💬 Comunidade AUVP
-
- 2 respostas
- 315 visualizações
Estava analisando o boletim FOCUS dessa semana e o aumento da taxa SELIC (agora a 10,75%) e minha conclusão foi a seguinte: Como a expectativa é de que o ano feche com uma Taxa de Juros ainda maior (11,25%), o ideal seria aguardar um pouco para, em seguida, adquirir títulos prefixados (assim que a expectativa seja de queda da Taxa). A preço de hoje, como a expectativa ainda é de alta na inflação, adquirir títulos com prazos um pouco mais curtos, atrelados ao IPCA, pode ser uma boa. Essa análise é correta?
Última resposta por Pedro Moura Araújo, -
- 2 respostas
- 311 visualizações
Acabei de assistir a aula do Tesouro IPCA+ (Modulo:3 - Aula:6 ), e não entendi direito a parte que o título não me protegeria em um cenário de hiperinflação. Estava fazendo as contas para entender o motivo de não me proteger, e cheguei a um cenário estranho, e fiquei com dúvida se minha conta/ideia está errada. Seguem as premissas que estou considerando para cálculo: O Investimento ficará por pelo menos 2 anos (IRRF: 15,00%) O valor "Pre-fixado" do título é de 6,00% (IPCA+6,00%) Valor Investido: R$ 1.000,00 Inflação: 6,00% Hiperinflação: 16,00% O valor da inflação foi cálculo considerando apenas a taxa da inflação no p…
Última resposta por Raphael De Oliveira Bandeira, -
- 2 respostas
- 907 visualizações
abri minha conta no BTG , como faço para que eu ´possa investir na corretora da AUVP ??
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 939 visualizações
Estou fazendo a análise de um CRA pra investir e suas características são Vencimento 15/08/2030 17,92% a.a. IR Isento Juros: mensal Amortização: mensal, a partir de 16/06/2025 Fiquei em dúvida em 2 coisas, achei poucas informações sobre a instituição (Rio amambaí). Procurei os ratings s&p como orientado nas aulas e sem muito sucesso e o que exatamente significa essa amortização mensal a partir de x data? Vejo que os jurso sao bem maixos até essa data estipulada e dai em diante crescem absurdamente
Última resposta por Marco Aurelio Faria, -
- 2 respostas
- 247 visualizações
Boa tarde, pessoal. Já entendi que Fundos de Investimento são uma péssima escolha, ainda mais para nós que estamos na AUVP. Agora, por curiosidade, esses fundos são garantidos pelo FGC? Obrigado.
Última resposta por Rodrigo Pimentel Cota, -
- 2 respostas
- 252 visualizações
Na aula 18 (contrafluxo), módulo 3, o Raul cita a ferramenta Diagrama do Cerrado (tempo 11'23''). Onde posso localizar essa ferramenta? Obrigado.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 222 visualizações
Pessoal,boa tarde,pretendo colocar um dinheiro no tesouro selic para ir juntando e tirar para fazer aportes mais adiante,gostaria de saber se posso ir fazendo aportes mensais em um mesmo título,para no final ter um montante e ir tirando aos poucos.
Última resposta por Carlos José De Lima Filho, -
- 2 respostas
- 310 visualizações
Fala pessoal, boa noite beleza ? Ainda não tenho Fiagro em minha carteira, mas queria adicionar 1 ou 2, quais vocês indicam para viabilidade estudo ? Como não conheço nenhum, pensei em pedir ajuda de vocês.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 233 visualizações
Pessoal, não entendi direito a lógica de alocação dentro da aula de portfólio de renda fixa. Posso assumir que foi de forma aleatória ou não analítica? a seleção de títulos eu entendi que veio da escolha dos títulos mais rentáveis o percentual de alocação eu não entendi. abraços.
Última resposta por Matheus P S, -
- 2 respostas
- 314 visualizações
Vale a pena reinvestir o tesouro IPCA, Ex: tenho 2029 com um juro médio de 5,80%, e tem a opção de reinvestir tudo no 2035 para 6,4%? será que tem custo muito alto nessa troca? ou se vale a pena?
- 2 respostas
- 288 visualizações
Assistindo a aula de tesouro pré-fixado, no exemplo que o Raul deu comparando com o IPCA, em um título prefixado pagando 11,49% a.a e desconsiderando a inflação de 3,93% (12 meses) a rentabilidade real seria de 7,56%. Nesse exemplo o prazo do título foi de 3 anos, não seria correto desconsiderar a inflação dos últimos 3 anos pra obter a rentabilidade real? E não considerar a inflação dos 12 meses? Poderiam explicar por gentileza porque considerando a inflação de 12 meses e não de 3 anos (prazo do titulo)
- 2 respostas
- 274 visualizações
Bom dia turma. Gostaria da opinião de vocês. Comprei ano passado um Tesouro Pré Fixado a 11,22% visando marcação a mercado. Tx Selic tava caindo e agora mudou, tá subindo. Consequentemente a Rentabilidade do meu título tá menor e apanhando na rentabilidade. Pergunta: Vale a pena antecipar o meu título, mesmo perdendo rentabilidade para investir em melhores oportunidades na Renda Fixa do momento atual? Valeu! Agradeço desde já aos que responderem.
- 2 respostas
- 198 visualizações
Bom dia a todos. Sei que o problema que estou enfrentando não é assunto deste grupo, mas não estou conseguindo contato com o suporte. Lamentavelmente estou hà quase 1 horas esperando resposta do suporte. Não estou conseguindo acessar às aulas pelo celular porque aparece a mensagem "conteúdo indisponível". Alguém pode ajudar-me, por favor?
Última resposta por Francisco Carlos Salim Martins, -
- 2 respostas
- 269 visualizações
Alguns dos conceitos aprendidos no Modulo 3 - Renda Fixa tem um equivalente diferente para Portugal. Segue ai embaixo os conceitos em BR e em PT: renda fixa- BR PT.xlsx
Última resposta por João Santos, -
- 2 respostas
- 229 visualizações
Gostaria de fazer uma planilha com os dados dos ratings das empresas que emitiram debentures, CRIs ou CRAs, e o valor negocioado desses titulos (IPCA + X %). Gostaria de visualizar a média de valor ofertado pelos titulos ponderado pelo risco (ratings), e se possível até setor de atividade (CNAE). Consigo obter esses dados de forma massiva? Alguma dica para como posso obter esses dados da forma mais eficiente possivel?
Última resposta por Gustavo Zerbinatti Afonso,