💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 3 respostas
- 183 visualizações
Fala queridos e queridas, fiquei curioso sobre algo que acabei não encontrando a resposta, pelo o que entendi é possível eu reinvestir num mesmo título (como um tesouro IPCA, por ex) que eu já possuía, minha dúvida é se ao reinvestir nele, a taxa de juros que será aplicada será a mesma de quando eu contratei ele lá atras, ou será uma nova taxa conforme as ofertas atuais. Por que pra mim acabou ficando meio sem sentido isso, pois se vai ser atualizada não muda em nada eu reinvestir ao invés de comprar um novo título.
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 3 respostas
- 182 visualizações
Boa noite, Tenho uma dúvida sobre a viabilidade de realizar um resgate e reinvestimento. Atualmente, possuo um investimento no Tesouro IPCA+ 2029 com uma taxa de IPCA + 6,46% ao ano. Considerando as taxas mais altas disponíveis no momento, vale a pena resgatar esse valor e reaplicá-lo para aproveitar melhores condições? Agradeço desde já pela orientação.
Última resposta por Elivelton F Walter, -
- 7 respostas
- 182 visualizações
Olá, pessoal. A previdência privada que é feita através da empresa também entra na dedução do imposto de renda (12%)? é PGBL?
Última resposta por Bruno Rangel, -
- 5 respostas
- 182 visualizações
Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me surpreendeu. Terreno comprado em Janeiro de 2009, por R$ 47.500 Corrigindo pela inflação, hoje isso valeria R$ 139.911,46 Hoje o terreno vale aproximadamente R$ 250.000,00 Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 110.088,54 (em valor atual) Simulando um investimento de renda fixa através da calculadora de JC da AUVP, temos: Valor inicial: R$ 47.500 Anos: 16 Valor final: R$ 162.732,28 Como a calculadora de JC já corrige a inflação, esses 162k sã…
Última resposta por Rafael Alves Andrade Ferreira, -
- 5 respostas
- 182 visualizações
Boa noite, pessoal! Estou com uma dúvida sobre o mercado secundário de LCI/LCA e gostaria de entender melhor. Fiz um investimento de R$10.000,00 em uma LCI com taxa de 103% do CDI. Na hora da compra, o sistema mostrava uma "taxa equivalente ao CDB" de 132,90%. O vencimento era em apenas dois dias e, no fim das contas, o rendimento foi muito baixo, não compensando. Minha dúvida é: Por que o rendimento foi tão pequeno, mesmo com essa “taxa equivalente ao CDB” aparentemente alta? Existe um tempo mínimo que faz mais sentido manter o título para aproveitar melhor essa rentabilidade? E como interpretar melhor essas taxas do mercado secundário para …
Última resposta por Michel Akio Fukuda, -
- 3 respostas
- 181 visualizações
Tenho uma conta na Morgan Stanley, e quase sempre uso esse dinheiro nos EUA para investir (em startups, VC, etc.). O valor que deixo na conta fica aplicado no produto Morgan Stanley MLIQZ, que imagino ser parecido com um CDB de liquidez imediata. Até agora, eu vinha enviando dinheiro do Brasil para Estados Unidos sem especificar que era para investimento, e por isso acabava pagando 1,1% de IOF. Não sabia que, quando a remessa é para fins de investimento, a alíquota cai para apenas 0,38%. Agora que a alíquota subiu para 3,5% e 1.1% para investimentos. Minha dúvida é: - Para ser considerado “destino para investimentos”, é necessário ter uma conta especial? Ou…
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 5 respostas
- 181 visualizações
Pessoal, bom dia! Estou em dúvida se vale a pena resgatar uma parte da reserva de emergência para pagar a vista o valor que devo da declaração do IR desse ano ou se vale mais a pena pagar parcelado, mesmo com os juros. Porém, gostaria de saber quanto eu pagarei de IR no resgate de parte do tesouro SELIC. Sei que a alíquota seria de 17,5% sobre o rendimento até o momento, mas como não vou resgatar o valor todo investido, estou com dúvida como realizar esse cálculo. Nesse tesouro, atualmente tenho R$ 25.456,23, o rendimento bruto foi de R$ 2.516,89, e o valor resgatado seria de R$ 10.600.
Última resposta por Vitória Siqueira, -
- 3 respostas
- 181 visualizações
Olá, pessoal. Na aula 6, módulo 3, o Raul menciona sobre o perigo da hiperinflação em títulos do IPCA+ e eu entendi que o motivo é pelo imposto maior a pagar se houver hiperinflação. Mas levando-se em consideração o TS, TP e o IPCA+, se houver hiperinflação, não seria esse o investimento que mais protegeria nosso patrimônio?
Última resposta por Edison Luis Paulini, -
-
- 2 respostas
- 181 visualizações
Olá a todos! Eu criei uma conta no Mercado pago devido a certas facilidades de "simplesmente" deixar um dinheiro parado enquanto estudo e decido como será meu futuro e o mesmo render 107% do CDI com retirada à qualquer momento. Hoje eu percebi que há uma "oferta de investimento" que seria investir, por exemplo, nesse fundo acima citado e desbloquear uma oferta de CDB de 3 meses a 120% do CDI. Tem alguma pegadinha? Não vale a pena?
Última resposta por João Vitor Menezes Rafael, -
-
- 4 respostas
- 180 visualizações
Boa noite, galeraaaa!! Sobre o IPCA renda +, ele possui um longo prazo e o valor investido de fato somente poderá ser resgatado ao fim do prazo? Se sim, o pagamento é feito mensalmente?
Última resposta por Sheila Vasconcelos, -
- 2 respostas
- 180 visualizações
Boa tarde, comunidade Moro nos EUA e penso em voltar para Brasil daqui a 3 anos. O que vocês acham que deveria fazer: 1 Comprar/finiar um apartamento planta, pagando juros. 2) Investir em renda fixa todo mês uma que seria paga como fosse no financiamento e, quando for embora entrada em um apartamento. 3) Investir em renda variável e ir morar de aluguel quando for embora. Abraços.
Última resposta por Antonio De Matos Teixeira Neto, -
- 3 respostas
- 180 visualizações
O FGC protege o capital parado nos bancos e alguns investimentos de renda fixa, ele realmente consegue proteger meu investimento? Levando o mesmo exemplo da aula 2, modulo 3. Se possuo um invesitmento de R$ 200 mil no Itaú e o banco falir do dia para noite, o FGC é o responsável por cobrir a falência no Itaú. Levando em conta que o Itau possui mais de 90 milhões de clientes e o patrimonio do FGC foi de R$ 132,7 bilhões em 2024. Em caso de uma falencia o valor nao cobriria o investimento dos 90 milhões de clientes. Ficaria cerca de R$ 1.400,00 por cliente. Seria um cenário, pouco provável, mas possivel? Esta correto este racional? Existe algum cenário que real…
Última resposta por Levy Anesi, -
- 3 respostas
- 179 visualizações
Alguém me ajuda como saber se um investimento com IR é melhor ou pior com um sem IR. Por exemplo: Qual o melhor rendimento, um CDB que paga tanto ou uma LCA que paga tanto? Não sei fazer essa conta.
Última resposta por Edison Luis Paulini, -
- 5 respostas
- 179 visualizações
Boa tarde sardinhas Minha dúvida é sobre marcação a mercado. Já finalizei o curso e vi a masterclass de marcação a mercado e não consegui entender quando seria uma oportunidade para se vender um título antigo. Não é mais vantajoso aguardar até o vencimento? Só valeria antecipar o vencimento se tiver outro título com rendimentos maiores para reinvestir? Só valeria vender títulos que já estou em carteira acima de uns 4 anos?
Última resposta por Vinicius Fontana, -
- 1 resposta
- 178 visualizações
Ficou um pouco confuso na minha cabeça. Gostaria que alguém me explicasse por aqui. No caso, se a Selic estiver alta deve-se investir em pré fixado e observar o IPCA+ e se estiver abaixo de 6%, por exemplo, procurar CDB com rentabilidade acima de 130% ??
Última resposta por Edison Luis Paulini,