📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 8 respostas
- 471 visualizações
Boa tarde, pessoal! Vi hoje a aula de preço médio do módulo 4 e fiquei com dúvida sobre a necessidade de calculá-lo. Sempre comprei minhas ações pela Clear e a plataforma já me mostra o preço médio por ali. Eu poderia me basear pelo PM da plataforma para a declaração de IR ou o correto seria olhar as notas de negociação? O PM da corretora será o mesmo da B3?
Última resposta por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, -
- 9 respostas
- 295 visualizações
Boa tarde. uma dúvida, tenho 10 ações! elas estao com Custo médio de 5300+- , só que p valor delas estão diferentes, por uma se valorizar mais que a outra, Exemplo (CXSE3 custo médio 5269,88 valor 6699), (SANB11 custo médio 5147,76 valor 4430,42) a duvida é: eu deixo os valores delas próximo do custo médio ou do valor?
Última resposta por Bruno Mendes Da Silva, -
- 9 respostas
- 666 visualizações
Bom dia, sardinhas! Quando já tinha iniciado meus investimentos já ouvi argumentos sobre defenderem que preço médio na verdade é uma furada. Mas sempre pensei que seria bom ter um bom preço médio. E isso as vezes me gera dúvidas. Um exemplo fictício (valores esdrúxulos só para ilustrar melhor): Se compra um lote de ações e o preço foi de R$50. Essa ação cai e vai a R$25 desvalorizando 50% (óbvio que uma situação dessas pode indicar uma péssima empresa mas lembrando que é só um exemplo de conta mais fácil 😅). Se não for comprado mais ações, matematicamente falando seria necessário que as ações se valorizassem 100% para voltar ao patamar de antes, corre…
Última resposta por Eduardo Catalano Goncalves, -
- 4 respostas
- 315 visualizações
Hello! Sardinhas 🐟 tenho uma dúvida que eu deixei passar já que nunca fui pra renda variável é "danado" do preço médio, fui fazer um teste ontem e comprei ITAUSA. A dúvida é o seguinte tenho 10 mil pra investir e foi recomendado pelo Raul do Velho Testamento fazer algo como 1 mil por mês para fazer esse preço médio, já que na plataforma informa eu não deveria me preocupar em anotar preço médio né? 👀
Última resposta por Lucas Ferro, -
- 6 respostas
- 114 visualizações
Olá pessoal! Quando vcs calculam o preço médio das ações vcs adicionam ao cálculo a taxa de liquidação e emolumentos? Quando comecei a investir, me ensinaram a adicionar estes no calculo para calcular o preço médio, mas olhando os relatórios da B3 nestes a tx de liquidação e emolumentos não são incluídos. Existe alguma forma correta? ou das duas formas está certo? A diferença no preço médio entre um jeito e outro é bem pequena, então acredito que não faça muita diferença....
Última resposta por Fabio Alves Joia, -
- 3 respostas
- 528 visualizações
uma pergunta quando @Raul Sena compra WEGE3 no valor de 53,59 que comprou um lote de 100 ações, e passando o tempo vem uma crise onde ação cai para 23,59 ele compra outro lote de 100 ações para baixa seu preço médio de compra. posso dizer que se eu compra pelo valor de 23,59 com uma quantidade menor o meu preço médio não iria diminuir mais do que comprar 100 ações ou seria o ideal comprar a mesma quantidade do que a primeira vez?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 5 respostas
- 188 visualizações
Bom dia pessoal!! Uma coisa que sempre ouço os "gurus" dos investimentos dizerem é que precisamos abaixar o preço médio de nossas ações. Pela lógica, para abaixar o preço médio de aquisição, precisamos realizar a compra em preços mais baixos que os anteriores, é isso é muito BOM pois compramos maior número de ações com o mesmo valor em R$. O que não entendo é que, no momento de vivermos de renda daqui 15, 20 ou 30 anos, precisaremos realizar a venda das ações que não sejam pagadoras de dividendos recorrentes, para alocar em algo que nos remunere de forma mensal ou trimestral, correto? Então no momento da venda, se as normas tributárias se mantiverem …
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 2 respostas
- 132 visualizações
Boa tarde! Estou vendendo meus ativos em uma corretora e recomprando na AUVP Capital, onde já possuo o mesmo ativo. Para IR devo calcular o PM apenas da corretora antiga, ou o PM das duas somadas ? EX: Corretora => PM =34,50 AUVP => PM = 30,20
Última resposta por Fernando De Oliveira Giordani, -
- 9 respostas
- 534 visualizações
Pessoal, me deparei com uma situação inédita. Percebi que o app do inter está com quase todos os preços médios distorcidos, uns com valor dobrado, outros para menos...enfim, uma palhaçada. Demorei pra perceber pois vendo muito pouco os papeis, e percebi da pior maneira possível, após vender um papel e, quando fui relacionar para geração de darf, vi que vendi no prejuizo, pois no aap constava preço medio 1,90, e posteriormente vi que era 2,35 o PM real. É possível acionar o BACEN? A corretora tem essa responsabilidade de atualização ou eu estou equivocada? entrei em contato via email e a empresa simplesmente disse não ter quaisquer deveres nesse sentido... Que sacana…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 587 visualizações
Olá Meu primeiro ano declarando investimentos (por um lado, estou ficando mais rico, pelo outro, estou tendo mais dor de cabeça hehehe). Pra declarar ações eu preciso do preço médio. Conta simples de fazer, só uma média ponderada das compras. Aí pra garantir que não tô fazendo cagada, fui conferir na ferramenta da AUVP: impostoderenda.auvp.com.br. E pra minha surpresa, o preço médio de duas ações minhas deu diferente (ITSA3 e WEGE3). A quantidade de ações e o valor total em 31/12 bate certinho com a posição consolidada da B3, mas o preço médio tá diferente dos meus cálculos, então pensei que minha forma de calcular (a simples média ponderada) estivesse er…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 13 respostas
- 150 visualizações
Bom dia galera, tudo bem? Fiz a portabilidade da corretora rico para o BTG seguindo a aula/tutorial e passado o prazo a portabilidade foi feita. Após isso fui conferir e o preço médio das ações e fiis que tenho não aparecem e não sei mais como verificar meu preço médio. No caso já era e somente novos aportes ou ainda vai cair o preço médio da rico pra plataforma do btg.
Última resposta por Artur Barbosa, -
- 3 respostas
- 479 visualizações
Olá pessoal, acabei de ver que aparentemente o Gorila calculou o preço médio de forma incorreta para a ação GGBR3. Vejam que tive um custo de R$2.903,4 para um total de 156 papéis de GGBR3 (incluindo os papéis bonificados). Assim sendo, meu preço médio seria de R$18,61. Porém o Gorila informa que meu preço médio é de R$20,54. Ao que parece ele considerou que os 26 papéis bonificados tiveram um custo de R$11,55 (o que é muito estranho, pois sendo uma bonificação, não paguei-as). Assim sendo, eu calculei o preço médio errado ou o Gorila que deu uma loucura? Além disso, de onde será que o Gorila tirou o o preço médio d…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 12 respostas
- 3k visualizações
Boa tarde família Sardinha. Tenha uma dúvida com relação aos cálculos de preço médio. Para fazer o cálculo quando aumento o meu número de ações é fácil. No entanto não consegui chegar a uma conclusão para o caso de venda parcial ( embora eu saiba que nosso objetivo é sempre manter as ações compradas). Mas, vamos dizer que eu precisei vender por algum motivo hipotético qualquer. Imagine a situação hipotética: Dia 1x/x/23 - compra de 500 papeis a R$ 5,00 cada (Total de R$ 2.500,00) Dia 2x/y/23 - compra de 200 papeis a R$ 4,00 cada (total de R$ 800,000 Dia 3x/z/23 - Compra de 300 papeis a R$ 4,00 cada (Total de R$ 1.200,00) Com estas comp…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 11 respostas
- 456 visualizações
Oi sardinhas! Tudo bem? Eu transferi a custódia das minhas ações da Rico pra AUVP, mas as informações sobre os preços médios não migraram junto. Então, estou fazendo um levantamento nas minhas notas de corretagem e me deparei com a seguinte situação: Em dezembro de 2023 eu tinha 500 ações da Klabin. Não comprei nada durante 2024. E agora na AUVP constam 550 ações... Já revisei tudo e não consigo descobrir de onde apareceram essas 50 ações. Alguém aí pode me dar uma luz, por favorrrrr rsrsrs
Última resposta por Marcelo De Jesus Costa, -
- 2 respostas
- 149 visualizações
Mesmo antes de fazer o curso, na XP já tinha uma carteira recomendada por minha assessora de investimentos. Nunca me preocupei em fazer anotações sobre preço médio e o valor era insignificante ... O preço médio estava presente, o valor irrisório... Pelo péssimo desempenho da carteira, foi até um dos motivos de eu fazer o curso. Mas, agora entrei para o BTG e importei essa ações. Na XP tinha o preço médio. Isso não veio... teria que colocar manualmente. Agora é tarde. Eu fiz essas compras há muito tempo, valores baixos... Aprendi que tinha que anotar. Saber sobre essas informações... Até o momento só prejuízos. Sei que dentro em breve vou ter que mexer com isso... como des…
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas,