãos reguladores e fiscalizadores. Outro ponto é o capital. Não apenas para abrir a empresa, mas principalmente para mantê-la funcionando. Capital de giro é essencial para suportar folha de pagamento, encargos, fornecedores, insumos, equipamentos e eventuais atrasos nos recebimentos. Na saúde, caixa é quase tão importante quanto faturamento. Também não basta conquistar um contrato. É preciso demonstrar capacidade técnica e operacional para executá-lo. Em muitos casos, o histórico da empresa, os atestados de capacidade técnica e a experiência dos profissionais da diretoria, do conselho ou da equipe técnica pesam tanto quanto a proposta financeira. Dependendo da estratégia, pode até ser mais interessante adquirir um CNPJ já existente, com licenças, credenciamentos, contratos e histórico de prestação de serviços, desde que seja feita uma due diligence muito criteriosa para identificar passivos trabalhistas, fiscais, tributários, previdenciários, regulatórios e reputacionais. Eu também buscaria desenvolver contratos privados. Além de gerar caixa, eles ajudam a amadurecer processos, formar lideranças, criar indicadores, validar a operação e construir reputação antes de assumir contratos públicos de maior porte. Outro aspecto frequentemente subestimado é a gestão de pessoas. Escalas médicas e multiprofissionais, absenteísmo, cobertura de plantões, retenção de talentos, educação continuada e desenvolvimento de lideranças acabam consumindo muito mais tempo do que a maioria imagina. Há ainda toda a parte regulatória. Dependendo da atividade, entram exigências da Vigilância Sanitária, licenciamento sanitário, normas da Anvisa, Conselhos Profissionais, NR-32, medicina e segurança do trabalho, PGR, PCMSO, gestão de resíduos de serviços de saúde, controle de infecção, Núcleo de Segurança do Paciente, protocolos assistenciais, LGPD, gestão da qualidade, acreditações, além de auditorias e fiscalizações frequentes. Tudo isso precisa estar integrado à operação e gera custo permanente. A saúde também é um dos mercados mais caros para operar e está em constante evolução. Novas tecnologias, protocolos, equipamentos, medicamentos, exigências regulatórias e capacitação das equipes exigem investimentos contínuos. Ao mesmo tempo, as margens costumam ser apertadas. Um contrato mal precificado, glosas, baixa produtividade, aumento de custos, problemas trabalhistas ou falhas operacionais podem comprometer rapidamente o resultado financeiro. O maior erro é olhar apenas para o faturamento potencial. O contrato é apenas a porta de entrada. O verdadeiro diferencial está na governança, na gestão operacional e na capacidade de manter uma operação eficiente, segura, sustentável e de qualidade durante anos. É isso que separa empresas que apenas conseguem contratos daquelas que realmente conseguem executá-los com excelência
Recommended Posts