📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 3 respostas
- 2.3k visualizações
Pessoal que manja dos paranauê! Para eu calcular o preço teto projetivo de uma ação, é correto eu usar a quantidade de papéis para cada tipo de ação? por exemplo: CMIG3 e CMIG4 são 956 milhões e 1,91 bilhões respectivamente, totalizando 2,86 bi de ações. Ou seja, se eu quiser calcular o PT projetivo de CMIG4 eu usaria 1,91 bi de ações?!?! Valeuuu
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 4 respostas
- 483 visualizações
Bom dia gente!! Estava aqui pensando comigo mesmo...o que define o preço de um ETF é a variação dos ativos dentro dele? Ou é o preço a última negociação, exatamente como se fosse uma stock? Porque imaginando que seja essa última opção, haveria uma possibilidade de um desconto, não (ou mesmo um ágio, em alguns casos)? E nesse caso, não haveria uma métrica para avaliar isso, como um P/VP? Não encontrei nada do tipo nos sites que costumo olhar para analisar ETFs.
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 4 respostas
- 518 visualizações
Olá pessoal, Estou na luta para colocar meus ativos na carteira da AUVP e estou com uma dúvida Como faço com ativos que eu não consigo inserir? Por exemplo, tenho um valor em fundo cetipado (TGRE11) e não sei como inserir ele la, eu entendo que ele ficaria como sendo um FII, mas não acho ele lá, Não consigo colocar na carteira? Tenho também alguns ETFs na Avenue que não achei lugar para colocá-los, são eles: GLTR, QID E TAN O que devo fazer com esses ativos? Obrigada
Última resposta por Rai Nunes, -
- 4 respostas
- 947 visualizações
Boa tarde a todos! por favor me ajudem sobre uma dúvida sobre o preenchimento da carteira do diagrama do Cerrado. Vocês estão utilizando a carteira para todos os investimentos (objetivos/metas) ou para os investimentos destinados a liberdade financeira? quero saber como estão controlando isso pois altera completamente a dinâmica de % de distribuição nos diversos ativos. Digo isso, pois tenho algumas metas/objetivos a curto/médio prazo que estou alocando em renda fixa (exemplos: troca do veículo, festa de casamento), e isto distorce a porcentagem de renda fixa da carteira. O que vocês estão adotando? coloca tudo lá e corrige as porcentagens ou deixa esse control…
Última resposta por Luis Eduardo Batista, -
- 8 respostas
- 724 visualizações
Uma pergunta. Tenho uma ação que não tenho interesse em sair dela. Ela está no prejuízo. Faz sentido eu vender ela e recomprar para levar o prejuízo e abater o prejuízo se caso algum dia tenha lucro com alguma venda? Claro que terei que vender em um dia e recomprar em outro para não configurar day trade.
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 5 respostas
- 1.1k visualizações
Não é motivo para desespero, mas é um momento para observar com atenção os riscos nos investimentos principalmente falência de empresas e alta inadimplência. Eu trabalho diretamente com cobrança de dívidas bancárias e nunca vi tamanha inadimplência, como prova é só olhar o resultado dos bancões. Será que a bolsa pode ficar ainda mais barata?
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 6 respostas
- 792 visualizações
Tenho uma dúvida. Caso um fundo de previdência privada vá a falência, o que acontece com meu dinheiro investido?
Última resposta por DianaBraga, -
- 5 respostas
- 255 visualizações
Boa tarde, pessoal. Uma dúvida, faz diferença por onde eu invisto (corretora) em um fundo de previdência privada? Funciona tipo renda fixa onde uma corretora recebe um percentual do investimento ou não existe comissão, como nas ações? Pergunto pois faço aportes regulares em uma previdência que tem seu próprio app para investir direto com eles, mas n]ao sei se teria alguma vantagem. Desde já agradeço quem puder esclarecer.
Última resposta por Lucas CP, -
- 0 respostas
- 124 visualizações
Bom dia queridos colegas. Tenho uma previdencia privada do tipo FGB(por contrato paga IGPM + 6% / Ano) e tem taxa de aporte de 5%. Contratei esta previdencia em 2001 e em 2033 eu comecaria a receber a aposentadoria. Meu aporte inicial foi de 100 reais, hoje estou aportando 545 reais(Nao sei qual taxa foi aplicada para reajustar os aportes minimos mensais, que se iniciaram em 100 reais) e o saldo acumulado é de 290.533,00 reais. Fazendo um calculo basico nesses valores, a taxa de juros que foi paga, foi de 16,66%/Ano na media. Fazendo os calculos manualmente, somando e dividindo as taxas de IGPM do periodo somado aos 6%, a taxa que deveria ter sido p…
Última resposta por Kubo Ryuji, -
- 8 respostas
- 845 visualizações
Boa noite, sardinhas! Estou com uma certa dificuldade em entender sobre a previsibilidade que o setor de energia possui. Sei que existe a RAP que serve como um balizador pra isso e que o setor normalmente é endividado mas as dívidas são em teoria muito controladas inclusive em virtude da RAP. Mas até então as peças não se encaixaram para mim nesse conceito. Alguém consegue me orientar melhor sobre?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 238 visualizações
Bom dia, Gostaria de ajuda para ver se a análise q eu fiz faz sentido. Analisei a sabesp (SBSP3) e a sanepar (SAPR4) O ROE, ROIC e o ROA da Sabesp são maiores, enquanto a dívida líquida/EBIT e o EV/EBIT são menores. Além disso, a Sabesp apresenta um maior crescimento de receita e lucro, indicando uma gestão mais eficiente na geração de retorno para os acionistas. Embora a Sabesp tenha uma dívida líquida quase quatro vezes maior que a da Sanepar, ela possui uma maior capacidade de pagamento dessa dívida, o que pode ser observado pelo seu menor indicador de dívida líquida/EBIT. A Sabesp teve um dívida líquida/EBIT maior que três em três anos consecut…
- 5 respostas
- 521 visualizações
Olá, pessoal, Após revisitar o módulo de renda variável por diversas vezes, decidi começar com o setor elétrico para fazer a minha primeira análise fundamentalista. Gostaria de um input de vocês sobre o que mais seria interessante incluir na análise e quais outras empresas são interessantes de avaliar. Segue abaixo a planilha com os indicadores que estou utilizando. Somente pelos indicadores, a empresa que se mostra mais interessante no momento seria a CEMIG; porém, seguindo a regra do TAG ALONG, não é uma opção de investimento viável. Isso faz da Taesa a melhor empresa no momento para se investir. Algumas perguntas surgiram após essa avaliação. …
- 5 respostas
- 337 visualizações
Olá galera, Fiz minha primeira carteira com alguns ativos de renda variável que me interessaram. Queria expor com vocês para ver opiniões sobre esses ativos. Só pra garantir que não estou fazendo nada fora de um plano decente. Mas a ideia é: 1 - Nas ações pegar boas empresas, tentando atingir setores diferentes para diversificar um pouco. 2 - Nos Fiis busquei também bons Fiis com atuações em diferentes setores. 3 - E cripto não quis colocar tudo em BTC até porque já tinha SOL. Então deixei SOL com uma nota inferior a BTC e bora lá. Considerações: 1. Reconheço que a quantidade de ativos é baixa, mas consideran…
Última resposta por Vinicius Ferreira Jannotti, -
Primeira Fase da Carteira - Preciso de Críticas em Relação à Piramide Invertida e Scuttlebutt das Empresas
por Artur Barbosa- 6 respostas
- 144 visualizações
Fala pessoal, tive fora um tempo... estava em uma fúria nerd avaliando a minha carteira de ações feita pelos assessores antigos. O que eu fiz foi pegar cada empresa e fazer o Scuttlebutt, estou a uns 20 dias estudando e gostaria de testar os fundamentos, então, se alguém tiver alguma objeção pode questionar qual, das 15 questões, acha que não atende e eu vejo nas minhas anotações o que achei. Além disso, fiz a divisão da pirâmide invertida e adicionei PRIO3 e VIVA3 para completar a carteira, portanto, também preciso de críticas em relação às posições das ações em cada parte da pirâmide. Logicamente, como todos sabem, isso não é indicação de nada, mesmo porq…
Última resposta por Artur Barbosa, -
- 2 respostas
- 324 visualizações
Fala pessoal, estava dando uma estudada nas empresas e estou um pouco perdido nesse começo, mas fiz uma pré-seleção do que irei comprar, queria a opinião sincera de vocês Saúde - RADL3 (RAIADROGASIL) e FLRY3 (FLEURY) Bancos - BPAC11 (BTG PACTUAL) ou BBDC3 (BRADESCO) Seguradora - PSSA3 (PORTO) Energia - NEOE3 (NEOENERGIA) Saneamento - CSMG3 (COPASA) Materiais básicos - EUCA4 (EUCATEX)
Última resposta por Leonardo Miguel Fiori,