📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 13 respostas
- 879 visualizações
Só agora com o curso eu fui atrás do RI das empresas, pedir relatório, apresentação, balanço... Estou até vendo de criar um e-mail só pra isso. Para mim é uma experiência super nova, acho legal de dividir com o cardume aqui. Vamos falar as ações que temos, as que temos interesse, assim a gente se junta em uma leitura só e cada um fala o que achou. Algo meio "clube do livro" kkkk, pra gente já ir se a acostumando, com este novo mundo.
Última resposta por Fernando Luz, -
-
- 6 respostas
- 875 visualizações
Como essa é a primeira postagem neste estilo, pfv, mandem ideas do que vocês acham legais para adicionar aqui: Apresentação Institucional: https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.itausa.aatb.com.br/Documentos/8314_Institucional_11.2020\%20(Portugu\%c3\%aas).pdf Site da empresa para investidores: http://www.itausa.com.br Sites de Indicadores: https://investidor10.com.br/acoes/itsa4/ https://fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ITSA4 https://statusinvest.com.br/acoes/itsa4 Tudo pronto, laranja geladinha descascada rs Agora é só ler rs
Última resposta por Luiz Eduardo de Vinicius Costa e Silva, -
-
- 1 resposta
- 868 visualizações
Oi sardinhas, sou da turma 9 e já estou com saudades das lives semanais! Passando pra saber se viram a novidade e também quem recebeu e-mail com a bonificação do Bradesco de 1 nova ação, para cada 10 ações atuais detidas - sejam preferenciais (BBDC4) ou ordinárias (BBDC3). Essas manobras financeiras das financeiras, em forma de bonificações me alegram ??? e vocês? Investem em financeiras? Se alegraram um pouquinho também?! Antes pouquinho do que nada, não é mesmo?! E só mais um pedido: Raul Sena faz uma turma extra de encontrões pra nós, das turmas anteriores, pfv!!! ?? imagina que legal pra tirar dúvidas e mensurar os resultados, sem a ansiedade das primeiras se…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 866 visualizações
Aprendemos na Aula 6 parte 2 o metodo do Peter Lynch (inclusive comprei o livro hoje) respondendo as 15 perguntas certo... Estou utilizando esse tipo de analise. é uma analise dificil por nao chegar a respostas precisas, mais em certos pontos fica ate dificil responder a elas EX: a numero 9 - A empresa vai a fundo na sua administração? uma pergunta que o proprio Raul fala que é dificil de descobrir por investigar particularidades de dentro da gestao. Basicamente a minha pergunta seria se voces usam esse metodo de Analise e como voces chegam as resposta. Tenho Duvidas sobre as Perguntas 3- Quão efetivos são os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em…
Última resposta por Renzo Nogueira Margotto, -
-
- 7 respostas
- 866 visualizações
Oi pessoal, Tudo bem? O nosso questionário do Diagrama do Cerrado, está praticamente igual ao que o Raul disponibiliza para a gente, porque achamos todos os pontos relevantes, acrescentamos apenas 1 pergunta sobre nível de governança. Sei que ele precisa ficar mais com a nossa cara, mas, por enquanto, esta fazendo sentido assim. O que vocês nos sugerem? Tem dicas de pontos que tbm são relevantes?
Última resposta por Raul, -
-
-
- 6 respostas
- 866 visualizações
Faço parte de grupos do Face sobre ações e Fiis, mais pra acompanhar o debate, pescar informações... Uma das coisas que percebi no final do ano passado era muitos investidores procurando Fiis que tivessem contratos atrelados ao IGPM e/ou à inflação. Vi muita gente fazendo tabelas, separando os Fiis por tipo de contratos e tudo mais. Acredito que compraram os Fiis e vida seguiu. Pouco tempo depois começaram a pipocar postagens sobre empresas (locatários) que entraram na justiça para que se mudasse o índice de correção dos contratos para índices mais baixos, como a CDI ou IPCA, muitas destas empresas ganharam na justiça ou foram negociar com os locatários um reajuste meno…
Última resposta por Afonso Henrique de Lima Torres, -
-
- 6 respostas
- 862 visualizações
Boa noite pessoal! Estava lendo o regulamento de um FI Infra e me deparei com um artigo que diz o seguinte: “As estratégias de investimento do fundo podem resultar em perdas superiores ao capital aplicado e na consequente obrigação dos cotistas de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. O fundo pode estar exposto à significativa concentração em cotas de FI-Infra de poucos emissores com os riscos daí decorrentes.” Até então eu acreditava que no pior cenário eu perderia apenas o investimento principal. Alguém está mais familiarizado com esses regulamentos? Esse procedimento é padrão?
Última resposta por Fernando Martins Castanheira Junior, -
- 10 respostas
- 861 visualizações
Sei que o Raul vai falar mais sobre isso no futuro, mas gostaria de saber como vocês controlam seus investimentos. Planilha? app ? papel ? Gostaria de sugestões.
Última resposta por LUIS SILVEIRA, -
-
- 3 respostas
- 855 visualizações
Gente, boa tarde! Após as analises de carteira, fiquei com uma duvida e gostaria da ajuda de todos. Se eu tiver aproximadamente 100.000,00 para investir, seguindo todos os critérios do diagrama do cerrado, e variando os setores para que não haja uma correlação. Como fazer uma divisão saudável, para que não haja uma divisão, igual dos valores entre ações e/ou excesso em ações que não são muito saudáveis Como fazer esta métrica, para assim, estar aportando mensalmente, mas já com a carteira saudável e diversificada. Gratidão
Última resposta por Gerson Delamuta, -
-
- 3 respostas
- 853 visualizações
Fiquei em dúvida sobre a "obrigatoriedade" em si. Em dado momento da aula 3 do módulo 4 o Raul fala em obrigatoriedade de distribuir pelo menos 25\% dos lucros. Logo na sequencia, ele fala que a empresa pode escolher reter os lucros e reinvestir... Mas se ela pode escolher reter, então não tem obrigatoriedade, certo? Ainda na aula 2 , é colocado como sendo um dos direitos do acionista minoritário receber 25\% dos lucros em forma de dividendo. Ao longo das demais aulas, houveram momentos onde o Raul consultou se a empresa distribuía ou não dividendos e vimos os dois cenários. Então não há obrigatoriedade, certo? E sendo assim, este "direito" do acionista minoritário, não…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 853 visualizações
Pessoal, estava dando uma olhada nos indicadores do MXRF11 e me deparei com o FFO Yield = 8,79\% e o Div Yield = 10,8\%. Até onde eu sei o FFO Yield significa a "rentabilidade" que o fundo conseguiu gerar, descontando as (des)valorizações dos seus imóveis e o ganho/perda na sua operação de ativos. Se o Fundo distribuiu mais do que ele foi capaz de gerar de valor em sua operação, entendo que o fundo está perdendo valor patrimonial, correto? Alguem tem algum entendimento diferente?
Última resposta por Renzo Nogueira Margotto, -
- 1 resposta
- 852 visualizações
Oi S@ardinhas, A bolsa está toda em liquidação. O preço das ações e fundos imobiliários estão em queda livre e, para quem é investidor, conhece as empresas e fundos onde quer investir, é uma ótima oportunidade para comprar mais ações ou cotas por menos dinheiro. Eu sou fã de fundos imobiliários - já sou mais velho e estou interessado em ativos que me paguem renda passiva. Dito isso, ontem, dia 30, vários fundos imobiliários anunciaram os seus resultados de novembro, para pagamento agora em dezembro. Alguns fundos em que eu invisto divulgaram resultados excelentes e faço abaixo uma breve análise de alguns que me surpreenderam, mas que tem alguns pontos para ficar atent…
Última resposta por Jaqueline Sayumi Minagawa, -
- 10 respostas
- 849 visualizações
A ideia é simples, vamos montar aqui uma lista das empresas da B3 que contém correlação entre si? Uma apresentação de correlação mais complexa do que simples setorial. Empresas que contenham em seu portifolio de clientes ou subsidiarias outras já listadas na bolsa ou que podem estar inseridas em setores que não o listado na B3. E quando formos analisar nossa carteira, só dar um ctrl+f... Eu começo: Setor de Construção: FIIS ITSA4: Portfolio Alpargatas (ALPA3, ALPA4), ITAÚ (ITUB3 ITUB4), Duratex (DTEX3) TAEE4: Sócio Cemig (CMIG 3, CMIG4) BBAS3: Sócio BB Seguridades (BBSE3) RAIL3: Rumo log (RLOG3) GGBR3: Holding Gerdau Metalúrgica (GOAU3) SIMH3: Holding da Vamo Loc. (VAMO…
Última resposta por Renan Cardoso Araújo, -
-
- 4 respostas
- 848 visualizações
Oi pessoal, Tem uma questão padrão no diagrama, sobre o VIÉS, que diz o seguinte: "VIÉS - A empresa caiu ou subiu muito recentemente?" Acontece que, se eu marco "SIM", ela pontua positivamente a empresa. Do contrário, se eu marco "NÃO", ela pontua a empresa de forma negativa. Se ela oscilou de forma muita brusca recentemente, em linhas gerais, não poderia potencialmente ser um sinal de alerta? A classificação do item está trocada, ou eu não entendi esse ponto? Abraços.
Última resposta por Pedro Araujo Valle, -
-
- 6 respostas
- 838 visualizações
Fala sardinhas, no diagrama do cerrado tem a pergunta se a empresa investe em Pesquisa e Inovação. Esse é um aspecto que considero importante também, mas onde eu consigo buscar essa informação?
Última resposta por Mariana Gonçalves,