❓ Precisa de ajuda?
Você está com alguma dúvida em relação a alguma aula? Ou em algum investimento específico? É só compartilhar aqui, nossos alunos mais experientes e moderadores podem te ajudar a resolver esse problema.
Fique tranquilo :), todos os tópicos serão respondidos!
Explore Questions
Não existem perguntas populares para mostrar no momento.
There are no new questions to show right now
2358 perguntas nesse forum
-
Quitar o financiamento ou deixar o capital pra reserva de oportunidade na renda fixa?
Tenho um financiamento de um veículo que pago 14% ao ano de juros e resta 28 parcelas, tenho o dinheiro na renda fixa rendendo o CDI atual. Pago a dívida ou deixo o dinheiro rendendo?
0 votos9 respostas -
Declaração do IR - Valor do PM
Oi pessoal, Só queria confirmar se entendi direito sobre a aula de IR. Faço minha declaração desde de 2020 e sempre controlava por uma planilha calculando o PM com os valores de taxa. No vídeo o Raul fala que ele não faz isso, no próximo ano quando for declarar, posso não utilizar o valor com as taxas e utilizar do relatório da B3? Gera algum problema?
0 votos2 respostas -
VENDER PRA INVESTIR
BOA NOITE ESTOU COM UM PEQUENO PATRIMONIO POR VOLTA DE R$ 2.000.000,00 IMOBILIZADO, E UM PASSIVO Á RESOLVER ENTORNO DE 750.000,00 E GOSTARIA DE FORMAR MINHA INDEPENDENCIA FINANCEIRA. TENHO 47 ANOS E TENHO VONTADE DE ME APOSENTAR COM 55 ANOS. IRIA ALUGAR OS IMÓVEIS, MAS PERCEBI QUE VOU PERDER MUITO DINHEIRO COM ISSO, CONTUDO BUSCO TER UMA RENTABILIDADE DO MEU DINHEIRO POR VOLTA DE 1,8% AO MES. ESTOU NA TURMA 20 , NO MÓDULO 4 , E AINDA ESTOU MUITO EM DUVIDA DO QUE FAZER. QUEM PODERIA ME DAR UM NORTE MELHOR SOBRE ONDE INVESTIR SE VENDER ESTE MEU PATRIMONIO.
0 votos2 respostas -
Pós -fixado
Galera, uma sugestão de vocês. Venceu um pós-fixado meu de 150% ontem e queria pegar outro. Em termos práticos o que vocês escolheriam agora: CDB BANCO MASTER S/A JUROS MENSAL VENCIMENTO 13/09/30 - CDI + 2,97% CDB BANCO MASTER S/A VENCIMENTO 23/05/29 125% CDI
0 votos1 resposta -
IRPF 2022
Alguém sabe como declaro previdência privada? Entra como outras aplicações e investimentos?
0 votos1 resposta -
PREVIDÊNCIA
Sardinhas, vendo aqui sobre a Aula de Previdência o Raul diz sobre a isenção do pagamento do ITCD (imposto causa mortis) porém (salvo engano) só tem essa isenção se for a modalidade VGBL pois juridicamente enquadra no que ele disse no começo da aula, tem alma de "seguro" e todo seguro (por morte p/ ex.) não é considerado patrimônio da pessoa (ressalva: a legislação é Estadual sobre o recolhimento do ITCMD, eu sou de MG), logo não paga imposto nem precisa fazer o tal do inventário. Sendo assim sardinhas, a grande vantagem do VGBL é poder ter uma grana pra si ou pra seus herdeiros se algo der errado contigo (morrer) pois não vai ter dor de cabeça com advogado e justiça par…
0 votos1 resposta -
DÚVIDA APÓS O PIAR
Boa tarde A TODOS. AGRADECIDO DESDE JÁ PELA AJUDA DE TODOS.... Terminei o Curso, assisti tudinho e já estou montando minha carteira de investimentos. Preenchi o PIAR e deu o seguinte: Considerando que: Não farei Reserva de Oportunidade e nem Reserva de Valor (meu capital é pequeno no momento). RENDA FIXA - 20-30% AÇÕES NO BRASIL - 5-15% ACÕES NO EXTERIOR - 5-15% ETFS RENDA FIXA OU VARIÁVEL - 10-20% FIIS OU REITS - 5-10% PEGANDO O TOTAL DE CADA ATIVO, FICA FALTANDO 10% QUE VOU COLOCAR EM ALGUM LUGAR. A DÚVIDA É A SEGUINTE: O RAUL FALA QUE DEVEMOS TER UMA PROPORÇÃO EQUILIBRADA (50-50 OU 60-40) DE RENDA FIXA E RENDA VARI…
0 votos6 respostas -
SELIC x FIIS (reflexão)
Olá pessoal, gostaria de saber se meu raciocínio está correto, usei um exemplo para facilitar. Vamos considerar os seguintes dados: Selic em 13,75%a.a FII que rende 10%a.a IPCA de 4,00%a.a Podemos considerar que, em termos de rentabilidade real, o FII teria maior rentabilidade que a Selic ? Pois mesmo que a Selic renda mais que o FII, tenho que descontar a inflação (IPCA) e também, o IR no final Já no FII não precisa descontar a inflação, pois os FIIS são ajustados e valorizados conforme a inflação, e não tem IR no final Portanto, a rentabilidade da Selic, neste caso, seria 13,75 - 4 = 9,75%a.a (sem falar do IR no final) Já o FII teria rentabi…
0 votos2 respostas -
Dúvida Imposto de Renda - Declaração de ações vendidas no ano antecessor
Bom dia pessoal. Estou com as seguintes dúvidas, conforme a aula de declaração de ações, fui no relatório da b3 de negociações eu ví que não havia declaro ano passado a compra de ações do ano de 2021, porém algumas ações eu vendi ano passado e esse ano. Eu não consigo declarar as ações nos anos antecessores, eu preciso declarar a compra e venda dessas ações? E também tenho ações que eu já declarei a venda ano passado e esse ano aparece nos Bens e Direitos a situação em 2022, que vai ser zerado, já que não possuo mais o ativo, eu tenho que deixar essas linhas ou posso apagar? Desde já agradeço. 😊
0 votos3 respostas -
ENDEREÇO NO IR
Olá, boa tarde Moro no exterior já a 12 anos e nao dei saida definitiva do Brasil. Agora ao realizar a declaraçao do IR nao sei qual endereço colocar, o do Brasil ou o do exterior? Obrigada :)
0 votos3 respostas -
Socooooorrrrroo! Dúvida no IR
Olá! Sempre fiz a minha declaração do Imposto de Renda, mas fiquei com dúvidas neste ano. Meu 'imposto a pagar' no programa está R$ 5.983,64. Já no 'total de dedução com dependentes' aparece R$ 4.550,16. Minha dúvida é: Vou ter de pagar os R$ 5.983,64 e depois ser restituído em R$ 4.550,16 ou o programa vai fazer essa diferença no momento em que eu entregar a declaração? Se o programa fizer esse cálculo, precisarei pagar apenas R$ 1.433,48.
0 votos12 respostas -
Financio ou vendo as ações?
Olá, sardinhas! Meu caso é o seguinte: Mudei recentemente para uma cidade no interior do Pará e pago aluguel de R$ 900 e invisto R$ 2 mil por mês. Mas aqui é difícil de achar casa para alugar e não é barato o aluguel. Esse imóvel onde estou é o 3° em 2 anos e a proprietária quer vender, logo, teremos que sair. Já pensei em rapar meus investimentos para comprar ou dar de entrada em um imóvel próprio para ter mais tranquilidade e voltar a investir novamente do zero. Minha carteira é de R$ 63 mil atualmente. Tem a possibilidade do financiamento também, mas aí comprometeria os aportes mensais. O que eu faço?
0 votos5 respostas -
RF ou RV?
Pessoal, Tenho pra mim que a distribuição de lucros de um empresa é considerada RV, mas sendo assim, a renda de um aluguel de imóvel também tem que ser considerada RV. Alguém discorda? Alguém acha que o lucro ou o aluguel recebido de algo já consolidado e "perene" pode ser considerado RF? Tá, agora imagina o seguinte. Você tem um imóvel que subdividiu em 5 unidades e as aluga. Desde que você começou nessa empreitada, o valor mínimo que recebeu (num histórico de 5 anos) foi de 5 mil. Porém nesse último ano a sua renda média mensal foi de 10 mil. Você considera o mínimo histórico como sendo RF e os outros 5 mil como RV?
0 votos8 respostas -
Modulo II
Quando sugerido gastar em cartão de crédito e ter um maior controle ou seria melhor que usar débito, existe um problema como contas que não tem como pagar com credito e as transferências tambem não. Como ficaria?
0 votos3 respostas -
IR 2023
COMPREI 100 AÇÕES DE BRADESCO AO PREÇO MEDIO DE 19,21 NO ANO DE 2022. CHEGADO FIM DE 2022 ELAS BAIXARAM PRA 15,15. COMO PREECHER NO CAMPO SITUAÇÃO EM 31/12/2022? VALOR DE COMPRA 1.921,00? OU VALOR ATUAL 1.515,00?
0 votos1 resposta