Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá, tudo bem? Recentemente um amigo teve a idéia de fabricar bebidas através de uma fábrica cigana e distribuir, disse que investindo 200.000,00 seria possível. Gostaria da opinião de vocês... por que realmente pensei em tentar, porém estou achando que é um valor muito baixo para conseguir fazer toda a operação, pensando em aluguel de fabricação, marketing, distribuição, transporte e etc. Muito obrigado. 

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado

Fala, meu amigo! Beleza?

Cara, “um amigo, fábrica cigana e R$ 200 mil” na mesma frase já acende umas luzes amarelas aqui.  Mas vamos por partes.

Primeira pergunta que eu faria: esses R$ 200 mil fazem falta para você? Se esse negócio der completamente errado e você perder boa parte desse dinheiro, sua vida continua normalmente?

Depois disso, eu tentaria entender muito bem a operação. Quem vai fabricar? Qual é o custo real por unidade? Qual o pedido mínimo? Margem? Impostos? Licenças? Marketing? Logística? Distribuição? Capital de giro? E, principalmente: quem vai comprar essa bebida?

Porque fabricar produto é uma coisa. Conseguir vender, distribuir, receber e ainda sobrar margem é outra completamente diferente.

Eu também não colocaria R$ 200 mil de uma vez só para descobrir se existe mercado. Se fosse possível, começaria pequeno, faria um lote menor, tentaria vender e validaria a operação. Primeiro vende, depois escala.

E sociedade com amigo exige ainda mais cuidado. Tudo muito bem documentado, responsabilidades definidas e cada cenário discutido antes de colocar dinheiro.

Então eu não começaria perguntando se R$ 200 mil são suficientes. Começaria perguntando: quanto eu consigo testar desse negócio sem colocar R$ 200 mil em risco?

Boa sorte! Se puder, me segue aqui na comunidade e também no Instagram: @paulobardella. Um grande abraço!

• Criar novo...