💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 1 resposta
- 200 visualizações
Olá pessoal, Vi hoje uma breve análise sobre o Relatório FOCUS dizendo o seguinte: "As expectativas para 2024 e 2025 foram novamente elevadas de 3,76% para 3,80% e de 3,66% e 3,74%, respectivamente. Para 2026 e 2027, permaneceram em 3,50%." 1) Usando a ideia de contrafluxo, uma possível oportunidade seria investir em títulos indexados ao IPCA, correto? Por outro lado, esta mesma análise dizia o seguinte sobre a Selic: "A mediana das expectativas para a Selic de 2024 e 2027 foram elevadas, enquanto, para 2025 e 2026, permaneceram em 9,0%." 2) Novamente fundamentando-me no contrafluxo, faz sentido pensar em títulos indexados à Selic/CID? 3…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 1 resposta
- 172 visualizações
Estava eu aqui raciocinando, estas ferramentas realmente são mais simples para pessoas ñ educadas financeiramente, porem me passou a impressão de ser uma ferramenta também para facilitar para o governo. Pois a divida que o governo faz é do tipo chamado "Pagamento único", que paga todo o valor no final do período com o juros, então o governo criou estes títulos para pagar a divida parcelado, deixando assim mais, digamos "leve" para eles pagarem, estaria certo meu raciocínio ou seria muito teoria da conspiração? 🤔
Última resposta por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, -
- 1 resposta
- 174 visualizações
Caso eu contrate um título público pré fixado a 11% e os títulos públicos pré fixado passem a rentabilizar 10%, isso faria com que ocorresse um ágio no meu título. Esse ágio é contabilizado como um ajuste do valor principal investido ou como um incremento da rentabilidade? A pergunta é para saber se eu vou precisar pagar, ou não, IR sobre o agio caso eu liquide o título antes do vencimento.
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 271 visualizações
olá, pessoal pq no site do tesouro direto tem um ipca + 2029 e na corretora não? uso o btg
- 1 resposta
- 170 visualizações
Investimentos aos quais não temos acesso como previdência privada da empresa e FGTS podem entrar na conta para se chegar valor de 1MM? Nessa mesma linha, patrimônio como móveis e imóveis podem ser contabilizados? Por fim, caso nenhuma das anteriores seja possível, vale a pena obter uma certificação apenas pare ter acesso às oportunidades voltadas para investidores qualificados?
Última resposta por Felipe Gabriel Ferraz Corrêa, -
- 1 resposta
- 59 visualizações
Boa tarde pessoal, tudo bem? Na aula de Marcação a mercado fiquei com uma dúvida: invisto no Tesouro IPCA+ 2029 mensalmente e estou com dúvida em como fazer a análise das curvas de Preço real e Preço teórico, visto que, quando vou analisar o histórico do gráfico (real X teórico), o valor que vejo é do ganho/perda do dinheiro nas curvas do valor MENSAL investido do último mês, não do montante total já aplicado no Tesouro. Sendo assim, a pergunta é: para a marcação a mercado só faz sentido investir se o valor NÃO for mensal?
Última resposta por Artur Barbosa, -
- 1 resposta
- 181 visualizações
Vi na aula de pré-fixado no módulo 3, para tomar cuidado com os rendimentos e que é preciso subtrair a % do rendimento com a % da inflação para ter o ganho real. Esse problema não temos com os pós-fixados atrelados a selic?
Última resposta por Gabriele Pampu, -
- 1 resposta
- 33 visualizações
Olá! Tudo bem? Sou bem novo em investimentos no geral e queria saber como faço para aumentar meu aporte em um título SELIC já comprado. Em resumo, estou fazendo meus planos segundo a calculadora de juros compostos e lá tem a opção de "valor mensal", mas não vejo opção no meu título para acrescentar esse valor que já está disponível na conta. Eu uso o banco BTG Pactual. Agradeço desde já
Última resposta por Guilherme Cesar Cardoso, -
- 1 resposta
- 202 visualizações
Gostaria de entender melhor essa regra dos titulos valerem sempre 1000 reais no vencimento. Vi isso na aula do pré-fixado e pré-fixado+IPCA+. Isso vale apenas pros pré-fixados?
- 1 resposta
- 227 visualizações
Qual a diferença da assessoria exclusiva que o BTG oferece e a assessoria exclusiva da AUVP no caso as taxas do BTG São diferentes da AUVP CAPITAL?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 175 visualizações
Boa tarde, gostaria de saber se os títulos de tesouro selic também sofrem com a marcação a mercado, ou somente os pré fixados e os ipca+? Por exemplo no caso investido no tesouro selic e a taxa selic despencar, o meu título subirá de preço e assim consigo vender antecipado e lucrar ? Ou isso só vale para os pré fixados e os ipca+?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 31 visualizações
Aqui na região, interior do Paraná, é uma região onde cooperativas são bem fortes e nessa acabei relando nesse conceito de RDC. Pelo que eu entendi é basicamente um CDB com outro nome mas queria entender mais como que funciona na prática, se pode compensar se expor um pouco nisso. Pelo que eu entendi, pelo menos do pitch, o ponto desse tipo de coisa é que o investimento seja aplicado nas redondezas. O Sicredi, por ex, patrocina o Coro Jovem Masculino, que eu participo, e outros projetos culturais e sociais na região. Nem tudo é rentabilidade. Mas falando em rentabilidade, quem tem acesso ao "home broker" ou equivalentes consegue entregar uma noção das condições? Rent…
Última resposta por Gustavo Bervian Brand, -
- 1 resposta
- 154 visualizações
Caso haja uma inflação alta, a taxa de rendimento de um título pré fixado IPCA+ fica muito alta e renderia mais. No entanto esse rendimento alto seria nominal e não real. Como o IR é cobrado encima do resultado nominal, então o imposto "comeria" uma boa parte desse ganho real. Porém, tem uma frase na aula 6 do módulo 3 que me parece que vai contra o que eu entendi: "Como o imposto é cobrado sobre a rentabilidade nominal e não sobre a real(acima da inflação), você acaba ganhando dinheiro" Não deveria ser ao contrário? como eu ganho mais dinheiro sendo cobrado sobre a taxa nominal em relação a real se ela é maior?
Última resposta por Conrado Game Saldeira, -
- 1 resposta
- 298 visualizações
Dúvida. Alguns informes de rendimentos de algumas corretoras indicam o cnpj do banco emissor para lançamento no Programa da receita, e outros indicam a propria corretora custodiante para lançar os LCI e LCA. Qual está certo, ou os dois estão corretos?
- 1 resposta
- 319 visualizações
Bom dia meus nobres, estou com algumas dúvidas sobre as estratégias a seguir no contrafluxo e espero que vocês possam me ajudar. No atual cenário em que a Selic está alta (10,75%) e a inflação controlada (IPCA 4,5%) seria interessante comprar títulos atrelados ao IPCA? Entendo que há possibilidade da Selic baixar e o IPCA subir, estou certo?
Última resposta por Adriano Umemura,