Jump to content

Organização das finança e investimentos


Recommended Posts

Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! 

As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. 

Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

44 minutes ago, Vanise Costa disse:

Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! 

As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. 

Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? 

O que eu faria: pagar a dívida e ir construindo a reserva de emergência (50/50).

Quando quitar as dívidas, fica 50/50 entre investir e fazer a reserva (mas só invista após completar todas as aulas).

Ao terminar a reserva, fique apenas no aporte.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com os amigos @Alexandre Sales e @Raí Nunes, todavia acrescento que é necessário avaliar a natureza das suas dívidas, vamos supor que essa dívida seja oriunda do não pagamento total da fatura do Cartão de Crédito e esteja rolando mês após mês, é de amplo conhecimento que o CC possui juros abusivos então o ideal seria avaliar formas de trocar a dívida do Cartão por algo que tenha juros menores, como por exemplo um consignado e assim quitar o cartão e depois trabalhar para pagar o empréstimo...

Outra coisa, é apertar o cinto onde der e tentar pagar o máximo possível da dívida seja qual for, trazendo a valor presente com objetivo de reduzir a carga de juros...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Alexandre Sales disse:

Bom dia Vanise!!

Depende de muitos fatores. Principalmente: 1) da sua renda; 2) de quanto você consegue separar por mês pra isso; e 3) da natureza dessas dívidas, incluindo os juros rolando.

O ideal GERALMENTE é negociar o que der e ir, ao mesmo tempo, quitando as dívidas e montando sua reserva (ela vai evitar que, em uma situação inesperada, você tenha que se endividar mais ainda)

Valeu! Obrigada pelas sugestões.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Fabiano disse:

Concordo com os amigos @Alexandre Sales e @Raí Nunes, todavia acrescento que é necessário avaliar a natureza das suas dívidas, vamos supor que essa dívida seja oriunda do não pagamento total da fatura do Cartão de Crédito e esteja rolando mês após mês, é de amplo conhecimento que o CC possui juros abusivos então o ideal seria avaliar formas de trocar a dívida do Cartão por algo que tenha juros menores, como por exemplo um consignado e assim quitar o cartão e depois trabalhar para pagar o empréstimo...

Outra coisa, é apertar o cinto onde der e tentar pagar o máximo possível da dívida seja qual for, trazendo a valor presente com objetivo de reduzir a carga de juros...

Muito obrigada! Vou fazer uma análise mais apurada para ver onde consigo apertar um pouco mais para quitar essas dívidas e, em paralelo, fazer a reserva de emergência. 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 15/09/2023 at 16:50, Ricardo disse:

Primeiro quitar as dividas, dentro do prazo e parcelas já estabelecidos, se tiver um bom desconto por adiantar parcelas ou quitar antecipadamente, vale a pena analisar.

Os juros do empréstimo geralmente são maiores que os que vai obter em rendimento, e se sua divida já é grande e não tem uma reserva de emergência, então já esta na emergência, já estaria criando a RE e usando-a para quitar a divida, então no resumo, iria primeiro focar os esforços e fazer as contas para quitar as dividas quanto antes.

Valeu! Muito obrigada pelas sugestões.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...