Jump to content

Eddy Paulini

Moderador em treinamento
  • Interações

    10665
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    268

Tudo postado por Eddy Paulini

  1. Módulo 4 foi feito para separar os homens dos meninos Hauhuaha
  2. Boa tarde, @Raphael Botelho Sa ! Te ônus e bônus em cada tipo de gerenciamento. Eu sigo a linha dos nossos amigos de lançar título por título. E na descrição incluo o vencimento. O bônus aqui é ter uma visão bem detalhada do que você possui, o quanto cada título está rendendo, quando eles irão vencer o que permite uma visão ampla para preparar os próximos aportes. A parte ruim é que atualizar é um pouco mais chatinho. São mais linhas para atualizar os valores. Quando fazemos de forma agrupada, a facilidade é justamente ter menos dados para atualizar. O ônus eu diria que é a falta de detalhamento o que não seria problema para quem mais praticidade e agilidade. Ambas as formas são corretas e cabe a você ver o que se enquadra melhor!
  3. O mais provável é: quem sabe 😂
  4. Bom dia, @João Vitor Silva Lima ! Se não me engano, o Raul havia comentado que ainda este mês. Mas eu no seu lugar não esperaria. Já seguiria fazendo o que está disponível hoje. Para este módulo, o que mais vai mudar é que ao invés de ser mostrado como comprar ações em alguma corretora X, vai ser mostrado como investir dentro do BTG que é a parceria atual da AUVP Capital. Os conceitos, fundamentos, etc, todos se mantém os mesmos. Ou seja, o cerne da coisa não vai mudar em absolutamente nada. Além disso, estudando já, você ainda está dentro do tempo de assistir lives com o Raul nas segundas. Se algum imprevisto acontecer e as aulas novas não forem publicadas antes, vale a pena deixar de assistir elas para depois tirar dúvidas com o homem na segunda? Melhor já ir estudando agora mesmo! Espero que ajude!
  5. @Lucas Consoli Pereira quem fazia aqui na comunidade era um antigo moderador, o @Matheus Malheiros Pinto. Com a migração dele para área de consultoria, deixou de ser publicado aqui na comunidade e começou a iniciativa pelo whats.
  6. Bom dia, @Wagner Fernandes Coura Junior ! Apenas complementando nossos amigos. Realmente pode ter uma pequena diferença sim entre os lotes padrões e fracionários. Mas essa diferença é muito pequena. São centavos. E como sabemos aqui, se os R$3 do cafézinho não adianta cortar pois não vai fazer diferença alguma na nossa vida no longo prazo, quiçá os centavos na compra de ações. Invista sem pensar nisso. Compre as quantidades que o diagrama indicar, sejam fracionadas, sejam nos lotes e seja feliz. Até porque, a depender do volume de aporte e os ativos em carteira, não conseguimos comprar lotes. E se a ideia fosse esperar para comprar no mês seguinte, por exemplo, até juntar o dinheiro para a compra de um lote, tem o risco de pagar mais caro dado valorização das cotações. Logo, a economia que seria feita de centavos deixou de vez de fazer sentido. Espero que ajude!
  7. Esse é um belo livro (e realmente difícil Hahha) Estou lendo neste momento A Maldição da Casa das Flores. Quando terminar provavelmente irei para o 18 Princípios Para Você Evoluir.
  8. @Gabriel Inacio Batista Martelete, como comentado pela @Waleska Barros, o tesouro andou passando por algumas suspensões mesmo recentemente. Isso dado a vários fatores: greves e os casos mais recentes, altas procuras nos títulos dado cenário econômico atual e suas expectativas que geraram volumes atípicos de movimentação o qual se gerou a suspensão para esfriar um pouco estes investimentos. Veja se no seu e-mail e/ou no site do tesouro se tem alguma informações sobre a criação da ordem de compra no tesouro. Se a ordem foi aceita, provavelmente vai ser aguardar as negociações voltarem que em dias úteis elas serão liquidadas. Por isso é bom ter a certeza dessa criação de ordem para não correr o risco de você enviar uma nova ordem e acabar investindo duas vezes sem a necessidade. Espero que ajude!
  9. Bom dia, @Leonardo Hauck ! A depender do tempo disponível para estudar a empresa, um mês fácil 😅 O formulário de referência é um documento interessante pois ali é possível pegar já diversas informações de cunho de riscos, projeções da empresa, gestão administrativa, em alguns até mesmo formas de remuneração da diretoria e controladores, dentre outros. Não é necessário ler o documento inteiro, até porque normalmente ele tem umas 400 páginas ou mais Haha. Mas tem informações legais para pescar e com prática, você vai indo direto aos pontos. O sumário no começo do documento ajuda. Depois tem os relatórios do 4T do ano que costuma mostrar um fechamento completo do exercício bem como guidance para o próximo. Aqui é um trabalho de ir avaliando alguns anos da empresa para entender como foram seus resultados ao longo do tempo bem como entender como ela fez tais resultados. Ler relatórios intermediários a isso como os outros relatórios trimestrais mostra este andamento mais de perto. Pois ali, poderemos ver o momento em que as empresas fizeram investimentos, colheram frutos de algum investimento/projeto anterior, encarou alguma adversidade, etc. Reforçando que talvez nem todas as perguntas sejam respondidas lendo os relatórios. Tem algumas que são bem difíceis de se conquistar as informações. Mas lembrando que para colocar o método e prática, não é preciso responder todas as perguntas. Claro que quanto mais conseguir melhor. Mas entenda o método como um refinamento dos estudos sobre uma empresa e não necessariamente um obrigação. Por fim, até recomendo a leitura do livro "Ações comuns, lucros extraordinários" que é o livro sobre este método. Nele o Fisher explorar mais o porquê de cada pergunta e o que procurar, que tipos de visão ter, o que se atentar e exemplos reais de empresas que ele estudou. Estamos falando de épocas diferentes, mas os conceitos que ele ensina podem ser muito bem aplicado hoje em dia. Por exemplo: a segunda pergunta fala sobre continuar desenvolvendo processos e produtos que aumentariam seus lucros, desempenho, crescimento, etc. Uma empresa que investe forte nisso no que podemos chamar de seu tronco principal e algumas de suas ramificações tende a ser muito mais eficiente do que empresas que tentam novas empreitadas, produtos e/ou serviços que fogem muito de seu ramo principal de atividade. Imagine, por exemplo, uma empresa que faz máquinas começar a investir em compra e venda de terrenos apenas para lucrar com isso. Percebe o quão distante fica uma atividade da outra? Aqui poderemos ter um perigo. Quais as chances de isso dar certo e o quanto a empresa entende deste novo ramo que é tão diferente do que se atua? Por isso vale muito a pena a leitura! Espero que ajude!
  10. Bom dia, @Hesley Cassio De Araujo Junior ! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva sobre este tema. Quando fazemos qualquer tipo de indicação e/recomendação assim, se a pessoa seguir o que foi falado e se sentir lesada de alguma maneira, ela pode meter aquele processo gostoso na pessoa 😅 A coisa piora depois quando descobrirem que quem fez a indicação não tem autorização para fazer este tipo de coisa que seria algum tipo de certificação oferecido e credenciado pela Anbima. Não estou dizendo que quem faz este tipo de recomendação seja verbalmente ou por escrito vai ser processado. Mas é bom evitar uma dor de cabeça. Espero que agregue um pouco!
  11. Bom dia, @Alexandre José Da Conceição ! Na aula sobre fundos no módulo 3 você aprende sobre o que um fundo de investimento tem que não é legal. Come cotas e cascata de taxas de administração são os principais fatores que prejudicam a rentabilidade de um fundo e isso ocorre quando o fundo investe em cotas de outros fundos que podem também investir em cotas de outros fundos e assim por diante. Você já deu avaliada na lâmina deste fundo Trend que comentou? Quanto ao fundo da grão, é legal ter um fundo de previdência quando se faz a declaração completa do IR para se usar do benefício de dedução do IR, o qual entendi ser seu caso. Mas veja também se este fundo não investe em cotas de outros fundos. Apesar de fundos de previdência serem isentos do come cotas, ainda existiria uma dupla (ou maior) cobrança de taxas de administração e na minha opinião isso não é nada saudável. Espero que ajude!
  12. Bom dia, @Pedro Sinei Martins ! Quando eu faço um estudo de médias setoriais para FIIs, ultimamente tenho utilizado o funds explorer. Lá tem uma aba de ranking de FIIs que é possível ver os DY das empresas dentro de um segmento. Aí eu mesmo avalio tiro a média..
  13. Boa tarde, @Gabriel Inacio Batista Martelete ! Quais títulos de renda fixa você diz? Seria do tesouro?
  14. Boa tarde, @Habib Georges Jarrouge Neto ! FIIs de papel nada mais são do que renda fixa como mencionado pelo amigo @Sergio Tanaka. Uma alternativa para dar nota aos mesmos é seguindo uma linha semelhante a que você está fazendo, que seria criar perguntas duplas. Por exemplo: Tem mais que 5 ativos? / Segue o contrafluxo? Veja que a primeira pergunta seria respondida para um FII de tijolo e a segunda um FII de papel. A outra forma de fazer a avaliação é semelhante ao que fazemos na renda fixa mesmo. Avaliamos o emissor (aqui poderemos avaliar no fundo de papel tanto o gestor do fundo como os emissores dos CRIs), a diversificação do portfólio do FII e outros pontos que julgar interessante e pertinentes ao FII como já considerou aí em ter um valor determinado de liquidez mínima, VP, DY, P/VP (acima de 1 para FII de papel não compensa), etc. Após isso, você elenca a nota marcando perguntas como sim ignorando o que está escrito nelas, a fins de chegar a uma nota desejada. Espero que ajude!
  15. Haha captou sim! Bora pra cima, amigo! E qualquer dúvida mais, já sabe =)
  16. "Mestre Shifu". Vocês são terríveis Hauhuahhau Complementando um pouco nossa amiga @Daniele Vilela. Se este tipo de diferença lhe faz sentido, manda bala. Acho justo. Mas aqui eu deixaria uma ressalva sobre avaliar a qualidade também dos inquilinos. Quanto mais ativos, mais chances de ter tranqueira também. Logo, não enxergo como a quantidade estar intrinsicamente ligada a qualidade. Em outras palavras, é tomar cuidado para não dar uma pontuação no ativo que tem o N a mais sendo que ativos + inquilinos do N tenham maus históricos. Espero que agregue um pouquinho ao tema!
  17. Anônimo, que perigo deixar um cara assim do nada dentro de casa... E essa mudança de discurso pra mim é que já entrega como golpe. Temos aqui uma colega da família que já passou por situações semelhantes. Não querendo desanimar, mas sempre dava treta no final. É fdp aproveitador mesmo das condições da pessoa que muitas vezes na inocência mesmo, vai na onda e acaba mal a história. Francamente não acho que esteja exagerando e talvez colocar o cara pra correr seria uma boa. A sua mãe vai ficar brava, chateada? Com certeza. Mas é pro bem dela e da família eu diria. Idoso realmente volta a ser a criança não tem jeito. Falo pois tenho a minha mãe aqui de 70 anos. A teimosia as vezes aparece. Mas pelo menos ainda não apareceu nenhum corno pra encher o saco 😅 Mas é isso. Assim como criança que esperneia quando a vontade dela não é feita mas é para o bem dela, com gente de mais idade não é muito diferente. Não sei se você é filho único, mas além de você, veja com outros parentes, primos, irmãos dela, qualquer pessoa. Se geral começar a plantar umas ideias sobre essa situação na cabeça dela, quem sabe. Livre e espontânea pressão!
  18. O cara que pega uma referência dessas tem muuuuuuito bom gosto Hauhuahuah
  19. Bom dia, @Leonardo Hauck ! Empresas de topo de pirâmide normalmente terão notas baixas mesmo. Aqui não tem muito como fugir. Se foi uma empresa que você estudou a fundo, decidiu realmente se tornar sócio dela e assumindo o risco, o diagrama fará a parte do racional dizendo que neste momento a empresa não está viável para receber investimentos. O risco está muito alto e as chances de dar problema estão aí. Se quiser realmente ainda assim investir nela, deixe a nota positiva. Mas isso não vejo com bons olhos. O diagrama serve justamente para evitarmos qualquer viés emocional nos investimentos e dar essa "burlada" nele é fazer com que ele deixe de nos prevenir do emocional.
  20. Bom dia, @Gabriel Mendes Coutinho ! Sim está correto e é uma forma de se fazer. Inclusive é exatamente o ensinado pelo Raul nas aulas lá no módulo 3. Pegou bem a ideia da aula Haha É uma boa forma de se fazer os aportes na renda fixa pois o diagrama vai direcionar os valores de acordo com o indexador que tiver nota positiva e quanto maior a nota, maior o valor sugerido de aporte. E lembrando que as notas serão dadas de acordo com o risco do título. O nosso amigo @Matheus Passos Silva deu uma sugestão interessante. Bem próximo do que eu sigo aqui inclusive. Espero que ajude!
  21. Bom dia, @Willian Fernandes ! Na minha opinião, o mantimento da curva de alta da Selic aperta um pouco mais os títulos indexados ao IPCA+ e os prefixados. Mas não acho que eles deixam de apresentar boas oportunidades. Por exemplo, títulos com IPCA+ 7 vejo com bons olhos. Claro que não é tão bom quanto aqueles IPCA+ 8, IPCA+9, mas ainda os vejo com bons olhos. Até porque se a Selic ainda sobe, sabemos que uma das consequências é dar uma freada na inflação. E isso abre uma janela. Até porque, Quando vamos investir procuramos as melhores ofertas do dia do aporte mesmo que elas não estejam tão boas quanto já tiveram antes. Para investir pensando em uma marcação a mercado no tesouro (o que não acho que faz sentido fazer um investimento visando isso) não enxergo um momento muito favorável. Investir em Selic neste exato momento não entendo como favorável pois é pensar no curto prazo fora que as taxas não estão tão atrativas. 100% do CDI hoje e não acharemos tantas ofertas melhores que isso em vista que a Selic está alta e tende a subir, a manada está crescendo o olho neste indexador. Logo, as ofertas irão diminuir para tentar incentivar a compra de outros tipos de títulos. Estes 100% do CDI rendem menos que um prefixado a 15%. E sabemos que uma hora a Selic cai. Pode ser ainda esse ano, pode ser ano que vem. Não saberemos quando exatamente, mas sabemos que como o mercado é cíclico, essa curva de alta vem a baixo uma hora. E neste exemplo, o prefixado se daria melhor pensando no longo prazo que é o real objetivo do contrafluxo. E por fim, um valor de taxa de juros baixa é relativo. Por exemplo, quando eu comecei a investir em 2019, tinhamos uma taxa de juros de 5% e ainda caiu. Detalhe a parte que eu ainda não entendia bulhufas sobre o assunto, mas enfim Hahaha Novamente, é bem relativo. Acredito que vá muito com uma visão própria de cada um e suas vivências. Conheço gente que pegou Selic a quase 20%. Hoje essa pessoa olha uma taxa beirando 10 e acha ela baixa. Eu vejo uma Selic na casa dos 7, 8, acho baixa. Percebe? É algo muito pessoal, não tem como dar regra aqui ;/ Espero que agregue!
  22. Anônimo, o que você está se deparando é algo normal. Inclusive é algo nosso, de ser humano, ficar olhando para trás e pensando no que poderia ter sido feito, em ter começado antes, etc etc. O problema é que isso não nos leva a nenhum lugar produtivo. Todo mundo na vida já tomou algum decisão ruim. Mas a parte boa é que se você entrou aqui na AUVP, é porque tem jeito. Ainda dá para conquistar algo, desde que este peso do passado não fique aí sondando. Parece bem clichê falar isso, mas agora é olhar o que se tem agora e olhar pra frente.
  23. Boa noite, @Fernanda Nigri Loureiro De Miranda ! Apenas complementando nosso amigo @Henrique Magalhães. Quando decidimos investir em uma empresa, nosso objetivo é seguir com ela por vários anos. Como sabemos, o fator tempo nos investimentos é um fator de risco. Em suma, quanto maior o tempo, maior é o risco pois abrem-se mais janelas para algo inconveniente acontecer. Nosso objetivo é minar os riscos o máximo que pudermos e isso pode ser feito de diversas formas como, por exemplo, diversificando entre ativos, classes de ativos e considerando boas empresas que tenham mais chances de se dar bem no futuro. Um destes vários critérios que visam minar riscos é o tag along. Se seguirmos na íntegra o que aprendemos aqui, uma empresa sem tag along é inviável pois há o risco da troca de controle e o investidor minoritário ficar na mão e até mesmo perder todo seu capital investido. Independente do que uma falta de tag along pode ou não gerar em uma empresa em seus indicadores fundamentalistas, a falta do tag along em si já tornaria o ativo inviável para estudos. Espero que agregue ao tema!
  24. @André Micheluzi fazer um investimento em um ativo que não é de nosso conhecimento na minha opinião não é muito boa ideia. Além disso, como o próprio Raul falou na live, vira e mexe ele solta mais campanhas como essa para alunos. Essa semana que ganhou a AUVP Sempre, ano passado ele fez a mesma coisa. Não estou dizendo o que é ou não para você fazer, pois é uma decisão pessoal. Mas fica este adendo sobre investir naquilo que não conhecemos. Além de que investir no exterior infelizmente não é tão barato.
×
×
  • Criar novo...