Jump to content

Financimento , IGPM+JUROS MENSAL


Recommended Posts

Depois de uma duvida de alguem por aqui , sobre quitar os financimentos ou nao . Tomei vergonha na cara e aqui estou , tentando entender alguns contratos pra decidir o que fazer , alguns ja vi que no compensa quitar , mais tem um aqui ... que vejo que tinha lido o contrato, porque foi meu irmao que fez a compra por mim. Estou tentando ver si compensa ou nao quitar .

Bom... é um lote que comprei financiado em 2018, eu nunca tinha lido o contrato, porque naquele momento so me preocupei em saber si  eu poderia pagar mes a mes  e pronto. Agora lendo parte do contrato, tem algo que nao entendo bem . 

Entendi que :

- IGPM+.5% mensal ( caro pra c... esses financiamentos) 

Nao entendi  sobre os reajustes..

¿ Com relaçao ao reajuste "todas as parcelas" que eles citam no V. 3.1  , sera reajustado somente sobre o saldo devedor, correto?  Nao existe nehum tipo de rejauste sobre o valor total da compra....

 

raul.jpg.4961043cdcd13343009fd7e0e9d3ff4f.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, em 2020 eu comprei um lote que o reajuste seria pelo IGP-M. Mas eu paguei acima de 50% a vista e as parcelas eram por pouco tempo.

Resumo, ao final de 12 meses o IGP-M fechou em 30% (que era mais ou menos o valor que eu tinha pago aquele ano inteiro). Cheguei a conclusão de que eu entrei em uma fria e 1 dia antes do reajuste quitei o restante do lote.

Vc pegou possivelmente um IGP-M alto desse ali naquela época também, ou seja, vc pode ter chegado a ter 36% de reajuste sobre o saldo devedor daquele ano. O que dependendo do saldo devedor e o tempo de contrato, pode ter sido muito mais do que vc pagou o ano inteiro.

Lendo o que vc postou do seu contrato, as parcelas e o saldo devedor são atualizados a cada 12 meses. Em 2022 deu uma estabilizada o IGP-M ali nos 5,45% anualizado. Acrescendo seus 6% fixos já vão para algo próximo de 12%. Se vc tiver condições de quitar, eu quitaria sem dúvida, até dia 04/09 (antes do reajuste). Até lá vale a pena ir pagando as parcelas, pois os reajustes já aconteceram. Está muito próximo dos juros de uma renda fixa (podendo variar, onde pode sim ficar mais barato, mas pode até ficar acima da SELIC). Ali em 2021 e 2022 vc perdeu muito dinheiro mesmo, é uma pena.

Dica bônus: entre em contato já com eles e tente negociar um desconto para quitar agora. Eles provavelmente não vão querer te dar, ou vão falar que vão dar o desconto e te enrolar até o próximo reajuste. Enfim, mas eles podem estar querendo essa grana e oferecer um desconto para quitação. Se não derem desconto nenhum, quite um dia antes (ou uma semana antes pra evitar transtornos).

Se te atrapalharem a quitar lá nos últimos dias antes do aniversário, vc pega os dados de pagamento que tem no contrato, transfere a diferença pra conta deles e mande e-mail notificando e solicitando a carta de quitação. O meu tive que fazer assim pois me enrolaram até pra passar os dados bancários para que eu não conseguisse quitar.

Editado por Rai Nunes Espindola
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Glauce Giordane Alves Coutinho disse:

Foi em 2018..peguei todas as altas e variações possíveis , eu ja contatei com eles a una semana e fazem um desconto de 10% por fazer adiantamentos nao no valor total , então vou aceitar os 10% e quitar o 98% do valor pendente. Valeuuu

Sem dúvidas seria o que eu faria no seu lugar, com base nas informações que vc colocou aqui.

Se quiser postar os valores, te ajudo a calcular a diferença que isso vai dar pra vc tomar a decisão mais confiante de que é a coisa certa. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Glauce Giordane Alves Coutinho disse:

Dos 350 mil , so falta 78 mil , porque eu sempre tive medo de divida e ia abatendo 30 mil, 40 mil ali.... e hoje falta 78 mil , em 60 meses.

São 60 meses o contrato todo ou o remanescente?

Se for o contrato todo, quantos meses são remanescentes?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

São 60 meses o contrato todo ou o remanescente?

Se for o contrato todo, quantos meses são remanescentes?

O contrato total era 120 meses, parcela inicial acima de 2k.

Tá devendo 78k em 60x = 1.3k/mês até o próximo reajsute.

@Glauce Giordane Alves Coutinho

Fazendo mais dois abatimentos estaria quase quitado, como disse o @Rai Nunes Espindolao melhor seria conseguir quitar antes do reajuste, mas se não conseguir, e fizer um abatimento, a parcela já deve cair para uns 500 reais, antes de dois anos vai conseguir quitar. Se não for antes de um reajuste, vai ser nates de dois reajustes.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

O contrato total era 120 meses, parcela inicial acima de 2k.

Tá devendo 78k em 60x = 1.3k/mês até o próximo reajsute.

@Glauce Giordane Alves Coutinho

Fazendo mais dois abatimentos estaria quase quitado, como disse o @Rai Nunes Espindolao melhor seria conseguir quitar antes do reajuste, mas se não conseguir, e fizer um abatimento, a parcela já deve cair para uns 500 reais, antes de dois anos vai conseguir quitar. Se não for antes de um reajuste, vai ser nates de dois reajustes.

Obrigado parceiro. Ja que o tópico ta na bagunchinhamm vou falar. Estou meio bêbado e nao consegui considerar as coisas corretamente. 

 

Fiquei feliz de alguém no seu nível confirmar minha observação. Mas a observação é de quando eu estava sóbrio. 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Obrigado parceiro. Ja que o tópico ta na bagunchinhamm vou falar. Estou meio bêbado e nao consegui considerar as coisas corretamente. 

 

Fiquei feliz de alguém no seu nível confirmar minha observação. Mas a observação é de quando eu estava sóbrio. 

Cheers No Stylist GIF by French Montana

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...